importância da gestão do conhecimento

Conheça a importância da gestão do conhecimento3 min read

Já foi o tempo em que as empresas se preocupavam somente com os números e resultados gerados pelos colaboradores. Ainda existem empresas que prezam somente pelo resultado, contudo esse tipo de estratégia acarreta em um ambiente de trabalho exaustivo e nada motivador. Com o tempo, gestores e profissionais de RH notaram a relevância de investir no capital intelectual da empresa. Diante disso, a importância da gestão do conhecimento passou a ser prioridade.

Não é de hoje que esse assunto é abordado, mas ainda assim gera algumas dúvidas quanto ao tema. Portanto, se você quer entender a importância da gestão do conhecimento continue lendo nosso post.

Veja também: ferramentas de gestão de pessoas: conheça 5 para aplicar hoje.

importância da gestão do conhecimento

Qual a importância da gestão do conhecimento?

Antes de mais nada é de extrema importância entender que um colaborador não é apenas mão de obra dentro de sua empresa. Ele é, acima de tudo, um indivíduo complexo que consegue compreender e raciocinar questões profundas. Isso implica também em questões organizacionais, como a elaboração de ideias inovadoras.

Quanto mais capacitado um colaborador estiver, melhor será seus conhecimentos tanto para a realização das atividades diárias quanto em relação às questões interpessoais. A gestão de conhecimento, quando bem aplicada, consegue fazer a intermediação do que será transmitido e o conhecimento adquirido pelo colaborador. Todo esse processo é de grande importância para a empresa que começa a entender o colaborador como capital intelectual.

Além disso, as organizações que investem em gestão do conhecimento tem um ambiente de trabalho muito mais favorável a um bom desempenho. Sendo um facilitador a mais para que o colaborador adquira conhecimento. Dessa forma, ele consegue ter uma performance auspiciosa, tornando-se mais engajado com suas atividades. Consequentemente, o colaborador que se sente bem em desempenhar suas atividades se transforma no principal divulgador da empresa.

Talvez seja do seu interesse: gestão do conhecimento: comece a aplicar em sua empresa.

Tipos de conhecimentos

Para colocar o aprendizado em prática, é sempre bom lembrar que o conhecimento pode ser aplicado de duas formas. O conhecimento explícito e o tático são formas que o ser humano aprende.

Conhecimento explícito

O conhecimento explícito é o que estamos mais acostumados a ter, principalmente em épocas de estudo, como escola, faculdade e cursos livres. Esse tipo de conhecimento é adquirido através de experiências palpáveis, como leitura, por exemplo. Ele é chamado de explícito justamente pelo conhecimento ser transmitido de forma clara e óbvia.

Conhecimento tático

Já o conhecimento tático é um pouco mais complexo. Ele é adquirido através de experiências vivenciadas pelo indivíduo. Portanto, ele é mais subjetivo, pois depende de dois fatores: a forma como o conhecimento é passado e a interpretação do indivíduo.

 

O ideal é que o conhecimento seja transmitido nos dois níveis de complexidade, para que o aprendizado do colaborador seja completo. Ou seja, o colaborador precisa ter treinamentos teóricos e práticos para que consiga internalizar de forma concreta os aprendizados.

Te convencemos da importância da gestão do conhecimento? Quando treinamentos e capacitações são colocados em prática visando os dois níveis de complexidade, os resultados obtidos são mais interessantes. Tanto para o colaborador quanto para a empresa.

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias