cursos ead dicas

Curso EaD: Dicas para alcançar melhores resultados

Curso EaD está em um universo relativamente novo para os brasileiros, ainda assim, já sabemos que para fazer sucesso existem alguns pontos que devem ser seguidos. Conquistar novos alunos não é apenas vender mais, existe todo um trabalho de relacionamento que deve ser desenvolvido. A qualidade da sua vídeo aula é muito importante no curso online.

Outro ponto fundamental para obter os melhores resultados é uma boa gestão de marketing e vendas. Identificar quem é o seu aluno, como ele se comporta e qual é a sua jornada de compra é um dos pilares para melhorar o seu resultado. Saber a hora certa de se aproximar dos seus clientes e vender o seu produto faz parte de uma estratégia vencedora. Para melhorar os resultados das suas vendas do seu curso EaD você também precisa fazer os seus prospects o conhecerem o seu trabalho. Bloco de anotações na mão? Então vamos lá.

 

O marketing de conteúdo no curso EaD

Todos os alunos que ingressam no ensino a distância possuem uma característica em comum: eles acessam a internet. Ou seja, os seus prospects navegam e buscam por conteúdos gratuitos que visam suprir a necessidade de aprendizado deles. Sabendo disso você pode tirar proveito para fazer com que eles saibam quem você é e conheçam os seus cursos virtuais. Para isso você pode utilizar o marketing de conteúdo e aproximar os seus prospects do seu curso EaD.

O marketing de conteúdo nada mais é do que você disponibilizar conteúdos, que tenham a mesma temática do curso EaD, de maneira gratuita. Isso vai fazer com que os seus alunos acessem o seu site e comecem a conhecer o seu trabalho, tornando você uma referência no assunto. Estes textos devem ser produzidos e direcionados de acordo com a jornada do consumidor do seu aluno.

A jornada do consumidor pode ser transposta em um funil de vendas, no qual o topo é composto por pessoas que possuem o interesse, e no final dele, as pessoas que finalizaram a compra o seu curso EaD. Para as pessoas que estão dispostas no topo do funil, utilize conteúdos que sejam voltados a despertar em cada uma delas o interesse e o desejo de aprender mais sobre o tema das suas vídeo aulas. Já para os que estão no final do funil, gere a necessidade deles aprenderem mais sobre este tema. Para fazer isso você pode utilizar textos e vídeos para gerar o interesse pelo seu conteúdo.

Se você quiser aumentar a quantidade de pessoas que acessam o seu site e o seu conteúdo, uma saída é investir no Facebook Ads e no Google AdWords. Uma das melhores coisas presentes no meio online é a qualidade de entrega dos anúncios utilizados. A personalização dos grupos que são impactados pelos anúncios pode auxiliar no afunilamento do seu prospect no seu funil de vendas. Fique de olho nos resultados e aprimore os filtros do público visando a melhora destes resultados. Investir em agências que fazem este tipo de trabalho também é uma saída viável para aumentar o tráfego em seu site.

CTA cursos online

como produzir e distribuir cursos online

Identificando o público-alvo

Um fator primordial para desenvolver a sua vídeo aula é descobrir quem de fato é o seu público-alvo. Identificar qual é o padrão de consumo, as aspirações e a idade dos seus alunos é essencial para melhorar os resultados do seu curso EaD. Quando você identificar estas características vai conseguir desenvolver os seus anúncios de maneira segmentada e ainda melhorar a produção do seu conteúdo.

As diferentes gerações possuem costumes e hábitos diferentes, bem como a cultura local. Vamos fazer um exercício rápido no qual você dá aula de violão. Vamos imaginar que você tenha um aluno de 20 anos que mora em Goiás e outro com 50 anos que mora em Pernambuco. Além da faixa etária diferente, ainda existe a diversidade cultural que vai entrar em cena. Enquanto o seu aluno goiano pode querer aprender a tocar sertanejo universitário, o aluno pernambucano pode preferir o forró. Percebeu a diferença e a importância de identificar qual é o nicho que você trabalha?

Uma maneira fácil de identificar quem é o seu público-alvo é com a criação de personas. As personas são uma representação visual dos seus alunos. Com isso você consegue identificar quais são as metas e objetivos dos seus alunos, auxiliando a trabalhar este conteúdo em seu curso ead. Clique no link abaixo e utilize a ferramenta Aluno Ideal, que vai ajudar você a desenvolver as personas do seu curso virtual.

CTA Aluno ideal

criar persona do aluno ideal e planejamento digital

A importância do conteúdo

Lembra que no começo do texto nós falamos que os alunos de curso ead estão presentes na internet e que eles buscam conteúdos gratuitos para suprir a sua necessidade de aprendizado? É por isso que o seu conteúdo precisa ser diferenciado. O que você tem a oferecer para os seus alunos precisa ser uma experiência diferente dos com conteúdos gratuitos. Você precisa se conectar com seu aluno, compreender o que ele quer e fazer um curso sob medida para ele.

Conhecer o seu aluno é essencial para desenvolver um curso ead de qualidade.

Para conquistar os melhores resultados, o seu curso EaD precisa gerar uma experiência positiva para o seu aluno. Por isso uma plataforma online precisa ter uma interface amigável, fácil de utilizar. Quantas vezes você deixou de utilizar algo porque simplesmente não sabia como usar? Isso não pode ocorrer com o seu aluno, pois vai impactar diretamente nos seus resultados.

A plataforma EAD Box possui um painel intuitivo para os seus alunos, no qual é fácil encontrar no ambiente virtual de aprendizagem onde estão dispostas as aulas e exercícios. Para os instrutores, a plataforma da EadBox ainda conta com um dashboard que utiliza gráficos para trazer uma representação visual dos principais indicadores do seu curso online. Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis para você testar todas as ferramentas da plataforma.

Confira as features da sessão de marketing e de transmissão ao vivo , que vão fazer os seus resultados serem cada vez mais satisfatórios.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias