Calcular e diminuir o turnover

Como calcular e diminuir o turnover

Antes de calcular e diminuir o turnover, é preciso compreender o que significa esta expressão. Quais as principais causas e, principalmente, as suas consequências dentro de uma empresa. Para que você conheça todas as etapas, nós preparamos um material para você identificar algumas falhas. Estes são os fatores que podem resultar em um alto índice de desligamento dentro da sua companhia.

Veja também: Os impactos do turnover em uma corporação.

Agora que você leu o texto e já sabe os impactos do turnover na sua empresa, é hora de dar o próximo passo. Neste texto você vai aprender como calcular e diminuir o turnover. Vamos lá?

Como calcular e diminuir o turnover

Cada empresa é um caso, mas existem muitas teorias e formas de calcular a rotatividade da sua companhia. Para calcular e medir o turnover, você precisa considerar a quantidade de colaboradores admitidos, quantos funcionários foram demitidos e o total de colaboradores da empresa. Assim, você precisa somar as entradas e saídas e dividir por dois. O resultado será ainda dividido pelo número total de funcionários da empresa. Depois, multiplique o valor por 100 para que você chegue à porcentagem. Assim você vai chegar a taxa de turnover da sua empresa.
O ideal é que a taxa de turnover esteja abaixo de 5%. Caso o valor ultrapasse este número, é hora de analisar o que está errado e mudar alguns processos do seu negócio.

É claro, este modelo não serve para todos os tipos de negócio. Alguns teóricos questionam a fórmula acima para empresas que apresentam um grande crescimento ou tem o seu porte reduzido em um curto período de tempo. Entre esses modelos de negócio, temos os callcenter’s, hotéis e até mesmo supermercados, que acabam passando por grandes oscilações dependendo da sazonalidade. É só pensar nas fábricas de chocolate que estão trabalhando a todo vapor nos últimos meses para atender a demanda causada pelo feriado da Páscoa, ou mesmo as lojas que contratam pessoas temporariamente para os feriados de fim de ano.

Os motivos que levam a um alto turnover

Em uma empresa saudável, é natural que ocorra um baixo volume de rotatividade. Espera-se que o nível de contratações aumente enquanto o de desligamentos seja reduzido. Agora que você sabe calcular e diminuir o turnover é hora de pensar em como diminuí-lo. Para que o índice de turnover seja reduzido, é preciso pesquisar as causas que estão levando a tantas demissões. Vale a pena considerar tanto as demissões diretas quanto as indiretas.

Pode parecer óbvio, mas será que a sua empresa está suprindo as necessidades dos seus colaboradores? Vocês conseguem reconhecer e, principalmente, valorizar talentos para que eles consigam ter uma boa performance? Eles são recompensados com um salário condizente as suas funções? O ambiente de trabalho é amigável e favorável para o desenvolvimento dos funcionários? Pode parecer difícil avaliar e julgar todos estes pontos. Por isso, é indispensável realizar uma entrevista de desligamento para descobrir o que motivou o seu funcionário a se desligar da companhia. Isso ajuda a calcular e diminuir o turnover da sua empresa.

Causas internas

Em geral, o turnover possui diferentes causas, que podem ser internas ou externas. As causas internas podem ser divididas em três situações: as controláveis, as semi-incontroláveis e as incontroláveis.

  1. Como você pode imaginar, as controláveis são aquelas em que a empresa pode interferir diretamente, como a remuneração, as condições de trabalho, o treinamento oferecido, o planejamento a médio e longo prazo, as chances de crescimento, a qualidade do relacionamento interno, o trabalho dos gestores, a valorização dos talentos, entre outras situações. Estes pontos interferem diretamente na rotatividade dos colaboradores. Muitas vezes eles podem ser resolvidos com conversas honestas e que possibilitem que o seu funcionário explique o motivo do seu descontentamento.
  2. Nas causas semi-incontroláveis, entram pontos relacionados à postura e ao perfil dos seus colaboradores. Os principais exemplos que podemos citar são o baixo rendimento, pessoas com temperamento complicado, hábitos negativos e insatisfações pessoais.
  3. Já as causas incontroláveis, e que dificilmente terão peso suficiente para causar um aumento considerável no turnover, são representadas por mortes e doenças entre os colaboradores.

Causas externas

Há também as causas externas, que independem das atitudes ou ações da empresa ou mesmo dos colaboradores. Um dos principais problemas é o mercado de trabalho em geral. Ele engloba crises econômicas ou políticas, oferta e demanda de profissionais, oportunidades do mercado, entre outros.

Veja também: Treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Treinamento e especialização

Como você pode perceber, apesar de termos fatores que independem das atitudes da empresa, grande parte dos motivos que levam à insatisfação dos seus colaboradores podem ser resolvidos de maneira fácil. Uma delas é o treinamento e a especialização.

Uma empresa que cresce é resultado de colaboradores bem preparados e atualizados. Eles possuem confiança no seu trabalho e estão satisfeitos. Uma das maneiras de manter os seus funcionários sempre preparados é o treinamento!

Deixe de lado a sua visão de uma sala de reunião cheia e um dia de trabalho perdido para que os seus colaboradores apenas escutem o conteúdo de um instrutor. Não seria ótimo se os seus colaboradores pudessem receber o treinamento de maneira rápida e fácil? Sem depender de um instrutor disponível ou de um espaço físico? Através da plataforma Eadbox, você pode proporcionar conteúdo de qualidade e especializado para os seus colaboradores! O e-learning, utiliza as funcionalidades do ensino a distância e as facilidades da tecnologia para chegar a cada colaborador.

Com a Eadbox, o seu colaborador terá acesso a treinamentos, informações importantes e até mesmo atividades. Ele pode acessar o treinamento de onde quiser, na empresa, através de um computador ou mesmo do seu smartphone! Sem depender da disponibilidade de um grupo de pessoas, o funcionário poderá realizar suas atividades quando preferir e estiver motivado. Isso que aumenta o índice de retenção e repercute diretamente no resultado do aprendizado.

Veja também: Gestão do conhecimento na educação corporativa.

Controle e gestão do treinamento dos colaboradores

Com uma plataforma completamente personalizável, o seu colaborador encontrará um espaço com a cara da empresa. Ela vai oferecer suporte e se tornar um importante canal de comunicação com o seu colaborador. Seu funcionário vai se sentir confortável para deixar a sua opinião e ajudar na análise da sua empresa. Isso também vai colaborar a calcular e diminuir o turnover em sua corporação.

Os gestores também terão a possibilidade de saber quais dos seus colaboradores tem participação mais ativa, a porcentagem de pessoas que realizaram os cursos e como elas se saíram. Desta maneira, é possível perceber em que áreas os funcionários encontram mais dificuldades e, principalmente, reconhecer e reter os talentos da empresa.

Com a Eadbox você terá controle sobre o desenvolvimento dos seus colaboradores de forma fácil e prática, criando um ambiente produtivo e com colaboradores altamente especializados e motivados! O resultado você verá a cada mês no crescimento da sua companhia.

CTA Trial

trial


Categorias