o que é ensino a distância

O que é ensino a distância? Tudo o que você precisa saber3 min read

Você pode ter dúvidas para entender o que é ensino a distância, pode parecer algo difícil de entender, mas na verdade é bastante fácil. Ensino a distância ou simplesmente EAD, é um modelo de ensino alternativo a maneira convencional. Quer saber mais? Continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto que está virando pauta em todos os lugares.

o que é ensino a distância

 

O que é ensino a distância?

Educação a distância, sendo também conhecida como pela sua sigla EAD ou até mesmo por Educação online, nada mais é do que o ato de estudar determinado conteúdo sem dividir o mesmo ambiente físico com o responsável pelo ensino. Sendo assim uma alternativa de ensino à maneira convencional.

Em outras palavras, EAD é poder estudar de onde estiver, sem ser necessária a locomoção do aluno até o professor, ou o contrário, para realizar tal atividade.

Dados revelam que esta modalidade de ensino cresce cada vez mais no Brasil, ultrapassando até mesmo o crescimento do ensino convencional.

Qual o objetivo do EAD?

Para entender o que é ensino a distância, você precisa entender também a proposta por trás dela. O principal objetivo do ensino a distância é oferecer flexibilidade aos alunos.

Uma das principais queixas quanto ao modelo convencional de ensino é a falta de tempo das pessoas. Por exemplo, um pai de família que deseja iniciar um curso de capacitação para ser promovido. Entretanto, sai depois das 20h do trabalho não se encaixaria no horário comum do ensino. Mas pode facilmente estudar online!

Complemente com – Metodologias EAD: saiba as diferenças e leia dicas

Ensino a distância é seguro?

Uma das principais dúvidas sobre EAD é a sua validação. Ocorre que as instituições sérias que oferecem EAD só o fazem, pois o Ministério da Educação (MEC) regulamentou essa metodologia em 1998. Ou seja, o ensino a distância em si é seguro. No entanto, é necessário atentar-se as instituições de ensino, sempre conferindo se elas estão regulamentadas.

Leia mais – O que é uma vídeo aula: introdução ao EAD

Quem pode fazer ensino a distância?

O ensino a distância em si é disponível para todos que tenham acesso a internet e um dispositivo que suporte a plataforma de ensino. No entanto, alguns cursos podem possuir requisitos mínimos.

Estes requisitos são necessário para validar o conhecimento prévio do aluno e melhorar seu ensino. Por exemplo, é improvável que uma pessoa que não saiba ler consiga produzir um texto, assim como alguém que não saiba nada sobre marketing vá entender sobre comportamento do consumidor. Se depois de entender o que é ensino a distância você se interessar por algum curso desse tipo, procure conhecer essas exigências.

Logo, os requisitos servem como um nivelamento de conhecimento. Outros requisitos que alguns cursos também podem pedir são os operacionais, como um desktop com determinados softwares, por exemplo.

Pode ser do seu interesse – Benefícios do EAD: porque você precisa do ensino a distância

Isso é tudo o que você precisava saber sobre EAD hoje, ou ainda está com dúvidas? Deixe suas perguntas aqui que nosso time vai adorar respondê-las!

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias