blended learning na sua empresa

O blended learning na sua empresa: como aplicar em treinamentos

O blended learning na sua empresa pode revolucionar o seu dia a dia. Ela alia o uso das tecnologias com o ensino da sala de aula tradicional. Ou seja, é possível melhorar a produtividade educacional da sua empresa. Isso vai alavancar o desempenho e o engajamento dos seus colaboradores envolvidos por meio de uma metodologia personalizada que leve em consideração a competência e o ritmo de aprendizagem de cada indivíduo da sua companhia. Um dos pontos mais interessantes para ter o blended learning na sua empresa é que não há uma única forma de aprender. Esse método admite diferentes meios para explorar um conteúdo.

Este modelo de ensino consegue oferecer o melhor dos dois mundos: mesclar o virtual e o presencial o online e offline. A implementação da modalidade híbrida pode melhorar o resultado da sua empresa. Ela pode garantir o aperfeiçoamento dos seus colaboradores.

Metodologias EAD: Diferenças e dicas para aplicar em seu projeto!

Como aplicar a modalidade de aprendizagem blended learning na sua empresa

Em vez de um modelo único, este modelo de aprendizagem dialoga com uma diversidade de métodos. A aquisição da informação pode ocorrer por meio de uma plataforma ead dinâmica. Você pode utilizar recursos como e-book, videoaulas, gamificação e tantas outras ferramentas digitais. Elas possibilitam a interação por meio de grupos de estudo como fóruns e chats, além de possibilitar o acesso por qualquer dispositivo. Além disso o usuário vai contar com todo apoio da aula presencial. O suporte é oferecido por professores, tutores ou gestores, especialistas na área.

Hoje, qualquer organização que deseja se sobressair em um mercado precisa investir em capital humano. Quanto mais investir em estratégias e treinamentos contínuos, melhor preparados vão estar os seus profissionais. Isso vai trazer mais impacto para o seu negócio. Seja para treinamentos corporativos, para especializar seus colaboradores ou para aumentar o número de alunos do seu curso. O blended learning na sua empresa é aplicável em todos os casos. Além disso, é uma estratégia que consegue driblar obstáculos físicos. Os custos com viagens pode diminuir exponencialmente, ou até mesmo deixar de existir.

Alguns exemplos práticos

Vamos fazer uma comparação com o sistema bancário. Há alguns anos, o cliente era totalmente dependente do espaço físico de uma agência. Hoje a situação é bem diferente; ir ao banco, retirar uma senha e ainda aguardar pelo atendimento já não faz muito sentido. Muitas atividades podem ser resolvidas pela internet, e assim, além de otimizar tempo. Isso oferece ao cliente, principalmente de gerações mais novas, mais flexibilidade e autonomia. A mudança não decretou o fim das agências bancárias, mas alterou sua função.

Considere agora, uma metodologia educacional em que o aluno vai ter acesso a conteúdos personalizados alinhando teoria e prática. Ele vai poder assistir a uma aula virtual em um horário pré-definido ou em um horário flexível. Ele também vai ter aulas presenciais para auxiliar no processo de aprendizagem; muito mais prático né? É exatamente desta maneira que a modalidade híbrida é desenvolvida. Ela não anula uma metodologia e favorece outra, mas permite uma integração, um equilíbrio de saberes.

Veja também: Universidade Corporativa: O que é e como implementar.

Quais as vantagens de aplicar o blended learning na sua empresa?

O blended learning pode revolucionar a estratégia de treinamento da sua organização; uma vez que é capaz de encaixar investimento de baixo custo e alavancar o desempenho e aprendizagem dos funcionários. Mas como treinar seus colaboradores de maneira eficiente? Para que seja realmente produtivo, algumas estratégias devem ser aplicadas, cabe aqui pontuar alguns exemplos:

Escolha as ferramentas, mídias e métodos corretos

Qual é a tecnologia e ferramenta apropriada para desenvolver determinada atividade com os colaboradores? O questionamento faz toda diferença na hora de aplicar um conteúdo.

Por exemplo, uma sessão de treinamento online pode ser complementada com um fórum de discussão; ou também é possível criar uma trajetória de conteúdos específicos de maneira personalizada para cada usuário. O blended learning possui uma variedade de metodologias e ferramentas; combinar a mídia e abordagem certa trará mais eficácia à atividade. Fora isso, o participante pode acessar os conteúdos no momento que achar mais oportuno e que estiver de acordo com sua agenda e horários.

Avalie o desempenho e receba feedback

O colaborador deve encarar o treinamento como algo útil, e não apenas como uma obrigação. Uma maneira de estimular o engajamento é acompanhar o progresso do funcionário. Assim, ele sentirá que possui um sistema de apoio interessado em seu desenvolvimento. Você pode, por exemplo, promover uma atividade colaborativa, um ranking de desempenho ou adicionar um questionário de avaliação; com isso, o usuário estará mais motivado e você conseguirá receber um feedeback, além de descobrir as competências de cada participante.

Incentive os colaboradores a compartilhar experiências

O aprendizado pode ser mais prazeroso de maneira compartilhada. Além disso, a interação é essencial para o desenvolvimento do ensino híbrido, o conteúdo pode ser debatido, compartilhado gerando uma compreensão mais aprofundada. A aprendizagem mista fomenta o pensamento critico e abre um espaço dinâmico para trabalhos em equipe, outra vantagem da interação é a humanização da relação entre a instituição-professor-aluno.

Veja também: a importância de avaliar e medir o clima organizacional.

Modalidade de aprendizagem: formas síncronas e assíncronas

É importante destacar que a empresa deve avaliar qual a metodologia que atende tanto o ambiente corporativo quanto ao colaborador; e assim, estruturar um treinamento que consiga identificar as lacunas e habilidades dos dois lados, pois a aprendizagem combinada pode ser constituída de atividades síncronas ou assíncronas:

Síncronas

Digamos que sua empresa quer ofertar um treinamento sobre e-commerce, no entanto, para que o curso seja executado, todos os colaboradores precisam gerar uma troca de informações em tempo real. Nesse caso, deve-se aplicar o modo síncrono, onde todos os participantes executam o treinamento ao mesmo tempo, não atuando de forma isolada.

Assíncronas

No modelo assíncrono, o aluno acessa o módulo de aprendizagem em seu próprio tempo, ou seja, ele consegue ter um controle significativo sobre o local e ritmo em que irá desempenhar a atividade. Além da flexibilidade, o colaborador tem autonomia e não se sente pressionado a realizar o estudo naquele exato momento. Outro ponto importante, é que o modelo é ideal para casos em que os participantes estão geograficamente dispersos.

CTA Ebook produtividade

banner ebook produtividade


Categorias