Explorando o Ambiente virtual de aprendizagem

Explorando o Ambiente virtual de aprendizagem

O ambiente virtual de aprendizagem é fundamental na era da informação. A velocidade de produção de conteúdo e compartilhamento de conhecimento ganhou proporções nunca antes vistas na existência da raça humana. Com o avanço da tecnologia, o jeito de ensinar precisa ser remodelado. O quadro negro em frente a uma sala com cadeiras em forma de fileiras é um método do século XIX.

Nas últimas duas décadas, a democratização da informação através da internet foi um dos fatores que mudaram a nossa sociedade. Para realizar uma pesquisa para um simples trabalho de escola você passava horas procurando a informação na enciclopédia Barça e ainda corria o risco da edição que estava consultando estar desatualizada. Agora basta acessar um computador ou até mesmo o seu celular.

A conexão banda larga mudou modelos de negócios, se antes você ia até a locadora, agora você assina serviços de streaming. Contratar serviços de motorista particular, como o Uber, para pequenas corridas passou a se tornar rotina. O YouTube se tornou nova televisão dos jovens, em canais inspirados em programas de entretenimento da década de 90. Nem mesmo o pregão da bolsa de valores é o mesmo, aquela gritaria em um hall, com as pessoas desesperadas com o telefone no ouvido, típico de um filme de hollywood, não existe mais.

Muita coisa mudou nos últimos anos, e a educação também está mudando. As plataformas de ensino a distância trazem em um ambiente virtual de aprendizagem uma simulação da sala de aula. O ead está mudando o jeito de pensar a educação e os modelos de negócio que giram em seu entorno. Confira neste texto o que é um ambiente virtual de aprendizagem e como ele funciona.

 

O que é o ambiente virtual de aprendizagem?

O ambiente virtual de aprendizagem é composto por um conjunto de ferramentas disponíveis na internet. É nesta página da internet (ou software) que estão dispostos os conteúdos e cursos online. Neste local também é permitida a interação dos alunos entre si e com os professores.

O ambiente virtual de aprendizagem possibilita aos professores o acompanhamento dos seus alunos. Isso traz para o acadêmico a tutela em seu aprendizado, essencial para a compreensão do conteúdo.

O objetivo do AVA é simular uma sala de aula. Trazer para a tela do computador do aluno uma nova experiência de aprendizado é a sua principal meta. Em um ambiente virtual de aprendizagem o aluno pode realizar as atividades que foram programadas; debater ideias e acessar o conteúdo das disciplinas; e ainda acompanhar o seu avanço através do relatório de atividades. Tudo isso sem sair de casa.

Um dos desafios que o ensino a distância possui é trabalhar com a disciplina do aluno. O ser humano em geral tende a procrastinar as suas atividades que não possuem efeito imediato, por isso nós acabamos sempre deixando as nossas tarefas para a última hora. O aluno precisa ter a consciência de que ele voltou a estudar e precisa cumprir o seu papel, e por mais que o diploma do ensino a distância tenha a mesma validade de um curso presencial, o que importa aqui é o conteúdo e o aprendizado.

 

As funcionalidades do ambiente virtual de aprendizado

Para driblar o comportamento de procrastinação intrínseco do ser humano existem alguns truques que podemos nos utilizar. Se o aluno precisa ser recompensado para criar uma disciplina de aprendizado, o professor pode trabalhar com badges. Assim o aluno vai sentir-se recompensado a cada nova habilidade que ele conquiste, não apenas com os resultados das provas finais.

A plataforma EadBox permite que você reconheça seu aluno por uma competência que ele tenha adquirido. Ganhe 15 dias grátis para testar esta ferramenta e experimentar esta e todas as outras funções do painel administrativo.

A internet encurtou a distância entre as pessoas. Há poucas décadas atrás o simples fato morar em uma cidade com o DDD diferente dificultava a comunicação. Hoje já existem vários aplicativos que encurtam esta distância, se a sua família está na Europa e você ficou no Brasil, vocês podem se comunicar várias vezes ao dia pelo whatsapp, inclusive com vídeo.

Embora o ensino a distância limite a interação fisicamente, com a o AVA (ambiente virtual de aprendizagem) esta distância passa a ser praticamente imperceptível. Existem diversos aparatos no ambiente virtual de aprendizado para superar a limitação física. A plataforma EadBox conta com uma ferramenta de mensagens na qual o aluno pode trocar mensagens com o seu professor. A plataforma ead notifica por e-mail, por onde ela ser respondida.

Outra opção para fomentar o debate e as discussões construtivas em um ambiente virtual de aprendizagem é trabalhar com fóruns de discussão. Na plataforma EadBox este processo é realizado com a moderação dos tutores e administradores do curso. Neste espaço os alunos podem debater entre si e sanar dúvidas sobre algum item específico da matéria, além de gerenciar brainstorms. Assim como nos fóruns espalhados na internet, a ideia é utilizar da colaboração dos participantes para a geração e compartilhamento do conhecimento.

Mas todos estes métodos devem ser colocados em prática com planejamento e objetivos traçados para a melhor compreensão do conteúdo pelo aluno. Deixar montado o plano de aulas e um calendário com prazos de entrega de trabalhos e eventos é fundamental para que os acadêmicos consigam planejar o seu dia a dia de estudos.

Com o serviço de calendário da plataforma EadBox é possível adicionar e controlar os eventos criados. Você e seus alunos ainda podem compartilhar estes compromissos através de plataformas de terceiros, como o Google Agenda e o iCalendar.

Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que a tecnologia está se desenvolvendo cada vez mais rápido. Segundo uma pesquisa do IBGE realizada em 2014, a quantidade de pessoas que acessa a internet pelo celular havia ultrapassado os computadores e notebooks.

A Copa do Mundo FIFA 2014 forçou as empresas de telefonia a aumentarem a capacidade de transmissão de dados móveis. Com a disputa de mercado o valor também ficou mais acessível. Ou seja, se você utiliza uma plataforma que ainda não possui acesso pelo smartphone, você está atrasado.

Agora ficou mais claro o que é um ambiente virtual de aprendizagem? Então deixe o seu comentário, quem sabe não vira uma pauta para um próximo texto?

 

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias