Uma aula virtual precisa ser uma simulação da sala de aula física. Transmitir o conhecimento de uma maneira de fácil compreensão é o desafio dos tutores online. Mas este desafio é algo fácil de ser superado através do ambiente virtual de aprendizagem. O perfil de quem escolheu aprender através de um curso de ensino a distância é diferente de quem faz um curso presencial, e isso precisa ser levado em consideração.

Saber como planejar as suas aulas e desenvolver uma linha de raciocínio que seja seguida pelos seus alunos é um desafio. Em cursos presenciais os professores conseguem sentir a turma, enquanto em um curso à distância estas reações não ocorrem imediatamente. Por isso você precisa seguir alguns conceitos e utilizar as ferramentas disponíveis pela sua plataforma ead para que as suas videoaulas sejam cada vez mais eficazes.

Sala de aula virtual aproximando o conhecimento do seu aluno

Neste texto você vai aprender alguns truques e conhecer as ferramentas para fazer com que o seu aluno tenha a melhor experiência de aprendizagem em sua aula virtual. Pegue o seu bloco de anotações e vamos aprender.

 

VEJA TAMBÉM: Explorando o Ambiente virtual de aprendizagem

 

Metodologia de ensino na aula virtual

Uma aula virtual necessita da aplicação de uma metodologia de ensino. Utilizar e aplicar o conceito de aprendizagem é essencial, mas você não precisa ser um professor graduado para cursos livres, por exemplo. Mas mesmo assim, certos conceitos pedagógicos precisam ser replicados.

Por exemplo, um bom professor conhece qual é o estilo da sua turma, se ele precisa ser mais rígido ou mais brincalhão. Um professor de aula virtual também consegue fazer este tipo de leitura, basta conhecer o público alvo da sua aula. Com esta informação, você vai ter mais chances de montar a sua aula de uma maneira que os seus alunos consigam absorver o conteúdo da melhor forma possível.

Um plano de aula é importante para desenvolver a sua aula virtual. Os seus alunos possuem um objetivo a ser cumprido ao final do curso, um conjunto de aptidões. O ideal é você desenvolver um pouco de cada uma destas competências ao longo do seu curso. Uma maneira simples de desenvolver este conceito é fazer com que cada uma das suas aulas possua um objetivo claro na construção do conhecimento do seu aluno.

A sua aula virtual precisa ser desenvolvida de modo que ao final do curso o seu aluno tenha complete todos os objetivos e aspirações que tinha quando começou a fazer o curso online.

Dividir a sua aula em pequenos tópicos pode auxiliar na captura do conteúdo, pois você não vai precisar voltar e regravar todo o conteúdo novamente. Nestes tópicos você também pode utilizar de outros meios para tornar a sua aula interessante. Inserir questionários ao final de cada tópico é uma maneira eficiente de fazer com que os seus alunos gravem o conteúdo da sua aula virtual.

Lembre-se o aluno precisa concluir o curso online e ter aprendido de fato todas as aptidões necessárias para cumprir os objetivos que ele tinha em mente antes de entrar em sua aula virtual.

[wen_cta id=”3120″]

 

O ambiente virtual de aprendizagem

Uma aula virtual precisa de algo que faça com que os alunos desenvolvam as mesmas aptidões das aulas presenciais. Para isso, o ambiente virtual de aprendizagem é essencial para o desenvolvimento do aluno. Uma plataforma ead de aprendizagem tem a missão de trazer a experiência da sala de aula para a sua aula virtual. Com uma plataforma ead completa, você pode utilizar diversas ferramentas para desenvolver a aprendizagem do seu aluno.

Sala de aula virtual aproximando o conhecimento do seu aluno

Um dos principais fatores que são atrativos para o aluno em um ambiente virtual de aprendizagem é que aqui o tutor ead consegue desenvolver um jeito inovador de transmitir o seu conteúdo. Enquanto os professores nas salas de aula estão limitados a um quadro negro, na aula virtual ele pode utilizar canais multimídia para tornar a sua aula mais interativa.

Vídeos, podcasts, infogames e e-books são exemplos de materiais que podem ser utilizados para que os seus alunos tenham uma experiência diferenciada.

 

VEJA TAMBÉM: 10 ferramentas para gravar e editar vídeo aulas

 

Uma aula bem desenvolvida é aquela que os alunos saem querendo discutir e debater os temas abordados na sala, não aquela que o aluno conta as horas para acabar. A construção do conhecimento se dá através do pensamento coletivo, e isso também é possível em uma aula virtual. A plataforma EadBox possui uma série de ferramentas para estimular o aprendizado.

Uma delas é o fórum, no qual o professor pode moderar a discussão entre os seus alunos, construindo o aprendizado em conjunto. Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis para testar a plataforma EadBox e conheça todas as ferramentas que vão melhorar a experiência de aprendizado do seu aluno em sua aula virtual.

[wen_cta id=”2320″]

 

A importância do tutor ead na aula virtual

O tutor ead possui uma função diferente dos professores em sala de aula. Com a popularização do ensino à distância através da internet, o modelo de ensino está mudando também. Os alunos têm a tendência de serem cada vez mais autodidatas. A internet é um mar de informações, assim como o conteúdo da sua aula virtual. A função do tutor ead é cada vez mais a de balizar o ensino e tirar as dúvidas dos alunos do que meramente transmitir o conteúdo para os seus alunos.

Entretanto, um tutor ead também precisa saber transmitir o conteúdo. Um bom professor precisa ter uma boa didática, mas falar de frente para uma câmera às vezes é mais difícil do que falar para um grupo de alunos em uma sala. O professor do ensino à distância disputa a atenção do seu aluno com os afazeres do dia a dia, por isso a sua aula precisa estar sempre interessante.

Todo mundo se lembra daquele professor que fazia piadas e animava as aulas. Utilizar o bom humor, fazer piadas e animar os seus alunos é um jeito interessante de manter a atenção deles, mas lembre-se que o importante é o conteúdo. Não se deixe tornar o centro das atenções na sua aula, pois a sua função é aproximar o aluno do conhecimento que ele precisa. E você, tem mais dicas? Coloque no comentários abaixo e vamos fortalecer o ensino à distância no Brasil.

[wen_cta id=”3925″]


Categorias