portal de ensino

Portal de ensino: entenda o que é e porque investir

Crescimento da educação a distância

Não é de hoje que metodologias de educação a distância vêm se destacando entre as opções das instituições de ensino.

Seja como parte complementar ao que é disponibilizado em sala de aula ou cursos completos. Os avanças tecnológicos contribuem para a difusão e procura desse tipo de aprendizado.

Com a educação a distância, o aluno tem liberdade e autonomia para determinar o seu próprio ritmo e aprofundamento. Mas, para que isso aconteça de forma saudável, é preciso que ele encontre um portal de ensino completo, de fácil navegação e bom funcionamento.

 

portal de ensino

 

Veja também: educação a distância: como ela melhora a comunicação na sua empresa?

Vantagens do investimento em um portal de ensino a distância

Os cursos de ensino a distância apresentam muitos pontos positivos. Tanto para alunos, como para os docentes e para as escolas, universidades e outras instituições de ensino:

  • Flexibilidade na metodologia de ensino;
  • Simplificação da comunicação entre professor, alunos e colegas de classe;
  • Facilidade ao acesso das aulas, discussões e materiais disponibilizados;
  • Não existe nenhuma perda de conteúdo – o aluno tem tudo à disposição durante todo o curso;
  • Padronização do que é passado para os alunos;
  • Custo mais interessante se comparado à cursos inteiramente presenciais;
  • Maior controle dos cronograma de aulas e materiais;
  • Alunos mais focados e comprometidos, aprendendo no ritmo individual de cada um;
  • Integração de professores e alunos de várias localidades e realidades, tornando a troca de experiências entre as turmas mais rica.

Invista em um portal de ensino de qualidade

Aproveitar o crescimento desse tipo de metodologia para manter a sua instituição de ensino atualizada é uma ótima ideia para aproveitar os benefícios que a tecnologia pode agregar à educação.

Agora, o que faz toda a diferença na prática, é a escolha da plataforma ou LMS (Learning Management System – Sistema de Gestão de Aprendizagem) que você irá oferecer aos seus alunos.

De nada adianta o conteúdo ser de qualidade se ele não estiver disponibilizado de forma fácil, em um sistema de bom funcionamento e fácil navegação. Alguns pontos transformam o portal de ensino, preste atenção em alguns deles!

  • Layout simples e intuitivo: a interface do seu sistema deve ser clean e transparecer a identidade da instituição de ensino. Não se esqueça que quem o acessar estará buscando por informação. Então a navegação deve ser simples e permitir que o aluno consiga se guiar com facilidade;
  • Sistema responsivo: entregar um sistema responsivo significa que o sistema de ensino irá se adaptar a qualquer dispositivo pelo qual for acessado (computadores, tablets e smartphones com diversos tamanhos de tela). Esse ponto é fundamental e não deve ser deixado de lado;
  • Não se esqueça de espaço para interação: um portal de ensino é um organismo vivo e que deve prever espaços de discussão, comentários e avaliações entre os professores e alunos e entre os próprios colegas de classe. Essa experiência de troca é muito rica.

Além disso, na hora de escolher uma plataforma para desenvolver o seu portal de ensino online, procure empresas de confiança e com expertise nesse mercado, para oferecer o melhor aos seus alunos!


Categorias