objetivo da Educação Corporativa

Educação corporativa: descubra agora o que é

O  objetivo da educação corporativa é implantar uma cultura de aprendizado, valores e competências alinhados aos objetivos do negócio. É também uma forma de criar um ambiente organizacional saudável na sua empresa. Isso vai ajudar a manter a motivação e o foco de todos os níveis de hierarquia da empresa. Segundo especialistas, através disso você pode educando colaboradores, fornecedores, e até mesmo clientes, com as ideias e estratégias da companhia.

Esta é uma prática que tem crescido à medida que as empresas adotam modelos de gestão voltados ao pessoal. Elas se baseiam no conhecimento adquirido na empresa. A educação corporativa pode ser entendida como uma maneira de gerir pessoas e conhecimento. Ela vai guiar estes recursos na direção da estratégia de negócios de uma organização.

Um funcionário diferente é necessário neste contexto. Suas funções e perspectivas estão mais ligadas a suas competências em encontrar soluções de maneira independente. A capacidade dele de trabalho em grupo, de assumir responsabilidades, de entender o mercado, entre outros fatores. E, por isso, ele precisa cada vez mais ser capacitado.

Percebendo a influência do fator humano para o sucesso futuro, as organizações chamam para si a responsabilidade de capacitar sua mão-de-obra. Alinhando desta forma os projetos educacionais aos objetivos empresariais. Portanto, a educação corporativa não consiste apenas em qualificar o colaborador, mas abrange também formas de descobrir as diversas competências acumuladas na empresa e encaixá-las em funções que vão gerar o maior benefício ao sistema produtivo.

Por isso, a educação corporativa está diretamente ligada ao aumento da competitividade de produtos ou serviços e a vantagens competitivas no mercado. Ao ficarem reféns do conhecimento já adquirido pelos colaboradores, as empresas correm o risco de entregar recursos valiosos nas mãos de pessoas não capacitadas, ou deixar decisões estratégicas serem tomadas por gente que tem pouca experiência prática. Quando isso ocorre elas perdem a competitividade no mercado.

Uma solução capaz de minimizar tais problemas é a educação corporativa. Aumentar a inteligência organizacional traz uma série de benefícios, segundo especialistas. Ela amplia as possibilidades de produção de ideias e aumenta o nível de engajamento entre colaborador e empresa. Ela ainda ajuda a desenvolver um clima organizacional favorável à produtividade dos colaboradores.

Pessoas capacitadas e cientes de sua função e responsabilidade podem executar o trabalho de maneira mais eficiente e integrada. Tal lógica vem sendo cada vez mais absorvida pelas empresas e o resultado é o crescimento do investimento no capital humano. Isso se reflete na qualificação da mão-de-obra. Quanto maior a qualificação do funcionário, melhor será o rendimento dele dentro da empresa. Bons profissionais fazem clientes felizes, que aumentam o lucro da empresa.

Com o desenvolvimento da internet banda larga e o avanço da tecnologia, que colocaram supercomputadores na palma da nossa mão, as plataformas de ensino a distância, tem ganhado cada vez mais espaço no mundo da educação corporativa. A funcionalidade do modelo tem na desobrigação presencial sua flexibilidade. Ela ainda proporciona uma economia escalar, pois replica o material a diversos colaboradores, independente de sua posição geográfica ou escala de horários. Só é preciso da internet para ter acesso ao material na hora e locais escolhidos pelo colaborador, que agora assume o papel de estudante.

Objetivo da educação corporativa

São diversos fatores apontados por especialistas para se investir na educação corporativa. Ampliar a produtividade, o engajamento e a motivação são três deles, e resultam em diversos outros benefícios.

Funcionários são motivados e compram a causa da empresa porque enxergam que ela tem vontade de investir nele, em sua carreira. É um sentimento de recompensa e valorização. Isso causa uma predisposição do colaborador em retornar aquilo que foi investido nele. Pessoas capacitadas têm mais recursos e conhecimento sobre o trabalho, a empresa e seu mercado. Assim, terão mais consciência ao realizar suas tarefas, tomar decisões e inovar, por conhecer a área de atuação e saber que tornarão o processo produtivo mais efetivo.

Melhorias na produção e execução são constantemente necessárias para garantir a produtividade e a competitividade de uma companhia. Algo que um funcionário preparado adequadamente pode vislumbrar, pois conhece o processo e sabe sua responsabilidade nele. Sem instrução suficiente para entender o funcionamento da empresa, e sua atuação, o colaborador não terá segurança para procurar e apontar soluções aos problemas. Isso gera um prejuízo produtivo para ele e para a sua empresa.

Encontrando vantagens competitivas

O aumento da inteligência organizacional, o crescimento de um ambiente corporativo, a qualificação dos colaboradores e todos os fatores que envolvem a Educação Corporativa, são ferramentas para a criação de vantagens competitivas. Pessoas que conhecem seu mercado e têm domínio sobre suas funções, possuem possibilidades de trabalhar com sua competência maximizada. Desta forma elas têm o ambiente ideal para a inovação.

Nessa perspectiva, é mais fácil entregar produtos melhores e serviços mais eficientes. Através dos treinamentos é possível diminuir a quantidade de material desperdiçado e aumentar a qualidade da prestação de serviços. É uma forma de extrair uma vantagem competitiva no seu ramo de negócio. Você também pode aliar alguns fatores psicológicos com a sua equipe para melhorar ainda mais a qualidade de entrega do seu produto ou serviço. Fatores como a motivação, engajamento e a satisfação pessoal refletem na perspectiva de ampliação de valor da companhia. Com isso, a sua empresa vai fazer mais com menos, aumentando da competitividade da sua empresa ainda mais.

Veja também: Comunicação corporativa: 9 dicas para alcançar o sucesso na sua empresa.

Efeito para o futuro

A educação corporativa gera frutos para o futuro da empresa no longo prazo. Além de prover efeitos produtivos e organizacionais em um curto período de tempo. Com um modelo continuado de capacitação e aculturamento organizacional, o investimento se torna um crescimento sustentável. Basta basear a sua empresa na gestão do conhecimento e de pessoas. Colaboradores, fornecedores, clientes e o público em geral vão desfrutar dos benefícios do negócio. Eles vão aprender com ele, aumentando assim o engajamento à marca.

Uma empresa que investe no objetivo da educação corporativa sai na frente de seus concorrentes por se preocupar com o fator humano. O retorno gerado é imensurável em pontos como a motivação, engajamento, produtividade e crescimento. Ou seja, os benefícios gerados por ela para seus colaboradores acabam resultando em uma série de outros benefícios para ela própria.

CTA Ebook Colaboradores

Banner_Ebook-5-Maneiras-de-motivar-e-engajar-colaboradores_Eadbox


Categorias