Educação empresarial: saiba o que é e como aplicar em sua empresa3 min read

Ter colaboradores mais capacitados e aptos para realizar as atividades cotidianas faz toda diferença quando o assunto é resultados da empresa. Para que isso aconteça de forma concreta e bem sucedida é imprescindível que a organização invista em educação empresarial. Isso se da pelo fato de que os gestores e profissionais do RH perceberam que apenas benefícios financeiros não eram o suficiente para manter o colaborador motivado.

Gerir pessoas, principalmente em uma empresa grande, não é fácil. Mas, quando se trata de motivação no trabalho, engajamento interno, clima organizacional, a ferramenta que mais faz efeito é a educação empresarial, sem dúvidas.

Leia também: aprenda hoje a criar treinamentos com pedagogia empresarial.

 

Educação empresarial

 

Afinal, o que é educação empresarial?

A educação empresarial vai além de treinamentos corporativos que visam desenvolver habilidades específicas ou para um objetivo pontual. Ela é muito mais ampla e tem como objetivo criar um conjunto de ações que, quando bem trabalhadas, se atrelam às estratégias da empresa. Isso faz com que os colaboradores consigam ter um conhecimento mais abrangente. Além de incentivá-los a inovar no ambiente de trabalho.

A educação empresarial visa oferecer um aprendizado sustentável, ou seja, cria um ambiente que vai além do burocrático. D espaço para que os colaboradores aprendam questões que vão além de suas atividades rotineiras. Como por exemplo, capacitação de liderança, gestão de tempo, organização.

Talvez também seja do seu interesse: aprenda hoje a criar treinamentos com pedagogia empresarial.

Quanto mais os gestores, líderes e profissionais do RH entendem sobre a educação empresarial, mais percebem que o benefício é para os dois lados. Os colaboradores ganham mais experiência que podem colocar dentro e fora do ambiente de trabalho. A empresa ganha em colaboradores mais motivados, produtivos e, consequentemente, melhores resultados.

De nada adianta ter treinamentos focados em atividades cotidianas se o colaborador tem déficit em outras áreas. Em partes, isso ajudará pontualmente e a curto prazo, porém não terá tanto efeito quando pensado estrategicamente.

Benefícios da educação empresarial

Vivemos em um momento de crise financeira e com grandes concorrentes que, muitas vezes, atrapalham no crescimento da sua empresa. Para quem investe na educação dos seus colaboradores os benefícios são grandes, além de saírem na frente de seus concorrentes. Veja alguns:

  • Aumenta a motivação dos colaboradores –  quando o colaborador recebe um treinamento sobre algo em específico ele se sente mais capaz de realizá-lo;
  • Melhora a produtividade individual e coletiva – quando o colaborador conhece bem suas funções mais segurança para colocar em prática;
  • Desenvolve a capacidade de inovação, ampliando a confiança dos colaboradores – tendo pleno conhecimento de suas atividades o colaborador tem mais confiança no que realiza. Além de, com isso, ter mais ideias para inovar o cotidiano;
  • Desenvolve a habilidade de liderança e autogestão –  como a educação corporativa vai além de treinamentos pontuais, é possível desenvolver o autoconhecimento e habilidades voltadas ao indivíduo;
  • Cria uma estrutura de equipe que dá base para uma competição mais vantajosa com os concorrentes;

Agora que você sabe da importância desse tipo de educação dentro do ambiente de trabalho, comece a pensar nas estratégias que a empresa traçou e atrelar aos colaboradores e seus aprendizados.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias