cursos virtuais e suas vantagens e oportunidades

Cursos virtuais: suas oportunidades e vantagens

Os cursos virtuais estão crescendo cada vez mais no Brasil, se tornando um mercado cada vez mais atrativo. Com a popularização da internet banda larga, o ensino a distância passou a ter um crescimento contínuo. Seja para graduação de ensino superior, cursos livres ou até mesmo treinamentos empresariais internos, as oportunidades para ingressar neste universo e fazer dele um modelo de negócios rentável é enorme.

Para quem quer montar o seu próprio negócio, os cursos virtuais são uma saída interessante. Você pode começar em casa, com um baixo valor de investimento e ainda garantir uma boa qualidade em seu produto.

Já as empresas podem se utilizar desta ferramenta para desenvolver a comunicação interna e ainda diminuir os investimentos nos treinamentos de funcionários e ainda aumentar a sua eficácia.

Quem deseja fugir das altas mensalidades dos cursos presenciais, os cursos virtuais são uma saída com um ótimo custo benefício. A flexibilização de horários para assistir as aulas é uma vantagens que devem ser levada em consideração. Fugir do trânsito das metrópoles também é algo que chama a atenção, principalmente para quem possui família e deseja aprofundar os seus conhecimentos ou se especializar para crescer na carreira.

Vem com a gente, pois neste texto vamos ilustrar um pouco deste universo de oportunidades que é o ensino a distância. Pegue o seu bloco de anotações e ligue a sua caixa de ideias.

 

As vantagens dos cursos virtuais

Os cursos virtuais estão transformando o modo de ensino no Brasil. Com a crise econômica, o Governo Federal passou a cortar incentivos de programas sociais no ensino superior, como o FIES. Esta queda de investimento, aliado com o alto valor das universidades particulares, dificulta a vida do aluno.

E é neste contexto que entra o ensino a distância, visando à democratização do ensino e da informação através da tecnologia.

Você, que está lendo este texto, dificilmente estudou no ensino médio na era dos smartphones. A conexão com as redes sociais fazendo parte intrínseca do mundo é uma coisa nova. Há 20 anos, para fazer uma pesquisa você tinha que se deslocar até uma biblioteca. Hoje basta sacar o seu aparelho celular do bolso que a maior biblioteca virtual do mundo está à sua disposição.

Isso é apenas um exemplo de como o avanço da tecnologia muda o mundo. Imaginem como será a escola quando nossos filhos estiverem estudando. Se mantiver este modelo de ensino, o professor vai ter trabalho para manter a atenção do aluno.

Os cursos virtuais entram para quebrar paradigmas, trazendo cada vez mais importância para o conteúdo. Agora você pode literalmente voltar atrás naqueles minutos que você se dispersou e rever a explicação. A ideia do conteúdo é que ele seja transmitido de forma rápida, mas profunda, sem perder a qualidade do ensino. Vale lembrar que existem várias universidades de ensino a distância certificadas pelo MEC, que possuem a mesma validade de um diploma presencial.

 

Veja também: EAD: a inovação que seu aluno precisa

Produzir conteúdo ead

Embora já existam alguns nomes fortes e consolidados, esta modalidade de ensino ainda está apenas engatinhando. Ou seja, ainda existe muito espaço para quem quer empreender nesta área e o investimento inicial é baixo. No começo, para captar imagens e som, um smartphone moderno já basta, pois praticamente todos gravam em high definition.

O importante aqui é você transmitir o seu conhecimento de uma maneira que seja de fácil interpretação para o seu aluno.

 

Para produzir cursos online e começar o seu próprio negócio você não precisa necessariamente ser um professor. É claro que alguns conceitos pedagógicos precisam ser utilizados para melhor absorção de conteúdo por parte dos alunos, mas isso você consegue aprender sem muitos problemas. Como o mais importante é conteúdo, você precisa ter escolher temas que você seja apaixonado ou que tenha muito conhecimento. Assim você vai ter mais vontade para pesquisar, e falar sobre o que gosta é bem mais fácil, não é?

A parte de marketing e vendas, assim como a didática, você também pode aprender a fazer. Mas não é um processo simples, principalmente para quem está começando. Por isso você deve investir um bom tempo no planejamento de marketing, afinal, quanto mais vender, maior seu negócio vai ficar. Traçar metas a curto, médio e longo prazo e planejar o crescimento do seu negócio também é importante. Os planejamentos dos seus cursos virtuais devem andar lado a lado com o planejamento de marketing. Quando um cresce, o outro precisa crescer também.

CTA Ebook cursos online

ebookcursos-online

Cursos virtuais em empresas

As empresas também podem se utilizar de cursos virtuais para aprimorar a qualidade dos seus treinamentos. Com a tecnologia ead você pode transmitir a mesma mensagem para todos os seus colaboradores de maneira uníssona. Se antes você necessitava retirar um colaborador treinado do seu posto de trabalho para transmitir conhecimento a cada grupo novos de funcionários que chegavam, agora você não precisa mais disso, pois com apenas uma gravação e uma plataforma ead você pode treinar todos os seus funcionários. Esta medida reduz a quantidade de pessoas necessárias para realizar treinamentos, reduzindo custos e aumentando a produtividade. É uma ferramenta fundamental para quem possui muitos funcionários, várias sedes espalhadas em diversas cidades ou uma alta rotatividade de colaboradores.

Com uma plataforma ead você também pode utilizar transmissões ao vivo e fortalecer o senso de pertencimento. O vídeo possui uma qualidade que nenhuma outra ferramenta de comunicação interna traz: a empatia do olho no olho. Colocar o CEO da empresa em contato visual com os colaboradores faz com que eles sintam-se importantes. Se bem trabalhado, o sentimento de pertencimento e o engajamento dos funcionários com a empresa aumentam.

Quando você possui profissionais bem treinados, engajados e alinhados com os princípios da empresa, o resultado começa a surgir. Quando existe esta soma de fatores, quem sente o resultado é o cliente final. Ele passa a ter um resultado melhor e um atendimento mais eficiente. Quando isso ocorre, naturalmente a eficiência dos seus funcionários melhora, e os números também tendem a crescer, pois sua empresa começa a fazer mais, com menos.

 

Veja também: Sistema EAD de ensino para expandir o seu negócio

 

Seja para criar os seus cursos virtuais ou melhorar os resultados da sua empresa, você vai precisar de uma plataforma ead. A plataforma EadBox possui a melhor experiência para o seu cliente, seja interno ou externo. Você também conta com um painel administrativo intuitivo para ajudar a tomar as melhores ações para melhorar os seus resultados.

 

Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis para experimentar e deixe nos comentários como foi a sua experiência.

CTA Trial

trial


Categorias