diferença entre treinamento e desenvolvimento

Entenda a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas

Uma das prioridades do departamento de Recursos Humanos de uma empresa deve ser o treinamento e capacitação constante dos colaboradores que compõe o quadro de funcionários. Mas, se a sua empresa começou agora a investir nessa área, pode estar com algumas dificuldades. Principalmente em entender qual o melhor formato de educação corporativa é o ideal. Por esse motivo, preparamos um post para te explicar a diferença entre treinamento e desenvolvimento.

Transforme o desempenho e os resultados da sua empresa, investindo em quem está na linha de frente de trabalho. Confira no post:

diferença entre treinamento e desenvolvimento

Qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento

O investimento em educação corporativa pode e deve acontecer pensando em melhorias e mudanças a curto e a longo prazo. Para esses dois momentos, existem formatos específicos de capacitação: o treinamento e o desenvolvimento.

Ambos trazem benefícios e mudanças para o colaborador, mas principalmente para a empresa. Com funcionários capacitados, seguros e motivados, os resultados são melhores. A atuação no dia a dia fica de acordo com o que a empresa espera de cada um dos membros das equipes.

Você também pode gostar – Saiba como montar um centro de treinamento profissional

Treinamentos corporativos

O treinamento de colaboradores diz respeito a melhora ou aprendizado de algumas habilidades e competências necessárias para uma nova demanda, cargo ou área da empresa.

Por esse motivo, é um tipo de capacitação pontual, que visa mudanças a curto prazo. Os treinamentos também podem ser direcionados para corrigir e melhorar algumas questões, como eficiência, nível de produtividade, gestão de tempo ou melhorar a qualidade do trabalho já realizado por cada um dos colaboradores da empresa.  

Leia mais – Levantamento de necessidades de treinamento: faça com 4 passos

Os treinamentos corporativos podem ser feitos de diversas formas, com palestras e cursos presenciais, a distância ou até mesmo uma combinação de ferramentas que explorem esses dois tipos.

Desenvolvimento de pessoas

Já o desenvolvimento dos funcionários é um estratégia contínua e que gera transformações a médio e longo prazo, tanto para o colaborador e para as equipes, quanto para a empresa e os resultados que ela obtém, como um todo.

Dentro do desenvolvimento profissional estão incluídos também alguns treinamentos, podendo também ser usado o auxílio de um coaching profissional. O desenvolvimento deve ser pensado individualmente para cada colaborador. As necessidades também são únicas e variam de profissional para profissional.

Veja também – Política de treinamento e desenvolvimento: saiba como elaborar para sua empresa

Esse tipo de prática beneficia muito a empresa. Esta passa a contar com profissionais qualificados, mais motivados e engajados e que se sentem parte componente da empresa e dos resultados que ela obtém.

É importante entender a diferença entre treinamento e desenvolvimento, mas investir em educação corporativa não significa investir em apenas um desses tipos de capacitação, mas sim pensar em uma estratégia mais completa, unindo forças para resultados a curto e longo prazo.

CTA Ebook turnover

EBOOK-TURNOVER


Categorias