Treinamento de equipe de trabalho: saiba porque utilizar uma plataforma ead

Treinamento de equipe de trabalho: saiba porque utilizar

O treinamento de equipe de trabalho é essencial para que as empresas continuem se desenvolvendo. O problema é que treinar um time precisa de investimento. A visão tradicional é que o treinamento presencial é o único método efetivo para se aprimorar e qualificar colaboradores em empresas. As companhias, em geral, pouco consideram o ensino a distância como uma alternativa.

Porém, o desenvolvimento tecnológico e das plataformas de ensino a distância, o treinamento ao vivo se torna caro e obsoleto. A tecnologia fez surgir programas de desenvolvimento que têm se provado eficazes e consideravelmente mais em conta. Algumas das vantagens da aprendizagem à distância são a economia, a possibilidade do uso mais eficiente do tempo e a maior padronização dos conteúdos transmitidos.

Estas ferramentas tem mostrado que as pessoas podem ser eficientes ao aprendem no seu próprio ritmo. Desta maneira adquirem maior capacidade de retenção das informações. Os funcionários têm uma probabilidade maior de aceitar e engajar em suas funções. Isso devido a maior aceitação da liderança estabelecida na companhia.

Para a empresa, a aceitação dos méritos da formação e do desenvolvimento de todos os níveis empresariais traz mudanças na cultura empresarial. Isso introduz um conceito de investimento em recursos humanos, abrindo a possibilidade de ganhar vantagens com o moral do pessoal e sua motivação.

As empresas estão olhando novas formas de desenvolver o treinamento de equipe de trabalho e envolver os seus funcionários. Tudo isso embasado com um treinamento de qualidade fora do escritório. Para muitas empresas, isso significa um maior investimento em programas de aprendizagem on-demand. Basicamente, o foco é suprir uma necessidade.

Existem vários benefícios para o chamado ead. Com o aprendizado on-demand, as empresas economizam em custos de viagem para treinamento presencial. Bem como sobre o software necessário para realizar sessões de treinamento na web.  As plataformas de ensino a distância possibilitam diversos recursos.

O tempo é outro fator motivador. O treinamento de equipe de trabalho online significa que os representantes de aprendizado e desenvolvimento não precisam perder tempo dando as mesmas sessões de treinamento uma e outra vez. Em vez disso, eles podem simplesmente criar um treinamento online uma vez e atualizá-lo quando necessário.

O formato sob demanda também faz com que os funcionários não precisem abandonar o que estão fazendo para participar do treinamento. Ele mesmo pode encontrar o melhor momento do seu dia para assistir as vídeo aulas, sem reduzir sua produtividade diária.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade

Veja também: aprenda hoje a criar treinamentos com pedagogia empresarial

Como implementar o ead no treinamento de equipe de trabalho

Naturalmente, discutir a necessidade de um programa de treinamento a distância bem-sucedido é fácil. Mas implementá-lo é um outro desafio. É preciso ter alguns requisitos ao desenvolver um programa treinamento de equipe de trabalho através do ensino a distância. Mas, seguindo estes passos, a probabilidade dele ser bem sucedido é alta.

Acessibilidade

A coisa mais importante a lembrar sobre o ensino a distância é que o conteúdo precisa ser facilmente acessível para todos. Naturalmente, isso tem a ver com a plataforma usada para entregar o treinamento. As diversas formas de disseminação do conteúdo acabam por espalhar o conhecimento de forma desregulada. Isso é nocivo para o aculturamento e qualificação. De um modo geral, quanto mais transparente for para os trabalhadores remotos chegarem ao seu conteúdo, mais eficaz será o programa de formação. Por isso, as plataformas ead estão ganhando espaço no mercado, já que unificam todo o aparelhamento de uma aula em um só ambiente virtual.

