Clima organizacional

A importância de avaliar e medir o clima organizacional

O Clima organizacional é o ambiente de trabalho criado pelos indivíduos que fazem parte de uma empresa. O que interfere diretamente na motivação e no comportamento das pessoas dentro da organização, segundo especialistas da área.

A partir desta definição, pode-se notar duas características marcantes: clima organizacional é um conceito de percepção, e também algo dependente do julgamento de valor das pessoas. O clima organizacional afeta a produtividade, a motivação e o comportamento dos funcionários.

É importante notar algumas características de tal ambiente. Já que sua base se dá na percepção, o clima organizacional é um fator psicológico em uma corporação. É um retrato da relação entre a organização e seus funcionários, e entre os próprios funcionários em si. Está relacionado com a qualidade e a adequação do ambiente de trabalho.

Ao analisar essas características, a importância de manter um bom clima organizacional na empresa é clara. Normalmente, o primeiro passo para a melhoria do clima é fazer uma pesquisa para entender o que é percebido pelas pessoas que compartilham o ambiente. Pois esta relação é baseada na percepção dos funcionários.

No entanto, alguns fatores são recorrentes e devem ser tema de atenção. É importante descobrir quais fatores motivam ou desmotivam os funcionários. Ações simples têm reações muito além do que você pensa. Isso pode ser um fator de degradação do clima organizacional, tanto quanto um fator de melhoria. Por exemplo, a vontade de reduzir orçamento através do corte de gastos é uma prática universal do mundo dos negócios. No entanto, a percepção das pessoas de que uma possível economia da empresa possa vir ao custo de empregos. Isso pode degradar um ambiente de trabalho que esteja saudável. Muitas vezes, quando tal ajuste econômico vem por uma solução técnica ou de uma inovação o efeito pode ser benéfico.

O clima organizacional e o espírito de equipe

A capacidade de trabalhar em conjunto visando um determinado objetivo claro é um fator crucial para o bom ambiente organizacional. A busca das corporações é pela montagem de grupos de trabalho eficientes, efetivos, e também engajados. É preciso ter uma equipe de trabalho unida, que tem prazer em alcançar objetivos comuns. Uma maneira de conseguir isso é através de metas e objetivos claros e atingíveis. Além disso, é sempre essencial dar feedback sobre os resultados de iniciativas e projetos em andamento, bem como reconhecer o desempenho daqueles que se destacam.

Traçar rumos claros exige que a empresa deixe os funcionários a par dos objetivos estratégicos da organização. Não saber como o seu trabalho e seus esforços diários contribuem para as realizações da empresa fazem com que a pessoa não tenha consciência da responsabilidade que sua função demanda. Isso ainda pode se tornar um efeito bola de neve, em que os diversos níveis da companhia tem pouca conexão, o que vai na contra mão da definição de clima organizacional.

Os líderes nas empresas

Em praticamente todas as empresas, existem chefes que são percebidos por seus comandados como incapazes para ocupar tal posição. Pode ou não ser verdadeira a condição, mas o fato é que o clima organizacional é uma percepção. Quando isso acontece é que a organização precisa agir. Um jeito é demonstrar a capacidade da pessoa que ocupa o posto de liderança. Outra forma é medir e avaliar quais são os problemas e buscar soluções, ou aceitar a voz comum.

Ter bons líderes é fundamental para o funcionamento e gerenciamento do clima organizacional. Pessoas que consigam e saibam amalgamar outras em torno dos objetivos de um setor, divisão, ou nível. É muito importante estar ciente das razões que levam à motivação para que se possa trabalhar para melhorá-los.

Medir e gerenciar

Estudos comprovam a relação entre a motivação dos colaboradores e os resultados das empresas. Todas, desde pequenas e médias empresas até as grandes corporações, devem medir e gerenciar o ambiente de trabalho. Isso ajuda a alcançar melhores resultados econômicos na empresa no longo prazo.

No caso de pequenas empresas, o fator humano é muitas vezes ainda mais importante. Essas companhias, geralmente, não têm o mesmo potencial econômico de grandes marcas ou corporações. Por isso, além de medir o clima, é preciso gerenciá-lo para modificá-lo de maneira a melhorá-lo.

O primeiro passo é conduzir pesquisas, entrevistas, observações e estudos que apontem qual o clima da organização. Saber como é conduzido o ambiente de trabalho, quais insatisfações e atritos existem em tal local também é importante. Dessa maneira, é possível ter maior precisão nas conclusões para adotar medidas em favor da melhoria do clima.

O método usual para avaliar o clima organizacional envolve o uso de pesquisas para os funcionários. Às vezes eles podem ser complementados com entrevistas pessoais. Um dos aspectos-chave na realização de uma pesquisa de ambiente de trabalho é o anonimato. A metodologia utilizada deve preservar o anonimato das pessoas pesquisadas. Isso é importante para garantir que as respostas sejam honestas.

Veja também: Microlearning: a ferramenta ideal para o treinamento corporativo.

Questionários para climas organizacionais

Em geral, os questionários climáticos organizacionais são constituídos por três tipos de questões: demográficas e de segmentação, que fornecem informações sobre a pessoa pesquisada. Perguntas sobre o ambiente de trabalho permitem avaliar os fatores que determinam a motivação do colaborador. Já as perguntas abertas dão acesso a informações qualitativas sobre o ambiente de trabalho.

Pesquisas de clima organizacional geralmente incluem perguntas e fatores para avaliar a satisfação dos funcionários. Isso pode ser utilizado para analisar a relação entre os departamentos (por exemplo, TI ou RH) e outros assuntos de interesse para a empresa.

Uma vez com os resultados que explicam a situação atual, pode-se criar um plano para melhorar o clima organizacional. Aquisição de equipamentos, melhorias na infraestrutura, ampliação das possibilidades de realização do trabalho diário dos funcionários e até mesmo benefícios sociais ou econômicos. Estas são formas de se influenciar o que gira em torno da pessoa que realiza o serviço, sem afetar diretamente a atividade realizada.

O processo de gerir o clima organizacional também tem semelhança com a lógica utilizada para elaborar o orçamento anual de uma empresa. Existem fatores imprevisíveis, como a gestão do clima e as condições e relações das pessoas e do trabalho. Entretanto, todas as condições previsíveis devem ser examinadas e medidas para cada questão devem ser tomadas.

Quando se pensa em clima organizacional, fatores previsíveis são aqueles que se pode administrar com base no conhecimento acumulado pela empresa. Por exemplo, quando se sabe que tem entre os colaboradores um administrador que tem familiaridade com números e orçamentos e é respeitado por todos por tal característica, coloca-lo em uma função que tal aspecto seja reforçado é uma forma de reforçar um bom ambiente corporativo. É similar a alocar recursos para a compra de matéria prima no orçamento anual, por exemplo.

Interpretação

O avanço da tecnologia e a maior atenção dada à pesquisa e ao desenvolvimento da área de recursos humanos tem ampliado os horizontes. A capacidade de avaliar, analisar, segmentar, separar e interpretar dados recolhidos em pesquisas ou no dia a dia de uma empresa. Isto significa que as diferenças nos grupos, níveis e setores podem ser vistas. O que permite um entendimento mais profundo dos problemas e a busca por soluções. Isso também permite ver evoluções que ajudam a visualizar o retorno do investimento em tais medidas, além de apontar estratégias a seguir.

Por exemplo, podem ser feitos investimentos em um determinado aspecto do ambiente de trabalho do setor de finanças, local em que existiam problemas anteriores. Quando medidas para melhorar o clima entram em vigor, geralmente provocam uma maior motivação dos funcionários em cumprir suas responsabilidades, já que estes percebem que a empresa se importa com seus problemas.

No mundo empresarial de hoje, o clima organizacional é indispensável para o planejamento estratégico, permitindo que as empresas gerenciem a motivação dos funcionários para obter melhores resultados econômicos.

CTA Ebook Colaboradores

Banner_Ebook-5-Maneiras-de-motivar-e-engajar-colaboradores_Eadbox


Categorias