curso virtual como voce pode criar o seu

Curso Virtual: como você pode criar o seu

O curso virtual está crescendo cada vez mais no Brasil. Se você acompanha o blog da Eadbox já sabe que esta modalidade de ensino está revolucionando o país. A internet não trouxe apenas a democratização da informação, mas também está mudando o conceito de ensino. A popularização da internet banda larga proporcionou o crescimento do ensino a distância , que está conquistando os brasileiros.

O trânsito nas grandes cidades está cada vez mais caótico e os valores dos cursos presenciais são altos. Neste cenário, o curso virtual se torna uma saída viável para uma nova parcela da população que antes não possuía o poder aquisitivo, ou até mesmo tempo para poder dar continuidade em sua educação, visando gostos pessoais ou até mesmo profissionais.

Como a estrutura física necessária para produzir um curso virtual é menor do que a de um curso presencial, o valor do tíquete médio é mais baixo do que o praticado pelas organizações físicas.

Para exemplificar, imagine que você dá aulas de violino. Você pode atender em domicílio ou abrir uma escola, com uma sede física. A sede física lhe garante mais alunos, mas o custo para manter a estrutura é maior. Já o atendimento em domicílio envolve o deslocamento e limita a quantidade de alunos devido ao tempo entre uma aula e outra. Em ambos cenários você possui uma limitação de localização. Com o ensino a distância estes problemas são deixados de lado, você grava as suas aulas apenas uma vez e consegue atingir uma quantidade muito maior de alunos, cuja única limitação é o idioma.

É neste contexto que você pode construir uma nova maneira de ganhar dinheiro, compartilhando o seu conhecimento através do EaD. Bloco de anotações na mão? Então vamos aprender como ter o seu próprio curso virtual.

 

Como fazer um curso virtual

 

A primeira coisa que você precisa definir para fazer o seu curso virtual é o conteúdo que você vai partilhar, aqui vai uma dica importante: escolha temas que você é apaixonado ou que é especialista. Se você tiver ao menos uma destas duas características, a probabilidade do seu curso virtual ser um sucesso aumenta consideravelmente. Dar um curso online sobre assuntos que você gosta vai tornar suas aulas mais agradáveis de serem assistidas, pois você vai falar com paixão. Isso também auxilia na facilidade que você vai ter para se manter atualizado sobre o assunto, pois estudar e pesquisar algo que nós gostamos é muito mais fácil, concorda?

O segundo passo é identificar quem é o seu aluno. Saber quem é o seu público-alvo vai mudar desde o jeito que você leciona até a identidade visual do seu curso virtual. Uma dica importante é não se deixar enganar que o seu público é “todo mundo”. Um curso virtual para uma pessoa de 40 anos é diferente de uma vídeo aula para uma pessoa de 20 anos. O ritmo de aprendizagem e a linguagem utilizada devem ser adaptados de acordo com o seu público-alvo.

Um jeito simples de compreender quem é o seu público-alvo é através de personas. Tenha em mente que cada um dos seus alunos possuem metas e objetivos que desejam saciar com o seu curso virtual. As personas ajudam a desenvolver quem é o seu público-alvo, é uma representação dele. Clique no link abaixo e tenha acesso gratuito à ferramenta Aluno Ideal, monte as suas personas e defina o seu público-alvo.

CTA Aluno ideal

criar persona do aluno ideal e planejamento digital

Como produzir meu curso virtual?

 

A parte boa de fazer o curso virtual é que o custo para você começar o seu negócio é baixo. A captação de áudio e vídeo pode ser feita com o seu celular e o cenário pode ser algum ambiente da sua própria casa. O importante em cursos virtuais é a qualidade do seu conteúdo. Vale lembrar que as pessoas que estão consumindo o seu produto possuem um contato direto com a internet, ou seja, possuem uma grande quantidade de material gratuito ao seu dispor. Por isso o seu diferencial deve estar na qualidade do conteúdo e na maneira que você transmite ele aos alunos.

Fazer um planejamento de aula é essencial para que você consiga ter um início, meio e fim. Separar o tema em tópicos, com objetivos de aprendizado claros, vai fazer com que os seus alunos aprendam de maneira mais natural. Insira testes e avaliações ao final de cada tópico, isso ajuda os seus alunos a memorizar o conteúdo.

Seja um professor alegre, divertido, que se utiliza de todas as opções multimídia para curso virtual que o ensino a distância proporciona. Todo mundo teve aquele professor na escola que falava no mesmo tom de voz do começo ao fim da aula, não é mesmo? A aula se torna chata e monótona. O EaD proporciona que você utilize e-books, vídeos, infogames e outras mídias para fazer com que os alunos aperfeiçoem o conhecimento sem a necessidade de você ficar horas falando na frente da câmera, tornando a sua aula chata de acompanhar.

Você pode utilizar o bom humor para fazer com que as suas aulas sejam mais fáceis de acompanhar, mas não se esqueça de que o importante é o conteúdo, não a sua performance.

 

DICA: 10 ferramentas para gravar e editar vídeo aulas

 

A plataforma EaD ideal

 

A plataforma EaD que você escolher para transmitir o seu curso virtual é importante. Uma plataforma que não seja intuitiva vai atrapalhar a experiência do aluno, comprometendo o seu aprendizado. A plataforma EadBox possui um painel intuitivo, no qual o aluno consegue facilmente localizar onde estão as suas aulas, tarefas e notas, além de ser responsivo e rodar normalmente em qualquer dispositivo móvel, seja smartphone ou tablet.

O painel administrativo para os produtores também é completo. No dashboard você consegue fazer análises rápidas nos gráficos gerados automaticamente. Você também pode fazer as suas campanhas de marketing, podendo até oferecer cupons de desconto aos seus alunos. Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis para conhecer estas e todas as outras funções da plataforma EadBox para o seu curso virtual.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias