Comunicação interna nas empresas: qual a importância e como aplicar3 min read

A comunicação interna nas empresas sempre foi uma questão de extrema importância, mas vem sendo destaque ultimamente. Ter um alinhamento entre filosofia da empresa e ações cotidianas dentro das equipes faz toda a diferença e isso vem sendo, cada vez mais, notado pelo público externo.

A popularização do uso da internet pelas empresas vem fazendo com que o público interaja mais com a marca. Porém, essa estratégia pode ser um tiro no pé se não for bem realizada. Por exemplo, uma empresa que não tem uma comunicação interna bem alinhada pode levar informações errôneas. Além de que, muitas vezes, os gestores esquecem que os colaboradores são o primeiro contato que o cliente tem com a marca, podendo causar uma primeira impressão ruim.

 

Comunicação interna nas empresas

 

O que é comunicação interna nas empresas?

A comunicação interna nas empresas nada mais é que um conjunto de ações realizadas pelas organizações. Essa comunicação tem como objetivo divulgar as estratégias adotadas pelo corpo diretor.

A comunicação interna é necessária para que os colaboradores tenham ciência das estratégias e planejamentos a serem seguidos. Dessa forma, terão conhecimento prévio de como levar essas informações para os clientes para atingir os objetivos da empresa.

Talvez você se interesse também: ferramentas de comunicação interna: uma lista com 5 opções para sua empresa.

Benefícios da comunicação interna nas empresas

Manter uma boa comunicação interna é de extrema importância para qualquer empresa, pois mantém o ambiente organizacional alinhado com os objetivos da organização. Além das boas práticas, faz com que os colaboradores entendam e sigam o posicionamento da empresa em prol de suas metas.

Dessa forma, cada colaborador consegue ter uma visão e consciência maior das suas funções e a interferência que causa nos resultados. Essa estratégia é a mais eficaz para curto e longo prazo, além de impactar diretamente no lucro da empresa.

Aprenda a aplicar a estratégia em sua empresa

É normal que em momentos de crise – não somente a financeira – os colaboradores tornem-se mais distantes e menos motivados. Quando isso acontece e não é remediado a tempo as consequências têm impacto negativo na empresa.

Para começar a aplicar a comunicação interna nas empresas, reveja estes pontos:

  • Não deixe que boatos e fofocas se espalhem na empresa;
  • Faça com que o colaborador se sinta pertencente a empresa e otimista com o cargo que atua;
  • Faça com que os colaboradores sintam-se confortáveis em pedir ajuda, sugerir melhorias e expor críticas;
  • Faça com que o relacionamento entre os colaboradores, gestores e líderes seja horizontal;

Tornar a comunicação interna parte da rotina da empresa faz com que os colaboradores fiquem mais motivados para atuar em seus cargos.

Veja também: treinamento corporativo: comunicação interna é essencial para o engajamento.

Conclusão

Com pequenas mudanças dentro da empresa é possível mudar o clima organizacional e, consequentemente, os resultados. Quanto mais um colaborador se sentir pertencente e acolhido pela empresa mais engajado ele ficará.

Portanto, comece a investir em comunicação interna em sua empresa e tenha resultados, cada vez mais, positivos. Gostou de nosso artigo? Deixe um comentário com sua opinião.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias