como usar treinamento em vídeo

Veja como usar treinamento em vídeo na sua empresa com nossas dicas

Não se discute a importância dos treinamentos empresariais. Eles já ganharam seu espaço e cada vez mais corporações são adeptas dessas formações. Porém, assim como o mercado evolui constantemente, as instituições também precisam seguir essas novidades. E oferecer treinamentos em formatos multimídias se tornou um bom diferencial. Veja como como usar treinamento em vídeo pode auxiliar a sua empresa nesse processo.

Veja também: Ideias para fazer um vídeo criativo: 3 passos que você precisa conhecer

como usar treinamento em vídeo

Como usar treinamento em vídeo na minha empresa?

Você decidiu que deseja aplicar um treinamento X para sua equipe, mas ainda está decidindo qual método utilizar. Mostraremos os motivos de utilizar os vídeos nesse processo, e como isso pode ser valioso para a sua empresa.

Primeiramente, o gestor da empresa pode decidir por gravar internamente o vídeo ou contratar uma empresa terceirizada para esse trabalho. Além disso, também pode optar por cursos mais específicos ou pelos cursos de prateleira, mais genéricos. Não sabe o que são os cursos de prateleira? Veja aqui se eles não são uma boa opção para você: Curso de prateleira: entenda o que é e quais as vantagens de utilizar em seus treinamentos.

Para cada opção de treinamento existem melhores opções a serem escolhidas. Outro pensamento importante de se ter é mesclar os formatos de conteúdo. Oferecer as videoaulas, opções de materiais extra, avaliações/exercícios, etc.

Cuidado com o tempo dos vídeos!

Para manter o aluno engajado, é preciso contar com treinamentos dinâmicos e interessantes. Aulas com durações muito grandes fazem com que a atenção seja dispersa. O ideal é que os vídeos tenham, no máximo, 10 minutos.

Se o treinamento a ser feito é curto, pode ser realizado em um só vídeo. Porém, caso seja extenso, o ideal é dividi-lo em tópicos e subtópicos. Utilize de outros métodos de ensino intercalados para não ficar cansativo. Imagens, infográficos, cases de sucesso e materiais extras de leitura funcionam muito bem.

Gerenciando o aprendizado

Você ofereceu o curso e os colaboradores estão realizando-o. Porém, para saber se o treinamento foi bem aproveitado, é preciso que haja uma forma de mensurar os seus resultados. Isso pode ser feito por meio de avaliações escritas/online, e também é possível fazer uma espécie de pesquisa de satisfação com os alunos. Assim, eles poderão dizer se ficaram satisfeitos com o que lhes foi ensinado, o que desejam para os próximos treinamentos, o que pode ser mudado, etc. Leve sempre em consideração a opinião dos seus colaboradores. Assim eles poderão se engajar ainda mais.

Confira: Saiba como gravar vídeo aulas com nossas dicas

Colocando em prática o treinamento em vídeo

Agora que você já sabe como usar treinamento em vídeo e os cuidados a serem tomados, resta colocar os conhecimentos em prática. Agora, é hora de:

  • Optar: sua empresa irá produzir o conteúdo ou contará com produção terceirizada?
  • Quais serão os conteúdos a serem oferecidos?
  • Sessão feitos mini cursos ou aulas mais extensas?
  • Qual é o público-alvo do seu curso?
  • Você avaliará o desempenho dos alunos? Como?

E então, já sabe como usar treinamento em vídeo na sua empresa? Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco que poderemos oferecer a melhor solução para a sua empresa!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias