Segredos Planejamento Eficiente para seu EAD

Segredo de um planejamento eficiente para seu EAD

Assim como em uma empresa, ter um planejamento bem definido para o desenvolvimento das suas videoaulas é uma vantagem que pode ser decisiva no mercado de Ensino à Distância, fazendo com que você esteja sempre à frente dos seus concorrentes.

Traçar um planejamento estratégico não é uma tarefa fácil e exige um certo tempo, mas vai fazer com que você construa a sua empresa de videoaula com uma base sólida e, a longo prazo, você vai ver que este planejamento fez a diferença.

O modelo de negócios de produção de conteúdo em ensino a distância já possui algumas diretrizes básicas, como a qualidade do conteúdo que você produz e a aplicabilidade dele no dia a dia do seu aluno e a estratégia de marketing de conteúdo, também conhecido como inbounding. Aprenda os segredos de um planejamento eficiente para a sua videoaula.

Montando um plano de negócios

Uma maneira simples de começar a estruturar o seu plano de negócios é segmentar ele em tópicos e pensar eles de maneira isolada, agregando todos os aspectos no final para ter uma visão ampliada do seu projeto. Um modelo de plano de negócios, que é bem conhecido pela facilidade de desenvolvimento e simplicidade de entendimento é o Canvas, que lhe permite criar um mapa sobre os caminhos que você pode tomar em seu negócio.

O primeiro ponto a ser abordado é a proposta de valor o que o a sua videoaula vai oferecer para o mercado que trará uma proposta de valor diferenciada para o seu aluno. Se é a maneira que você leciona, a qualidade do seu áudio e vídeo, da sua edição, a aplicabilidade dos seus conceitos no dia a dia e até mesmo o conteúdo em si, que pode ser único no mercado.

Também é necessário estruturar qual é o segmento de cliente que será o foco das suas videoaulas, ou seja, o seu público-alvo.

Traçar as personas e fazer uma análise dos seus concorrentes é fundamental nesta parte. Clique no link abaixo e ganhe 15 dias gratuitos para experimentar a ferramenta EadBox Alunos Ideais, perfeita para criar personas para o seu negócio de maneira fácil e rápida, facilitando o entendimento dos desejos, objetivos, metas e aspirações do seu público-alvo. Conhecer bem o seu cliente é o primeiro passo para fazer com que a sua videoaula seja um sucesso.
Delimitar os canais que você estará presente para manter contato com o cliente, onde ele conhece e adquire o seu curso, também é essencial para a estrutura do seu projeto. Uma estratégia para conteúdo no Instagram é diferente de uma que aborda o Facebook, por exemplo.
O relacionamento com o cliente é muito importante em todos os setores, seja antes ou depois da compra. Atrair a atenção do seu consumidor para fazer com que ele entre em seu funil de vendas para cumprir a jornada do consumidor é fundamental, assim como manter o contato com ele após a compra vai ser um fator determinante nas vendas dos seus próximos cursos, além de incentivar o consumidor a fazer a propaganda boca a boca para novos alunos.
Se você produzirá conteúdo para videoaulas, definir qual é a atividade de chave não é muito difícil, não é mesmo? Mas quais as atividades são essenciais para que você entregue a sua proposta de valor da maneira satisfatória é o que você precisa delimitar. Se você é um bom instrutor, se esforce para produzir as melhores aulas possíveis, pois este será o seu diferencial.
Fazer o levantamento dos recursos que serão necessários para executar o projeto de ponta a ponta é fundamental. Definir os aparelhos de captação de áudio e vídeo, o investimento em iluminação e cenário, em um computador para edição do material, criação de sites e uma plataforma que permita a melhor experiência para o seu aluno oferecendo diferentes opções de pagamento e uma interface amigável deve entrar nesta parte do planejamento.
Coloque na ponta do lápis também quais vão ser os seus principais parceiros para desenvolver este projeto. Se você planeja fazer tudo sozinho, tenha mente que vai precisar dominar ao menos uma ferramenta de edição de vídeos e ter um bom conhecimento de marketing de conteúdo voltado para o funil de vendas. Talvez terceirizar a edição, e quem sabe até o marketing de conteúdo, faça com que você tenha mais tempo livre para criar mais cursos, gerando mais vendas e trazendo mais dinheiro para o seu negócio, tornando ele mais rentável.
As fontes de receita são as formas de obter renda para o seu projeto, neste caso, será com a venda de acessos para as suas videoaulas.
Por último, mas não menos importante você deve estruturar quais são os custos necessários para que esta estrutura que você montou seja viável. Coloque em uma tabela quanto custa cada um dos equipamentos necessários, bem como as terceirizações (se optar por elas), e também os custos com as plataformas de e-mail marketing e hospedagem das suas videoaulas e do seu site. É importante deixar também uma verba separada para o marketing, pois os seus alunos precisam descobrir quem você é. Com isso você saberá quanto precisa arrecadar para cobrir o investimento inicial e os custos mensais da sua videoaula.
Com todas estas informações você vai ter uma visão de mercado e um conhecimento do seu projeto que vão fazer com que a sua estrutura cresça cada vez mais. Para isso, a EAD Box tem uma plataforma para hospedar suas videoaulas e otimizar o seu dia a dia. Clique no link abaixo e tenha 15 dias grátis para experimentar.

E se der errado?

Um bom planejamento também leva em conta o que fazer se o seu projeto não der certo. Colocar na no papel qual será o seu prejuízo, prevendo o pior cenário possível, vai lhe mostrar qual é o risco e o que realmente você tem a perder neste projeto, além do tempo investido.
Nesta parte vale mencionar todos os aspectos, desde possíveis terceirizações de serviços até um eventual prejuízo com equipamentos, como a compra de câmera, microfone, luzes, computador e até mesmo itens que compõem o cenário. Vale a pena até fazer um levantamento de quais itens você consegue vender e qual seria o deficit desta equação.

Categorias