ead a inovacao que seu aluno precisa

EAD: a inovação que seu aluno precisa

O que você vai ler nesse artigo?

O EAD é o futuro do ensino no mundo, facilitado pela popularização da internet banda larga. Com a aglomeração dos grandes centros urbanos e a formação de metrópoles e megalópoles, o trânsito se torna insustentável. Após um dia trabalho, é difícil para pai e mães de família se deslocar até uma universidade ou curso profissionalizante. Este é apenas um dos aspectos de inovação e mudança de cultura que esta ferramenta proporciona.

A visão do ensino presencial está sendo substituída pelo ensino a distância, o EAD. Esta modalidade de ensino se apodera de plataformas e cursos online, democratizando o ensino. Quem quer crescer na carreira a capacitação é essencial, mas o tempo e o valor destes cursos geralmente são altos. Para este público o ead é uma ferramenta poderosa, por estar sempre à disposição e ter um custo reduzido.

Os treinamentos empresariais que se utilizam do ensino a distância também estão crescendo, pois ficou muito mais barato. Se antes era necessário retirar funcionários de seus postos de trabalho para compartilhar conhecimento, agora com apenas uma gravação a sua empresa pode capacitar uma grande quantidade de colaboradores, só depende da sua plataforma EAD. Os resultados da capacitação quem sente é seu colaborador e seu consumidor final. Consequentemente isso reflete na saúde financeira da sua empresa.

Neste texto nós vamos mostrar para você quais são as inovações que o seu aluno e sua instituição de ensino precisam. Mude, acompanhe a tendência mundial e traga a sua empresa para o mundo ead. Diminua os custos de produção e conquiste todo um universo de novos alunos. Bloco de anotações na mão? Então vamos lá!

 

Por que investir em EAD?

Os motivos para modernizar o jeito de ensinar em sua instituição de ensino são claros. O primeiro deles é a redução do custo operacional. Cursos ead possuem um tíquete médio mais baixo, pois necessitam de uma estrutura menor. Você não precisa de um espaço físico para acomodar seus alunos com estacionamentos gigantescos em locais de fácil acesso para várias pessoas, as instalações podem ser menores, diminuindo os gastos com aluguel, energia elétrica e manutenção, por exemplo. Os alunos também são beneficiados com isso, pois não necessitam se deslocar até o local das aulas. O bolso também está a favor do aluno, pois os valores são menores e democratizam o ensino a distância.

No EAD o retorno do investimento é praticamente imediato. A partir do momento que você lança o material no mercado, ele começa a rentabilizar e o retorno é rápido. As turmas costumam fechar rápido, tudo no ead é mais dinâmico. Atualizar conteúdos e desenvolver novas técnicas para absorção do material pelo aluno é muito mais fácil, rápido e barato. É claro que antes de lançar você precisa desenvolver a metodologia, estruturar um plano de marketing e gravar, mas faz parte do processo, nada que um bom planejamento não resolva.

A flexibilidade de horários é uma das principais vantagens apontadas por quem opta pelo ensino a distância. O aluno pode assistir as suas aulas quando ele escolher, trazendo uma liberdade para ele montar a sua agenda. Agora não é o aluno que se adequa aos horários das aulas, mas sim o oposto. O foco agora está no seu cliente e na experiência agradável que é aprender sem sair de casa. Esta é uma vantagem até para os empresas que propõe treinamentos para seus colaboradores.

Com o ead o seu colaborador pode escolher o melhor horário para ele realizar o treinamento online. Você ainda pode gerenciar quem realizou o treinamento e qual foi o desempenho dele naquele curso. Tudo isso sem precisar parar um departamento inteiro para assistir um treinamento.

Muitas pessoas e empresas desistem de investir em um curso online por medo da desistência. Porém, segundo a Associação Brasileira de Ensino a Distância, a ABED, não é bem assim. Ao contrário do que aparenta em um primeiro momento, a taxa de evasão é baixa, cerca de 3%. Enquanto os cursos presenciais autorizados pelo MEC giram em torno de 12%.

Leia também: Tutor EAD: o que preciso para fazer o meu curso online

Por último, mas não menos importante, a maior parte dos cursos ead são certificados pelo MEC. Ou seja, de acordo com o Ministério da Educação, os alunos graduados em um curso online reconhecidos pelo ministério, possuem a mesma validade de um curso presencial. Caso o aluno ainda tenha dúvidas, basta verificar no site do MEC quais são os cursos que possuem esta validação.

Se você deseja entrar neste universo do ensino a distância, você precisa obter o credenciamento do MEC. A avaliação da qualidade do ensino é a mesma aplicada nos ensinos presenciais. Vale salientar que até mesmo um diploma de ensino superior ead tem o mesmo reconhecimento que de um curso presencial.

Todos estes processos contribuem para a excelência no ensino, mas ainda é necessário ter uma plataforma que seja tão ágil quanto esta modalidade de ensino. Conheça o case da EadBox com a FAMESP e veja como uma plataforma é essencial para sua instituição de ensino ser reconhecida pelo MEC.

 

O papel do aluno no EAD

O ead traz uma quebra no modelo de ensino padrão, no qual o aluno tem no professor a sua inspiração. As universidades, por exemplo, mesmo que informalmente, se utilizam disso para divulgar seus cursos. É comum ver anúncios com os dizeres: “XX% dos nossos professores são doutores”. Ou alunos que defendem suas instituições também se utilizam dos professores “nós temos aula com o professor X e Y”. O ensino a distância aposta em outra vertente, na qual o conteúdo é o importante do que o professor.
O perfil do aluno em um curso online é diferente, ele precisa ter uma rotina definida e grande concentração. A figura do professor é substituída pelo tutor ead, cujo principal papel é aprimorar os procedimentos pedagógicos afim de facilitar a maneira com que os alunos consomem o curso online.

Logicamente, o tutor ead necessita ter o conhecimento do conteúdo que está transmitindo, pois é dele o papel de fornecer suporte e sanar dúvidas dos alunos sobre os conteúdos ministrados pelo instrutor, que é quem apresenta a vídeo aula.

Compartilhe conosco as suas experiências e dificuldades no ensino a distância deixando seu comentário abaixo.

 

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias