Educação organizacional

Educação a distância: melhore a comunicação na sua empresa

A educação a distância é a chave para qualquer organização funcionar de maneira eficaz. Ela atende as expectativas da gestão e dos colaboradores. Os funcionários devem sentir que podem, a qualquer momento, se comunicar tanto com os seus colegas quanto com os seus superiores. Isso contribui para a produtividade, gerando resultados de maneira mais rápida e satisfatória.

Mas afina, como você pode usar a plataforma ead para integrar a sua equipe e melhorar a comunicação interna?

A educação a distância torna a informação acessível

Cada organização tem o seu conjunto de normas e condutas, e a sua empresa não é ser diferente. Quando um novo colaborador chega, ele pode levar um tempo até que ele aprenda a sua nova função e a maneira como a organização atua. Assim, muitas informações cruciais podem se perder no processo de treinamento. Este problema pode ser amplificado se ele for feito em diferentes filiais e ministrado por pessoas distintas.

Uma das melhores soluções para padronizar este treinamento, garantindo qualidade e otimizando todo o processo, é realizar a gravação destes treinamentos em um formato de vídeo aula. Imagine a seguinte situação: você possui um funcionário que também é responsável pelo treinamento dos novos colaboradores. Entretanto, cada vez em que ele precisa transmitir o seu conhecimento, perde pelo menos um dia de produção. A situação fica ainda mais complicada quando você possui filial em outros estados. Neste caso será preciso confiar a tarefa a outras pessoas ou assumir os deslocamentos e a estadia do colaborador.

Ao optar pela educação a distância você poderá disponibilizar o mesmo treinamento para toda a equipe. Você também pode contar com os outros materiais que vão ajudar a difundir o conhecimento. Tudo isso de forma prática, disponível para o seu colaborador no desktop ou smartphone. Você não precisa se preocupar com nada, apenas com o conteúdo. Uma plataforma ead pode ser integrada com qualquer ferramenta tecnológica através de APIs.

Fortaleça a conexão com seus colaboradores

A comunicação deve ser boa entre os membros de equipes que trabalham em conjunto. Não podemos esquecer de fortalecer as conexões entre todos os colaboradores da empresa. Este é o conjunto que vai garantir o sucesso do seu negócio.

E aí você se pergunta: qual é a melhor forma de conectar diferentes setores? Como fortalecer a comunicação entre colaboradores de diferentes cidades? A resposta é simples: educação a distância! Através da plataforma ead, além de informação, o seu colaborador vai encontrar canais de comunicação feitos para que ele se expresse. Ele pode sanar suas dúvidas, deixar opiniões e interajir com outros funcionários. Isso evita os gargalos na comunicação, fazendo com que o conhecimento se espalhe de maneira homogênea entre os seus colaboradores. Além disso, os gerentes vão poder conhecer melhor as suas equipes. O resultado disso é fazer com que os colaboradores se sintam mais integrados e conectados com a empresa.

Invista no diálogo aberto

Qualquer mudança feita na empresa deve ser anunciada aos seus colaboradores. Se antes, as empresas estavam satisfeitas com os boletins mensais ou recados no mural, agora a realidade é outra: a informação corre e os seus funcionários não vão ficar esperando um pronunciamento oficial se ele demorar a chegar.

Este tipo de situação causa desconforto e resultam nas famosas “fofocas de corredor”, criando um clima de instabilidade e até mesmo medo entre os funcionários, ainda mais em momentos de crise econômica.

Para resolver este problema, você pode usar uma plataforma ead para publicar um documento, vídeo, animação ou qualquer material que comunique de maneira íntegra a novidade. É possível até mesmo realizar transmissões ao vivo para que todos os colaboradores tenham acesso à notícia ao mesmo tempo!

Incentive o compartilhamento de informações

Fortalecer uma plataforma ead com conhecimento é essencial e, por isso, é importante estimular os próprios funcionários a compartilhar conhecimento. Pode ser que um dos seus colaboradores tenha lido uma notícia ou estudo importante sobre o setor, ou aquele estagiário tenha assistido a uma aula inspiradora na faculdade: se antes estas informações valiosas ficavam estagnadas, agora, elas podem ir direto para a plataforma de educação a distância, ficando disponível para todos.

Ao terem uma oportunidade de mostrarem o que sabem, seus colaboradores vão se dedicar ainda mais para mostrar conhecimento. Tudo isso vai criar mais energia e propósito na comunicação.

Especialize os seus colaborardes

Contratar mão de obra especializada não é barato e você sabe disso. Por isso, nada melhor do que tornar os seus colaboradores especialistas. Como? Mais uma vez recorrendo ao ensino a distância. Através de uma sala de aula virtual você pode organizar cursos on-line, ter dados de alunos, relatórios, e muito mais em um único lugar. É possível saber quantos e quais colaboradores estão estudando e como eles estão se saindo em cada material. Dessa forma, você descobre se o seu curso é efetivo e ainda pode encontrar talentos na empresa.

O seu colaborador também se sentirá motivado a melhorar e irá reconhecer a oportunidade de se especializar. Por ter todo o conteúdo disponível no seu aparelho smartphone, ele poderá estudar a hora que quiser, onde desejar. Fácil, prático e sem custos a mais!

Veja também: 6 Dicas para Treinar Seus Colaboradores

As vantagens da plataforma de educação a distância

Existem muitos tipos de ferramentas on-line que podem facilitar a comunicação. Uma plataforma de educação a distância vai funcionar perfeitamente em seu negócio. Isso por que ela une em uma única plataforma diversas soluções, tudo em uma interface altamente personalizável, simples e intuitiva. Você escolhe o que vai divulgar, que cursos irá promover e quais colaboradores vão fazer treinamento. Depois, é só personalizar e deixar a plataforma com a cara da sua empresa! Sua marca é única e é ela que prevalece para seu colaborador.

Você ainda pode acesso a relatórios completos para que você saiba exatamente o que precisa melhorar em cada curso e consiga auxiliar o seu colaborador, indicando conteúdos úteis para o seu desenvolvimento e complementando a sua formação.

Um funcionário capacitado e encorajado a aprender, é um profissional motivado e com um valor muito maior. Quando você ajuda o seu colaborador a se desenvolver, ele trabalha mais e cresce junto com a empresa.

CTA Ebook produtividade

banner ebook produtividade


Categorias