curso de prateleira

Curso de prateleira: entenda o que é e quais as vantagens de utilizar em seus treinamentos3 min read

As empresas já entenderam que para aumentar a sua produtividade, precisam investir em seus colaboradores. E isso significa oferecer cursos, treinamentos e demais materiais para manter em alta o engajamento. Uma opção adotada por várias instituições é oferecer o curso de prateleira.

Ao longo desse artigo explicamos o que é essa metodologia de ensino e quais as vantagens em utilizá-la em sua empresa.

Veja também: Entenda a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas

curso de prateleira

O que é curso de prateleira?

Um curso prateleira é aquele que já está pronto, cujo conteúdo foi previamente desenvolvido. Ele pode ser comprado de uma empresa terceirizada ou produzido anteriormente. Também deve ser incluído no seu programa de treinamento de pessoas.

Utilizar esse material significa que não será necessário um esforço extra para criar um conteúdo criado a partir do zero, mas sim apenas adaptado de acordo com as necessidades da empresa. Em alguns casos essa pode ser, sim, a escolha certa para a sua companhia.

Vantagens dos cursos de prateleira em treinamentos corporativos

Aumento no volume de treinamentos

Por já adquirir o material completo, não é preciso se preocupar com a sua preparação, pesquisa, execução. Ou seja: cabe a empresa apenas aplicá-lo. Essa é uma oportunidade de ampliar o volume de treinamentos disponibilizados de forma rápida.

Porém, antes de aplicar os cursos de prateleira é preciso analisá-los com atenção. Verificar se suas informações não são demasiadamente genéricas ou estão desatualizadas. Caso esteja tudo bem, aplicá-los é uma boa solução.

Outra questão importante é que hoje já existem cursos que permitem a personalização/edição em certos aspectos. Esse é um ponto positivo e, se possível, opte por cursos de prateleira que te ofereçam essas opções.

Custos reduzidos

Por poderem ser utilizados por um número maior de pessoas, eles normalmente são mais em conta do que cursos exclusivos e/ou feitos sob demanda específica. Afinal a produção sob demanda exige trabalho de uma equipe única e exclusivamente para você, o curso de prateleira não sofre com esse empecilho. Um curso de prateleira já chega a você pronto para a distribuição.

Porém, como dito anteriormente: antes de adquirir o material, é preciso avaliar se as informações ali contidas estão atualizadas e corretas.

Complemente a leitura com: Crie seu curso online com nosso passo a passo: do planejamento até o lançamento

Está na hora da sua empresa investir em um curso de prateleira?

Apesar de todas as facilidades do curso de prateleira, é importante lembrar que, ainda assim, é necessário que haja bom um planejamento antes de aplicá-lo. De nada adianta aplicar um curso bom, mas para o público errado. Por isso, antes de aplicar um curso de prateleira, veja se os temas abordados são pertinentes para o seu objetivo.

Se a sua empresa está em busca de um assunto muito específico, é possível que não exista um curso de prateleira sobre esse tema, por exemplo. Por isso esse formato de treinamento é útil para alguns assuntos, mas não para todos.

E você, o que acha dos cursos de prateleira? Já produziu ou foi aluno de um? Conte para nós o que achou!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias