Ferramenta de gestão de pessoas

Ferramentas de gestão de pessoas: conheça 5 para aplicar hoje

Gestão de pessoas é um termo amplo e geralmente está relacionado aos líderes e gestores. Em suma é uma gama de variáveis que visam atrelar a estratégia corporativa com a qualidade de vida dos colaboradores. Para colocar isso em prática de forma sustentável e eficaz, existem algumas ferramentas de gestão de pessoas que facilitam todo o processo.

A gestão de pessoas nada mais é que o desenvolvimento contínuo dos colaboradores, tendo em vista sempre o bem-estar coletivo e os resultados da empresa. Para que essa gestão funcione, é necessário que a empresa tenha uma cultura organizacional, processos empresariais bem definidos, assim como um clima interno estável. Tudo isso parece ser complicado demais para o setor de Recursos Humanos colocar em prática. E exatamente por isso que existem as ferramentas de gestão que apresentaremos para você.

Leia também: gestão de equipes: 10 segredos e práticas.

 

Ferramentas de gestão de pessoas

 

Conheça as ferramentas de gestão de pessoas

As ferramentas de gestão de pessoas foram criadas para facilitar o trabalho dos profissionais de RH, líderes e gestores. Conheça as mais utilizadas e saiba como colocá-las em prática:

1. Avaliação de desempenho

A ferramenta tem como finalidade verificar se os colaboradores têm, de fato, conhecimento sobre as atividades que desempenham. Portanto, ela avalia o desempenho individual a fim de mensurar a performance e produtividade dos colaboradores. Com os resultados, os profissionais de RH conseguem direcionar o aprendizado, fazendo com que a gestão seja mais efetiva. Dessa forma, é possível proporcionar um desenvolvimento contínuo.

2. Feedback

É impossível falar de gestão de pessoas e não falar sobre o feedback. Essa é a ferramenta essencial para que a gestão funcione, pois, independente do grau hierárquico, é possível aplicá-lo para entender pontos positivos e negativos.

Com os resultados do feedback, é necessário fazer uma análise para, então, criar estratégias de melhora do desempenho dos colaboradores, líderes e gestores. Além de eliminar os comportamentos sabotadores, individuais ou coletivos.

Veja também: feedback: saiba tudo sobre essa prática.

3. Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional visa entender o nível de satisfação, engajamento e motivação dos colaboradores. As consequências impactam diretamente nos resultados da empresa.

Sabendo como os colaboradores se sentem em relação à empresa e ao clima organizacional, é possível montar estratégias que englobam comunicação interna, melhora nos relacionamentos interpessoais, entre outros.

Veja também: comunicação interna nas empresas: qual a importância e como aplicar.

4. Programas de capacitação

Para que a gestão de pessoas seja feita de forma efetiva é fundamental, antes de tudo, capacitar os colaboradores. Dessa forma, eles se sentem aptos a realizar suas atividades de forma eficaz e assertiva.

Os programas de capacitação são essenciais para que os profissionais se sintam mais seguros. Além de fortalecer a autoestima profissional e melhorar a retenção de colaboradores, os programas de capacitação também diminuem os níveis de turnover.

Veja também: o que é turnover e como resolver.

5. Acompanhamento individual

O acompanhamento individual é muito efetivo quando colocado em prática da forma correta. Com ele é possível ter um desenvolvimento completo, pela proximidade e entendimento individualizado do que precisa ser melhorado

Muitas empresas optam pelo coaching, que é uma técnica que vem funcionando e trazendo resultados positivos para muitas empresas.

Agora que você conhece algumas ferramentas de gestão de pessoas, comece a utilizá-las para transformar o ambiente organizacional da sua empresa.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias