Ideias para vídeos: 3 passos que você precisa conhecer

A área audiovisual está ganhando cada vez mais espaço no mundo digital devido a seu dinamismo e fácil entendimento do conteúdo. Esse crescimento é muito visível no YouTube, já que a plataforma tem um grande número de canais e inscritos. Se você gosta dessa área, mas não tem noção de como ter ideias para vídeos, não precisa ficar ansioso. No post de hoje vamos dar algumas dicas sobre o processo criativo.

Quem ainda não tem afinidade com o meio audiovisual pode ter alguns bloqueios criativos na hora da elaboração. Entretanto, isso é facilmente contornado, basta paciência e muita prática.
Veja também: como fazer vídeo de maneira fácil e ágil.

 

ter ideias para videos

 

Processo criativo para ter ideias para vídeos

Para gravar um vídeo é normal que os criadores de conteúdo passem por um processo criativo. Se você imaginou uma pessoa com bloco de anotação em branco e várias folhas amassadas em volta, calma! Não é bem assim que esse processo acontece. Algumas ideias são mais fáceis de serem transformadas em roteiros que outras, principalmente quando temos interesse e conhecimento sobre o assunto a ser abordado.

Para ter ideias para vídeos e escrevê-las sem bloqueios criativos é necessário ter uma bagagem cultural. Ou seja, é o conhecimento adquirido através de suas experiências pessoais que faz com que, ao criar um conteúdo, ele se torne mais rico em referências.

Para que o processo criativo funcione de forma eficaz é importante passar por três etapas:

1. Planejamento – aqui entra a definição do tema central e subtemas a serem abordados;

2. Geração de ideias – nesse momento é válido colocar no papel todas as ideias que você tiver. Mesmo que você não as ache cabível para o momento, elas podem ser base para ideias futuras;

3. Executar as ideias – depois de tudo planejado e passado para o papel, é hora de colocar em prática. Às vezes a ideia fica ótima no papel, mas é inviável executá-la.

Há quem acredite que a criatividade é um dom, mas isso não é verdade. Ser criativo é a capacidade de estimular sua competência inventiva e de criação. Portanto, a criatividade é uma habilidade que todos nós possuímos, mas que alguns não estimulam. Se você é uma dessas pessoas comece a trabalhar essa habilidade para desenvolvê-la.

Como ter ideias para vídeos incríveis?

Não existe uma fórmula mágica para criar vídeos incríveis e que vão dar certo. Mas, você pode seguir alguns passos para tornar o resultado bem interessante. Veja essas ideias:

  • Fale sobre seus interesses! Pode parecer um tema bobo de se falar, mas é um ótimo jeito de começar, pois você tem domínio do assunto e a possibilidade de falar com paixão é maior. Isso faz com que você transmita emoção dando personalidade ao seu vídeo;
  • Conte histórias – as pessoas adoram ouvir histórias, isso as inspira. Pense em coisas que aconteceram com você ou pessoas próximas;
  • Faça tutoriais – somos curiosos por natureza e sempre buscamos aprender algo. Então, por que não ensinar algo que você sabe?

Agora que você já sabe como ter boas ideias e desenvolver sua criatividade, que tal colocá-las em prática?

 

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias