levantamento de necessidades de treinamento

Levantamento de necessidades de treinamento: faça com 4 passos

Toda empresa, cedo ou tarde, passará por momentos de crise e, às vezes, mesmo com a gestão de crise ainda ficam alguns assuntos a serem resolvidos. Para que o equilíbrio volte a fazer parte do cotidiano da empresa é necessário fazer um levantamento de necessidades de treinamento. Dessa forma, é possível entender as reais necessidades dos colaboradores, equipes e a empresa como um todo.

Veja também: gestão de crise: porque a sua empresa precisa dela.

levantamento de necessidades de treinamento

O que é levantamento de necessidades de treinamento?

O levantamento de necessidades de treinamento é uma prática utilizada pelas empresas para identificar os gaps dentro dos setores. Com esses resultados é montado um treinamento voltado para a resolução dos conflitos e necessidades, tanto individuais quanto coletivas.

Essa atividade é, em certa medida, uma forma de resolver e prevenir situações conflitantes. Resolver por trabalhar com situações já existentes para que elas tornem-se assertivas e prevenir para que as crises não voltem a ocorrer.

Os profissionais de RH que trabalham diretamente com treinamento e desenvolvimento de colaboradores estão mais atentos a esse quesito. Apesar de ser muito necessário dentro das empresas, ainda causa algumas dúvidas, principalmente no momento de colocar em prática. Separamos alguns passos para que você faça o levantamento de necessidades de treinamento:

1- Internalize a missão, visão e valores

Quando uma empresa define sua visão, missão e valores, não é por mero preenchimento de causa. Existe um planejamento por trás, portanto, é necessário levar mais a sério esses pontos.

Não basta apenas ler os três pilares da empresa, é necessário entendê-los e passá-los – de forma transparente –  para os colaboradores. A partir do momento em que todos os colaboradores entendem completamente estes pontos torna-se muito mais fácil a comunicação e argumentação com clientes.

2- Lembre-se das estratégias da empresa

Cada treinamento deve ter sua estratégia bem estruturada, mas ela não deve se distanciar da estratégia da empresa. De preferência que esteja completamente conectada, dessa forma, é possível ter um resultado muito mais satisfatório. Visto que de nada adianta ter um excelente planejamento de treinamento se ele não vai agregar em nada nos objetivos da organização.

3- Levante os reais problemas

É normal que no meio de uma crise os gestores tenham necessidade de solucionar os problemas dos quais eles imaginam de fato o que está ocasionando a crise. Contudo, muitas vezes, os problemas têm raízes mais fundas do que podemos imaginar. Dessa forma, é função do RH entender os reais problemas que ocasionam as crises. É necessário um estudo e análise detalhada de cada setor e equipes, para nenhum erro passe batido e o problema seja solucionado.

4- Analise os problemas e crie soluções

Depois de todo o processo de levantamento de necessidades e a busca pelos reais problemas que a organização está passando, é necessário criar um documento com todos os dados, para ser apresentado a diretoria. Dessa forma cria-se soluções – juntamente com a estratégia da empresa –  para que esse processo seja fechado.

 

Contudo, este processo é um ciclo, após ter colocado em prática é necessário ser sempre analisado, para que os próximos erros que apareçam já estejam previstos e sejam passíveis de serem solucionados.

Gostou desse post? Nos conte nos comentários!

CTA Ebook turnover

EBOOK-TURNOVER


Categorias