marketing de afiliados

Marketing de afiliados: como marcas estão usando essa tendência3 min read

Se você trabalha na área, provavelmente, já ouviu falar sobre marketing de afiliados. Caso não, essa estratégia vem sendo muito utilizada pelas empresas atualmente. É uma forma de publicidade on-line para que os afiliados anunciem os produtos ou serviços de empresas parceiras. Essa divulgação acontece, pois os afiliados ganham uma comissão em troca de toda publicidade. Pode ser uma comissão através de clique em links, venda de produtos ou serviços, ou mesmo através de ações e campanhas mais pontuais .

Aprofunde-se mais lendo: programa de afiliados: conheça essa estratégia de marketing.

 

Marketing de afiliados

 

De onde vem o marketing de afiliados?

O marketing de afiliados é uma das ferramentas utilizadas dentro da estratégia de marketing digital. Antes de ter as vantagens de hoje, essa estratégia era utilizada através de banners em sites, por exemplo. Porém, esse método tornou-se saturado devido a quantidade de anunciantes que viram oportunidade de lucrar desta maneira.

Foi nesse cenário que o marketing de afiliados surgiu. Como forma de rentabilizar campanhas de forma mais justa e lucrativa. Dessa forma, não é necessário que o site do afiliado tenha números exorbitantes de acessos, sendo assim, a forma de conversão é feita em cima da credibilidade passada ao invés de quantidade de cliques.

Formas como o marketing de afiliados funciona

Ter seu negócio no meio digital não é mais só uma tecnicalidades, mas tornou-se uma necessidade de sobrevivência para as empresas atualmente. Portanto estar presente nas mídias digitais é argumento número um para que a empresa torne-se relevante.

A estratégia de marketing de afiliados nasce e se mantém nesse meio, pois, muitas vezes, apenas a empresa investindo em divulgação própria não alcança resultados esperados. Assim, são necessários parceiros para trabalharem juntos e fazer com que essa prática dê certo.

Essa parceria é fundamentada no ganha-ganha, ou seja, ambos saem ganhando com essa estratégia. Tanto a empresa que angaria lucros com a venda e divulgação e os parceiros que recebem a comissão pela divulgação. A divulgação pode ser feita de várias maneiras, como banners, links, emails marketing, hotsite ou mesmo outras práticas que façam sentido para as empresas envolvidas.

Como o afiliado é comissionado?

Existem várias formas do afiliado ser comissionado, mas isso deve ser combinado anteriormente entre as empresas. Em resumo, você escolhe a melhor forma de promover seu produto ou serviço e a forma de comissionamento. Veja algumas formas:

  • CPA (comissão por ação)

Toda vez que um cliente em potencial clicar no link patrocinado e converter em uma ação concreta há o comissionamento dos afiliados. Essas ações podem ser cadastramento no site, a compra propriamente dita ou alguma ação mais específica acordada entre ambas as partes.

  • CPL (custo por lead válida)

O CPL é muito parecido com o CPA, com a diferenciação de que é a aprovação do Lead. Portanto, o afiliado é beneficiado toda vez que um visitante for redirecionado ao site do anunciante através do seu canal.

  • DPC (duplo clique)

O DPC funciona quando um visitante clica em algum link patrocinado e é direcionado para um site de lista de compras, como por exemplo, o Buscapé. Ao visualizar essa página ele clica novamente em algumas das lojas listadas, contabilizando, de forma efetiva, o segundo clique.

 

O marketing de afiliados possui várias particularidades, mas tanto a empresa quanto o afiliado saem ganhando. Se esse for o seu caso, comece colocando em prática essa estratégia.

 

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias