O processo de aprendizagem no EAD

Processo de aprendizagem em cursos EAD

O processo de aprendizagem do mundo moderno está passando por mudanças. A popularização da internet banda larga mudou o jeito de fazer pesquisas. Quem nasceu no final dos anos 80 e início dos anos 90 teve que frequentar bibliotecas para estudar e entregar seus trabalhos.

O smartphone está mudando o comportamento do aluno dentro da sala de aula, que agora possui em seu bolso um computador mais potente do que tínhamos em nossas casas na metade dos anos 2000.

Apesar de todas estas mudanças, o processo de aprendizagem dentro da sala de aula ainda é mesmo. Um professor na frente da sala explicando o conteúdo para os seus alunos que estão dispostos em fileiras. O que mudou do final do século XIX para hoje é que o quadro negro foi substituído por uma lousa branca. Entretanto, o ensino à distância começa a mudar este paradigma, através do ambiente virtual de aprendizagem.

Um professor que trabalha com o ensino à distância possui uma série de desafios, como manter o seu aluno sempre engajado e interessado na aula. Por isso, o processo de aprendizagem é diferente, e é neste contexto que surgem as novas maneiras de aprendizado, o e-learning, que se utiliza de todas as ferramentas disponíveis do ambiente virtual para ensinar.

Seu bloco já está em suas mãos? Então vamos aprender como fazer diferente e deixar de lado o mais do mesmo.

O que você vai ler nesse artigo?

O processo de aprendizagem no ead

 

A sala de aula, seja ela virtual ou física, é uma via de mão dupla. O processo de aprendizagem se dá quando o professor possui a vontade de ensinar e o aluno com a vontade de aprender. Dependendo do perfil do seu aluno, é bom relembra-lo que para a melhor dinâmica e aprendizado do conteúdo absorvido, ele precisa voltar a ser aluno.

Quem saiu da sala de aula há quatro, cinco anos e começa a estudar em um ambiente virtual, pode ter dificuldade em se ambientar e desenvolver o seu potencial de aprendizado. Dê dicas para que ele crie uma rotina de estudos e não desanime durante o processo. Um aluno motivado aprende mais, e para motiva-lo são necessários alguns truques.

    • Incite o debate. Antes de começar cada aula, se pergunte qual é o objetivo dela. Quais são as aptidões que os alunos precisam aprender ao final da aula? Uma boa aula termina com os alunos discutindo, debatendo, não rezando para a aula terminar. Se você apenas informar, o conhecimento não será fixado, mas se você ensinar o caminho e fazer com que o aluno chegue a conclusão com sua ajuda, o processo de aprendizagem foi completo.

 

    • Conheça seus alunos. Saber qual é o público que você está lecionando vai fazer com que você tenha maior êxito para atrair e manter a atenção deles. Dar aula para uma turma que tenha a idade média de 40 anos é diferente de outra, que fale sobre o mesmo assunto, mas que tenha a média na casa dos 20 anos.

 

    • Não seja uma estátua. Ficar parado, sem gesticular ou transmitir emoção é a receita para o fracasso, seus alunos nunca vão prestar atenção em você. Lembre-se que o fato de não estar presencialmente com o aluno faz com que você não saiba onde ele pode estar, ou seja, se ele estiver em casa, existem vários fatores que podem distraí-lo, fazendo com que a experiência dele com a aula seja negativa. Você precisa conquistar o interesse dele.

 

    • Compreender a tecnologia. Se você é um professor de ensino à distância, o computador será o seu companheiro no dia a dia. Você não precisa ser um expert, mas saber identificar e resolver problemas simples, como a falta de conexão com a internet, é necessário.

 

    • Plano de aula. Ter um cronograma e um plano de aulas é extremamente necessário para que você seja um bom professor. O processo de aprendizagem, em longo prazo, é como a construção de uma parede de tijolos: são vários tijolos colocados um após o outro e precisam estar alinhados para que a parede não caia. Cada tijolo é uma aula, a massa é a troca entre o professor e o aluno, enquanto a parede completa é o processo de aprendizagem.

 

    • Conheça a plataforma ead. Saber utilizar a plataforma é fundamental para o processo de aprendizagem do aluno. Abuse de vídeos e infogames, que mudam o panorama da aula, trazendo a novidade multimídia que só uma aula virtual pode fazer.

 

Conhecer a plataforma EadBox e todos os seus benefícios. Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis para testar as ferramentas que vão aprimorar o seu processo de aprendizagem.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

O humor no ead

 

Todos nós já tivemos aquele professor ranzinza, que não sorria para nada. Também tivemos aquele professor que era legal e fazia piadas, não é mesmo? De quem você lembra mais conteúdo? Aposto que é o professor que era mais alegre. É muito mais fácil reativar uma memória marcante do que algo cotidiano, pois aquilo envolveu um sentimento. Ou seja, se você for alegre e engraçado vai facilitar as habilidades cognitivas do seu aluno, fazendo com que, no futuro, ele se lembre de maneira mais fácil do conteúdo que você passou em sala de aula.

Mas cuidado, lembre-se que o importante é o conteúdo e que você é apenas o interlocutor. Não seja aquele professor que não dá aula e fica contando histórias pessoais ou piadas que não possuem ligação com a aula. Mas você pode utilizar estas histórias e piadas para fazer a introdução ou utilizar como exemplos para memorização. Os professores de cursinho pré-vestibular são ótimos nisso.

Você pode utilizar o humor para quebrar um clima mais tenso ou quando o nível de estresse está alto. Mas cuidado, se você colocar isso no momento errado pode desvirtuar os seus alunos e tirar o foco de uma explicação que estava dando resultado.

Por fim, uma das dicas mais valiosas que podemos lhe dar. Mantenha o seu tom sempre otimista e positivo. Pode parecer bobo, mas um sorriso pode mudar a vida das pessoas. Imagine que o seu aluno passou o dia todo sofrendo pressão no trabalho, pegou trânsito para buscar os filhos na escola, furou o pneu enquanto estava chovendo…

Se ao chegar em casa para assistir a sua aula você estiver sorrindo, vai gerar uma experiência completamente diferente de você estar sério e compenetrado.

O conteúdo é importante no processo de aprendizagem, mas devemos lembrar que, por mais que a sala seja virtual, os nossos alunos são reais.

 

CTA Demonstração 1

Banner_Demonstração_Eadbox_2


Categorias