Evolução do ead na colombia

EAD na Colômbia.

O ensino a distância chegou para valer em toda a América Latina, e na Colômbia não é diferente. Os colombianos procuram cada vez mais pelos benefícios proporcionados pelos cursos online, que mostram a sua praticidade e entregam uma melhor qualidade de vida aos alunos. Os sinais da crescente evolução do ead na Colômbia já é uma realidade, e as principais instituições de ensino superior (IES) do país oferecem um ambiente virtual de aprendizagem para os mais variados cursos.

Segundo dados do Ministério da Educação colombiano, entre 2007 e 2010 houve um crescimento de 58,9% na quantidade de alunos matriculados em programas virtuais de educação. E esse número só aumenta, já que a popularização dos meios virtuais e o acesso cada vez mais fácil à tecnologia facilita a participação em programas de ensino a distância.

Com a evolução, ead está preenchendo um espaço importante na vida dos colombianos que precisam trabalhar para se manter, mas que também desejam continuar os estudos, sabendo que a educação e o nível de escolaridade têm efeito direto na carreira e na qualidade de vida.

É aí que entram os cursos online: sem precisar gastar tempo com deslocamentos em meio ao trânsito caótico que também domina as metrópoles colombianas, fica bem mais fácil e barato continuar os estudos e adquirir novos conhecimentos.

CTA cursos online

como produzir e distribuir cursos online

O ead na Colômbia

O ead na Colômbia segue crescendo bastante. Em 2011, o Ministério da Educação da Colômbia verificou a existência de 266 programas ativos de ensino superior à distância, incluindo cursos nas áreas de Economia, Administração, Contabilidade, Engenharia, Arquitetura & Urbanismo, Ciências da Saúde, Agronomia e até Belas Artes.

Mas esse número só deve aumentar, dado que, nos últimos cinco anos, o acesso à tecnologia e à internet de alta velocidade permaneceu em expansão entre nossos vizinhos colombianos. E não é só isso. A evolução do ead está favorecendo também o surgimento de cursos mais curtos e simples. Um professor com um grande conhecimento de literatura colombiana pode criar video aulas para compor um curso online no conforto de sua casa e contar com um grande número de alunos sem ter que esperar que uma escola ou uma universidade o contrate.

O ead presente também nas empresas

Aos poucos, o mercado colombiano vai descobrindo que o ensino a distância também pode ser extremamente útil não só para alunos de cursos regulares, mas também para profissionais que precisam passar por processos de capacitação dentro das empresas nas quais trabalham.

Qualquer empresa que se preze sabe que mão-de-obra qualificada é um ingrediente fundamental para o sucesso nos negócios. Por isso, não é raro que companhias proporcionem treinamentos e cursos para seus funcionários.

Mas isso envolve tempo e dinheiro: um colaborador precisa ser destacado para transmitir seus conhecimentos para os demais colegas em aulas ou pequenos simpósios que precisam ser repetidos várias vezes, conforme o tamanho da empresa e das necessidades estabelecidas.

E, assim, não só o funcionário destacado deixa de fazer suas funções do dia-a-dia, como os demais colaboradores precisam parar o que estão fazendo para participar desse processo. E lá se vão horas e horas de produtividade.

Com uma plataforma ead eficaz, uma empresa pode tornar esse procedimento muito mais eficiente. Ao adotar um ambiente virtual de aprendizagem, o colaborador encarregado de transmitir seus conhecimentos pode gravar várias vídeo aulas uma única vez, e essas aulas virtuais ficam armazenadas no sistema. Assim, ele não precisa ficar repetindo o mesmo tópico várias e várias vezes para grupos diferentes, diminuindo o risco de deixá-lo entediado e ainda liberando bem mais tempo para as suas atividades corriqueiras dentro da companhia.

Para os demais colaboradores, a evolução do ead também é positivo: como a informação está armazenada no sistema, eles podem acessá-la no horário que acharem melhor, facilitando o planejamento do cronograma de atividades diárias. O funcionário pode reservar o treinamento para a hora do dia em que ele sabe que fica menos produtivo, em vez de correr o risco de interromper o momento mais produtivo do dia com uma aula presencial marcada para um horário específico.

O resultado é visível: quanto mais preparado estiver o colaborador, melhor será o resultado e maiores serão as chances de sucesso com o cliente. E o melhor de tudo é que, com um ambiente virtual de aprendizagem, os custos com esse processo de capacitação são bastante reduzidos. Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis para testar a plataforma LMS da EadBox e conheça todas as suas funcionalidades para fazer com que a sua empresa tenha números melhores otimizando a sua mão de obra.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

A evolução do ead nas escolas

Os altos custos exigidos para que uma instituição mantenha um curso presencial sempre foram um obstáculo: ter um grande espaço físico com várias salas de aula e manter uma equipe com professores, coordenadores e profissionais responsáveis pela limpeza, pela segurança e pela manutenção sempre foi algo extremamente dispendioso. Tudo isso precisa ser bancado por alguém. Quem paga essa conta é o aluno, que, para fazer o curso desejado, precisa arcar com uma mensalidade alta.

>>Leia também 3 Motivos que Tornam o EAD Tão Popular

 

Esses valores altos serviram como barreiras sociais na Colômbia por muito tempo, mas com a evolução do ead tem provocado mudanças bem rápidas nesse cenário. Os custos para a manutenção de cursos online são drasticamente menores e, com uma plataforma ead funcional e em conta, é possível fornecer um curso de qualidade gastando muito menos, exigindo uma mensalidade bem menor. Assim, todo um universo de alunos e estudantes que antes eram inalcançáveis passam a fazer parte do público-alvo de sua instituição.

E não é só isso: o ambiente virtual de aprendizagem tem muito mais a ver com a geração atual. O ensino tradicional, com um professor falando monotonamente para uma sala cheia de alunos, já não dá mais conta de reter a atenção dos jovens de hoje. Os estudantes têm a necessidade de estar o tempo todo conectados. E, claro, no ensino a distância, tudo é conexão. Os alunos passam a ter aulas em um ambiente que lhes é familiar, a internet, e podem se sentir estimulados por isso.

É hora de aproveitar as facilidades da tecnologia e do acesso à informação para favorecer a educação! E você, já pensou em criar seu próprio curso online? Deixe seu comentário abaixo com as suas principais dificuldades, quem sabe não vira um conteúdo aqui no blog?

 

CTA Diagnóstico

diagnóstico-projeto-ead-gratuito


Categorias