hibrido

O que é ensino híbrido?

O ensino híbrido é uma modalidade de educação que traz o melhor dos dois mundos: o online e o off-line. Esta forma de ensino, em linhas gerais, é o elo entre os dois modelos de aprendizagem: o presencial e o online. Ou seja, parte do processo ocorre em sala de aula, em que os alunos interagem entre si trocando experiências. Já o online utiliza meios digitais para que o aluno tenha mais autonomia à forma de aprendizagem. Nesse quesito, as duas modalidades se completam, pois proporcionam diferentes experiências na forma de aprendizado.

É importante lembrar que ao usar o ensino híbrido é necessário que tanto no aprendizado presencial quanto no digital o objetivo seja o mesmo. Sendo cada um deles uma parte do processo de aprendizagem, de modo com que seja complemento um do outro.

No Brasil, o ensino híbrido é muito utilizado no ensino superior com matérias lecionadas através do EAD, também conhecido como educação a distância.

 

ensino-hibrido

 

Veja também: o blended learning na sua empresa: como fazer treinamentos incríveis.

Modelos de ensino híbrido

Dentro desta modalidade de aprendizado existem duas subcategorias: os modelos sustentados e os modelos disruptivos. Os sustentados detêm características do ensino tradicional, sendo mais facilmente adaptado ao modelo de ensino que temos hoje. Já o disruptivo, por romper com o modelo educacional tradicional, não é tão utilizado por exigir maiores esforços para se adaptar com nossa realidade.Fazendo com que somente os modelos sustentados sejam usados no Brasil. Veja os modelos:

  • Rotação por Estações

É dividido em estações de trabalho, portanto, cada estação tem um objetivo específico. Mas cada um deles está ligado ao objetivo central da aula. Cada aluno ou grupo de alunos passam por diferentes estações. Depois de um determinado tempo (geralmente pré-estabelecido) eles trocam de estação, de modo que todos os alunos passem por todas as estações. As estações são independentes uma das outras, promovendo a conclusão de objetivos separados, para que no final se completem.

Por ser um modelo de ensino híbrido, algumas das estações são feitas de forma online para que eles possam ter mais autonomia.

  • Laboratório rotacional

Esta modalidade divide a forma de aprendizado em duas. Por exemplo, em uma aula de física o professor divide a classe em dois grupos: um deles vai para a quadra de esportes, para atividade prática, enquanto os outros vão para o laboratório de informática para aprender a teoria. Cada grupo fica um tempo determinado em cada módulo, após determinado período eles trocam. Fazendo com que os dois grupos passem pelos mesmos módulos e possam aprender de formas diferentes um mesmo tema.

  • Rotação individual

Sua base é muito parecida com o modelo de rotação por estações, contudo nesta modalidade cada aluno tem seu roteiro personalizado e não mais um grupo.

A principal diferença entre a rotação individual e a por estações é que no individual o aluno não é obrigado a passar por todas as estações. Na rotação ele passa por aquelas que fazem sentido ao nível de aprendizado dele.

  • Sala de aula invertida

Nesta modalidade o aluno estuda o conteúdo antes da aula, de forma com que se prepare para as atividades posteriores. Dessa forma, o aluno traz uma bagagem de conhecimento para a aula e compartilha para o restante da turma.

Benefícios do ensino híbrido

Todos os modelos do ensino híbrido visam dar oportunidade de aprendizado para o aluno de acordo com suas possibilidades. Fazendo com que ele tenha mais autonomia e liberdade no momento de consumir o conteúdo. Portanto, cada aluno se torna um membro ativo em sala, trazendo conhecimentos diversos e colaborando com o aprendizado do outro.

Com essa forma de aprendizagem fica mais claro para o professor quais são as facilidades e dificuldades de cada aluno. Assim é possível personalizar o ensino, propondo atividades adequadas de acordo com a necessidade de cada um.

Conclusão

O ensino tradicional tornou-se obsoleto com o avanço da tecnologia. Atualmente muitos alunos possuem uma bagagem cultural muito ampla e diversificada, fazendo com que a forma de aprendizagem se torne mais difusa, ou seja, não existe uma única forma de aprender.

 

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias