O que é uma plataforma EAD?


Uma plataforma de ensino a distância é um software que simula uma sala de aula. A sala de aula virtual, quando possui uma plataforma ead completa, consegue emular a experiência do aluno em uma sala de aula presencial.
 
 

Componentes ou funcionalidades de uma plataforma EAD Completa


Não existe uma definição padrão da indústria ou norma publicada que defina os componentes de uma plataforma EAD, mas várias características são comuns:

  • Criação de listas de classe, controle sobre os processos de registro, bem como a capacidade de criar listas de espera.
  • Upload de vídeos, criação de vídeo aulas, PDF’s, XLS, Doc, apresentações, gerenciamento de documentos com o conteúdo curricular e etc.
  • Entrega de conteúdo do curso online através de interfaces baseadas na web, permitindo, na maioria das vezes, a participação remota do instrutor ou aluno.
  • Criação e publicação de calendários de cursos.
  • A interação entre os alunos, através de mensagens instantâneas, e-mail e fóruns de discussão.
    Métodos de avaliação e testes (como a criação de quizzes).
  • Sistema de gestão da formação completa com relatórios de fácil compreensão e utilização.

 

 

Plataformas EAD, aonde utilizar?


São utilizadas para diversas finalidades, entre as mais utilizadas estão:
Vender cursos online, Vender webinars, Vender aulas ao vivo, Treinar clientes, Treinar colaboradores, Treinar funcionários, Treinar fornecedores, Treinar terceiros, Treinar franqueados, Treinar para Associados, Fazer Videoconferências, Gerar Leads, Otimizar processos de vendas, Entre outras.

Quando utilizada em ambientes de treinamento corporativo muitas vezes têm recursos adicionais, que satisfazem os objetivos relacionados com a gestão do conhecimento e avaliação de desempenho, tais como:

  • inscrição automática e lembretes para cursos obrigatórios;
  • opções para acesso de gerente, como aprovar materiais ou participação;
  • integração com os sistemas de recursos humanos, para a elegibilidade a cargos, acompanhamento, metas de desempenho e prioridades corporativas similares;
  • controle sobre o acesso e agrupamentos de classes, de acordo com um critério estabelecido, como a geografia, a participação em um projeto particular ou níveis de habilitação de segurança.

 
E quando utilizada para vender cursos online é interessante ter uma plataforma ead com recursos de criação de loja virtual de cursos online, integração com meios de pagamentos, integração com softwares de marketing (Google Analytics, Google Tag Manager, RD Station, Hubspot, Hotmart, entre outros), ser intuitiva e simples para customização e inserção da sua marca, possuir domínio personalizado e um suporte e atendimento personalizado e confiável.