seus cursos ead

Como engajar alunos no seu curso EaD

 

Os cursos online estão crescendo a cada dia e muitas instituições estão aderindo a esse novo formato de ensino. A grande diferença entre o curso presencial e o curso a distância é que tanto o aluno quanto o professor não precisam estar no mesmo local e hora para as aulas, sendo que é possível decidir o melhor horário para assistir a aula de acordo com a sua disponibilidade.

A plataforma EaD auxilia principalmente aqueles que não têm disponibilidade de ir a um lugar físico para aprender, dessa forma podendo estudar a qualquer hora e em qualquer lugar. Outro ponto interessante dessa plataforma é a constante possibilidade de interação entre o aluno e a tecnologia.

Um dos desafios do ensino a distância é manter o aluno interessado e engajado no seu curso EAD para que eles aproveitem ao máximo os recursos oferecidos e também mostrem seu potencial.

Para melhor engajar os alunos do EaD é necessário muito trabalho, uma das opções que pode ajudar é sempre atualizar os conteúdos dos cursos. Dessa forma é possível encontrar conteúdos online atualizados, com novas aulas e materiais complementares, vídeos e outros materiais que garantam com que o aluno participe e sempre esteja atento as novidades do curso online.

É necessário deixar claro aos alunos a importância de cada assunto a ser estudado e a forma prática que ele irá usar as informações. É importante que os alunos sempre busquem saber o porquê de cada conteúdo, pensar em como esse assunto lhe será útil no futuro, como será colocado em prática e qual a melhor forma de aplicá-lo.

seus cursos ead

Fazer um passo a passo para que eles se sintam seguros com relação ao conteúdo e assim absorvendo mais a matéria. Isso de uma maneira simples, prática e de rápido entendimento.

 

Outra maneira é trabalhar com vários formatos, chamando atenção e motivando os alunos, um exemplo é a videoaula, conteúdo que se relaciona diretamente com o estilo proposto pelo EAD, além de palestras, vídeos, textos, apresentações, infográficos, relatórios e outros recursos que possam ser usados para criar interação entre alunos e ensino a distância.

Outra fator determinante e que facilita o entendimento do aluno é unir com a explicação um exercício prático, sempre que possível. Fazer um passo a passo para que eles se sintam seguros com relação ao conteúdo e assim absorvendo mais a matéria. Isso de uma maneira simples, prática e de rápido entendimento.

Além disso, prestar atenção aos alunos que gostam de pular etapas para que eles não percam nada de importante durante o processo. Sendo assim, sempre busque trazer informações além das solicitadas e não esqueça de tirar todas as dúvidas para que eles não fiquem perdidos em algum assunto ou não saibam onde focar primeiro, fazendo com que eles entendam de uma maneira mais simples e clara.

Curtiu esse post? Então também vai curtir esse aqui “7 dicas para engajar alunos em Cursos Online”.  Nos diga a sua opinião, comente, queremos ajudar você no seu projeto EAD.

Categorias