Mobilidade

Materiais de treinamento também devem ser acessíveis a partir de qualquer dispositivo, incluindo diferentes tipos de smartphones e tablets. O avanço tecnológico colocou à disposição de praticamente todas as pessoas estes gadgets. A maioria dos profissionais de negócios dependem de seus dispositivos móveis para tudo nos dias de hoje. Existem estudos que comprovam que as pessoas ficam cerca de quatro horas diárias de olho nas telinhas.

Há certas considerações, entretanto, que contribuem para a eficácia do treinamento de equipe de trabalho mobile. Em geral, o conteúdo de aprendizagem móvel deve ser apresentado em segmentos curtos, facilmente digeríveis. Também é uma prática recomendada para evitar que os aprendizes móveis sejam superexpostos a conteúdos complexos para consumir.

É preciso entender que o conteúdo de aprendizagem móvel pode ser visualizado em qualquer ambiente. Portanto, geralmente é uma boa ideia trabalhar com tópicos diretos. A forma de apresentações simples que não desordenam a tela ou criam desafios de visualização para os alunos. O microlearning pode ser uma boa saída para este tipo de treinamento, clique aqui para saber mais.

Interatividade

Também é importante manter os alunos à distância envolvidos com conteúdo sob demanda. Como não existem instrutores físicos, com interações face a face, é essencial encontrar estratégias para manter a atenção dos alunos. Uma maneira simples de fazer isso é incluir periodicamente check-ins, ou elementos interativos que exigem uma ação por parte do aluno.

A maneira mais comum de adicionar interatividade ao aprendizado é incluir perguntas ou questionários curtos. Incitar o público a analisar periodicamente as informações, a fim de garantir que ele retenha a informação. Além disso, elementos como pesquisas ou perguntas atualizadas em tempo real promovem um senso de comunidade entre os alunos.

Veja também: comunicação 360: aprenda agora como se conectar com seu funcionário.

Medição

Uma vez que uma empresa começa com o ensino a distância, é fundamental monitorar e acompanhar o desempenho do programa. Novamente, os representantes de aprendizado e desenvolvimento não vão estar presentes para observar o público. Por conta disso os dados de rastreamento do treinamento de equipe de trabalho são essenciais.

Os instrutores e desenvolvedores devem usar análises para medir o sucesso de seu conteúdo. Eles precisam identificar as áreas que podem ser esclarecidas ou melhoradas. Existem certas perguntas que a maioria dos alunos está errando? Se sim, isso pode ser uma oportunidade para ajustar o conteúdo e enfatizar partes do treinamento que estão sendo deixadas de lado, por exemplo.

Comunicação

Provavelmente o ponto mais importante de todos. Um programa de aprendizagem a distância bem sucedido depende de uma forte comunicação. Não importam as métricas e desenvolvimentos do conteúdo de treinamento de equipe de trabalho se os alunos tem perguntas e precisam de esclarecimentos e não conseguem estabelecer contato apropriado com seus instrutores. É importante que eles possam entrar em contato com as pessoas certas, de forma rápida e fácil, para obter as respostas que precisam.

Muitas vezes, os representantes de aprendizado e desenvolvimento devem ser capazes de ajudar. Mas os peritos da matéria devem também estar disponíveis para fornecer à audiência as explicações mais detalhadas quando necessário. Tais princípios de acesso e comunicação são a mola propulsora do engajamento e sucesso dos projetos de ead. O Treinamento de equipe de trabalho estimula o colaborador a buscar aperfeiçoamento sobre os conteúdos que tem disponibilizados.

O ead se adéqua para grandes empresas, gigantes corporativas ou mesmo microempresas.  Também funciona em qualquer ramo de negócio: industrial, comercial, varejo ou organização de serviços. O ensino a distância é um recurso poderoso, flexível, e que oferece soluções baratas e rentáveis para fornecer qualificação. É uma resposta para todas as necessidades de formação e desenvolvimento de colaboradores.

CTA Ebook produtividade

banner ebook produtividade


Categorias