Treinamento online: conheça os pontos positivos

Treinamento Online: Conheça todos os pontos positivos

Para um treinamento online, possuir uma comunicação interna eficaz com a sua equipe pode tornar este setor da empresa em uma área estratégica, responsável direta pela performance de seus colaboradores.

Você pode utilizar o treinamento online para desenvolver e melhorar essa estrutura fundamental da sua corporação, enxugar os custos e ainda conquistar os melhores resultados.

A comunicação interna é responsável por delinear aos colaboradores da empresa quais são os valores e ideais que a instituição prega além de compartilhar a visão e disseminar o sentimento de pertencimento para cada um dos funcionários.

Conheça todos os pontos positivos do EAD para o treinamento online da sua empresa.

Treinamento online em EAD

O ensino a distância é uma forma que vem ganhando espaço no Brasil por diferentes fatores do mercado, como a crise econômica e o alto valor do tíquete médio de uma graduação presencial, por exemplo. Mas você pode adaptar esta plataforma de ensino para aplicar treinamentos em sua equipe, levando em conta a estruturação, o conteúdo, o público-alvo e o contexto da organização que este material será distribuído.

O Treinamento online é indicado para a maioria das empresas, mas em alguns casos específicos como: a sua organização possui um grande número de funcionários; quando os gastos com o treinamento dos seus colaboradores é alto; e quando se possui uma alta rotatividade do corpo de colaboradores, você precisa olhar com mais carinho e atenção sobre as soluções que o treinamento online pode oferecer para sua empresa.

Quanto maior o número de funcionários que você possui, menor será o investimento no treinamento. O custo para adquirir uma plataforma e produzir o treinamento online é amortizado pela quantidade de pessoas que serão impactadas.

Veja também: Criar Conteúdo para seu Curso Online: O Guia mais Completo

Manter os seus funcionários bem treinados causa um impacto direto em seu consumidor final. As grandes empresas que possuem preocupação em treinar seus funcionários, seja em in company ou com participações avulsas em cursos e palestras presenciais, conseguem utilizar uma plataforma EAD para produzir seus treinamentos e cursos sem perder a qualidade ou a eficiência. Isso lhe permite ter um controle maior sob o conteúdo que foi transmitido e absorvido pelos seus funcionários.

Um treinamento presencial tende a ter um custo alto e só vai estar disponível naquele momento. Com isso, os novos funcionários que vão integrar a equipe que este treinamento está sendo direcionado não vão conseguir aproveitar do conhecimento transmitido. Com um treinamento online o conhecimento fica dentro da sua empresa, e tudo isso por um custo fixo já predeterminado.

Outro fator importante a ser levado em consideração é a rotatividade de funcionários em sua empresa, o famoso turnover. Se a permanência de colaboradores em sua organização é baixa, provavelmente dentro de um período predeterminado os supervisores precisam se afastar de suas funções ou liberar o seu melhor funcionário para ensinar os novos colaboradores a trabalhar com os softwares da empresa e explicar como é o dia a dia dentro da empresa.

Com os treinamentos hospedados em uma plataforma de ensino à distância você precisa efetuar a gravação apenas uma vez e reproduzir para os novos colaboradores, sem perder a produtividade das peças chaves da sua equipe.

É interessante se atentar para alguns fatos que vão fazer com que você baseie a sua comunicação em uma plataforma de ensino à distância:

  • Comece a produzir rapidamente e até mesmo efetuar a transmissão em tempo real, fazendo com que diversas localidades do país sejam conectadas instantaneamente.
  • Você consegue customizar o conteúdo para diferentes áreas da empresa por um valor relativamente baixo, pois a plataforma de EAD tem a capacidade de direcionar para o departamento certo.
  • Faça a aplicação do conteúdo individual ou em diversos grupos com quantidade de pessoas distintas.

Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis da plataforma EadBox e conheça todas as funcionalidades presentes nesta ferramenta única que vai mudar o jeito de você trabalhar a comunicação interna e os treinamentos dentro da sua empresa.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

EAD na comunicação interna

Quando o colaborador está informado sobre o que se passa dentro da sua empresa ele vai se sentir mais à vontade para propor ideias e contribuir com soluções visando uma maior efetividade da sua equipe. É de extrema importância que o seu funcionário esteja alinhado com as metas da empresa, tanto mico quanto macro, pois isso vai melhorar o relacionamento e o engajamento com os outros colaboradores, amplificando assim o resultado das suas ações internas.

Investir em comunicação interna é investir na valorização dos seus colaboradores, abrindo as portas para um diálogo necessário para o bem-estar de qualquer empresa, permitindo a troca de experiências e compartilhamento de conhecimento.

Assim como as engrenagens de um relógio, a empresa é como se fosse organismo vivo e dependente, no qual cada uma das engrenagens representa um departamento diferente. Se um desses departamentos falhar acaba afetando todo resto.

Uma comunicação interna eficaz garante que todas as áreas da empresa compreendam e respeitem a importância dos outros setores, gerando assim um bem-estar e companheirismo no qual todos os colaboradores consegue trabalhar em prol de um único objetivo em comum, que é o bem-estar financeiro desta organização.

Leia mais:  EAD: A Solução da Comunicação Interna da sua Empresa

Mensagem eficaz

Se você já trabalhou em uma empresa com muitos funcionários, certamente já presenciou situações nas quais uma mensagem é emitida da superintendência para os gestores e cada um deles passa uma mensagem diferente para a sua equipe. Na maioria das vezes essa falha de informação não ocorre por mal, mas é igual aquela brincadeira de criança: telefone sem fio.

Cada um compreende de uma maneira e transmite aquilo que lhe chamou mais a atenção, e assim surgem as famosas “rádio peão”, que vivem dando o que falar nos corredores das empresas.

Com um sistema de comunicação interna baseado em uma plataforma online, a mesma mensagem é transmitida para todos os colaboradores de maneira uníssona. O que não permite a criação de boatos, pois todos estão sendo impactados pela mesma fonte.

Conte para nós aqui em baixo, na caixa de comentários, quais foram as suas experiências com treinamentos empresariais e comunicação interna.

CTA Demonstração 2

Banner_Demonstração_Eadbox

 

Categorias