o que é turnover

O que é turnover e como resolver

O que é turnover? Saber esta resposta pode ser a salvação da sua empresa. Ela é o desespero de vários departamentos de recursos humanos de corporações que são gigantes no mercado. Turnover é um termo em inglês que significa, em uma tradução livre, renovação. Quando aplicamos para o RH, interpretamos como o tempo de giro de funcionários dentro de uma determinada função.

Para exemplificar, digamos que você trabalhe como gestor de uma empresa de telemarketing. O turnover destas empresas costuma ser alto, pois os colaboradores não costumam ficar muito tempo dentro da empresa. Entretanto, quando falamos sobre cargos que possuem uma escala para crescimento de carreira, o turnover, também chamado de rotatividade de colaboradores, é menor.

O que é turnover e como ele acontece?

A saída do funcionário de uma empresa não se dá por conta da empresa em si. As demissões, em sua maioria, tem muito mais a ver com o relacionamento dos seus colaboradores. Até mesmo a expectativa de crescimento dentro da empresa está ligada com este índice. Mas afinal, o que é turnover dentro de uma corporação?

O turnover é um cálculo baseado na quantidade de funcionários e na quantidade de empresários demitidos que a empresa possui. Normalmente as empresas com mais de 200 colaboradores fazem um balanço anual. Entretanto, você pode optar por uma quantidade menor de tempo para fazer este balanço em sua empresa.

Veja também: como calcular o turnover.

É sempre válido lembrar que o turnover varia de segmento para segmento. Tudo varia de acordo com o seu plano e modelo de negócios. Uma empresa de telemarketing vai ter uma rotatividade, um turnover, maior do que uma empresa de tecnologia, por exemplo.

Os motivos mais comuns para o turnover

Não é apenas a falta de um plano de cargos e salários que faz com que a rotatividade dentro de uma empresa seja alta. Um dos maiores problemas está na gestão de pessoas, quando um gerente ou supervisor não possui o tato necessário para tirar o máximo dos seus colaboradores. Quando isso ocorre, normalmente o colaborador fica desanimado, pois não se sente desafiado ou motivado, e acaba saindo da empresa.

Isto leva a outro ponto que força o turnover alto na empresa, a insatisfação com o trabalho. Geralmente este ponto é o resultado de uma soma de fatores, como a falta de tato do gestor, falta de um plano de cargos e salários e o clima organizacional ruim. Este último geralmente se dá quando existem problemas pessoais dentro da empresa, ou quando surgem as famosas “rádio peão”, que soltam boatos nos corredores das empresas.

Por fim, o mercado pode ser cruel, principalmente quando ele está aquecido, vai fazer com que você perca alguns dos seus melhores colaboradores. Outros pontos que geram o turnover que estão relacionados com os colaboradores são a falta de experiência e a inadequação ao perfil da vaga, este último é muito importante. Saber identificar o perfil certo para a vaga da sua empresa é fundamental. Imagina que você faz parte da equipe de recursos humanos de uma grande companhia de telemarketing. Em uma das seleções você entrevista uma jovem estudante de direito que está indo para o terceiro ano da graduação, que é extremamente eficiente e capaz. Percebeu que ela possui um caminho traçado para a sua carreira, e que, na maioria das vezes, o tempo que será investido para treinar esta colaboradora será em vão, pois logo ela vai se desligar deste emprego que, para ela, é temporário.

Os impactos do turnover em uma corporação.

Os impactos do turnover

Existem apenas duas situações que podem gerar o turnover em sua empresa: quando a sua empresa demite o funcionário ou quando ele se demite. Este primeiro pode gerar um problema grande em sua empresa. Quando a demissão não é por justa causa, os encargos trabalhistas são custosos para a empresa. Isso pode causar um rombo no caixa quando é feito várias vezes na sequência. O clima organizacional também pode ficar abalado. Quando uma empresa começa a demitir colaboradores sem justa causa tende a gerar comentários de corte de funcionários. A insegurança pode pairar no departamento ou até mesmo na empresa como um todo.

A demissão por justa causa, normalmente tende a ser mais tranquila para a empresa. Uma demissão por justa causa dificilmente vai mexer com o clima organizacional, a não ser o que o motivo da demissão seja algo sabido que os colaboradores façam com frequência, como utilizar e-mail corporativo ou a impressora para fins pessoais.

Recapitulando, o turnover pode ser gerado em duas situações. Cada uma delas traz consigo algumas consequências.

  • Demissão sem justa causa
  • Encargos trabalhistas
  • Clima organizacional
  • Treinamento de novo colaborador
  • Demissão por justa causa
  • Treinamento de novo colaborador

Sim, tem algo novo ali. O treinamento de um novo colaborador deve ser colocado na ponta do lápis antes de demitir um funcionário. O treinamento de um colaborador pode custar caro para a empresa. Encontrar alguém que entre no ritmo da empresa e traga resultados nem sempre acontece de maneira fluida. Para isso é preciso treinar esses colaboradores e encontrar um perfil que se enquadre em sua empresa.

Veja também: treinamento e desenvolvimento de pessoas

Como diminuir o turnover

Uma das maneiras de diminuir o turnover é manter o seu colaborador motivado. Para isso existem diferentes formas. Um plano de cargos e salários ou a capacitação dos seus colaboradores pode ser uma saída. Dar treinamentos para a sua equipe e qualifica-la para as suas funções pode ser o caminho.

Microlearning: a ferramenta ideal para o treinamento corporativo.

O microlearning é uma maneira de fazer isso. Através de pequenos conteúdos em vídeo você consegue transmitir seu o conhecimento para os seus colaboradores. Por exemplo, agora que você sabe o que é turnover, você poderia gravar um vídeo, de no máximo três minutos, explicando o que é turnover e passar isso para os seus colaboradores. É importante lembrar que a informação deve ser direcionada. Este conteúdo, por exemplo, teria como público alvo os colaboradores do RH da empresa. Quanto mais segmentado for o conteúdo, melhor será a resposta dos seus colaboradores.

CTA Ebook produtividade

banner ebook produtividade


Categorias