comunicacao-interna

Treinamento Corporativo: Comunicação Interna é essencial para o engajamento

Equipes capacitadas e preparadas são, sem dúvidas, um diferencial para qualquer empresa. Porém, engajar os colaboradores em treinamentos corporativos para capacitá-los nem sempre é uma tarefa fácil. Neste ponto, a Comunicação Interna é um fator importante – e até decisivo – para o sucesso (ou o fracasso) dessas iniciativas dentro de uma organização.

Neste artigo você irá ler sobre como a Comunicação Interna pode se tornar uma aliada, ao utilizá-la para garantir o engajamento – e assim o sucesso – dos treinamentos corporativos realizados na sua empresa.

Mas o que define um treinamento corporativo de sucesso?

A Comunicação Interna é crucial em treinamentos corporativos, sejam eles presenciais ou EAD. Porém, sozinha ela não fará milagres pela sua organização.

Ao idealizar um treinamento, o RH da sua empresa deve ser estratégico: antes de divulgar a iniciativa para os colaboradores, é preciso ter clareza sobre o objetivo deste treinamento e alinhá-lo às estratégias de negócio.

Assim será possível ter sucesso efetivo com a iniciativa e com uma boa comunicação interna que engaja os funcionários para participar do treinamento.

A importância de pensar a Comunicação Interna aliada ao seu treinamento corporativo

A definição dos objetivos e o alinhamento do treinamento com as estratégias são fundamentais, pois estes são fortes argumentos que indicam o propósito e o resultado que o treinamento trará para o colaborador e para a empresa.

Dessa forma, são um incentivo para aumentar a motivação, a participação e o engajamento com esta ação específica.

Por isso, na hora de divulgar o treinamento, tenha em mente que, ao passar a mensagem para o colaborador, este precisa entender:

  • O objetivo do treinamento no geral e o porquê ele precisa fazer esse treinamento;
  • Os benefícios que este treinamento trará para o seu desenvolvimento profissional à longo prazo;
  • Os impactos positivos que o treinamento terá nas metas e na rotina de trabalho a curto prazo – e consequentemente para suas entregas e os resultados da empresa;
  • As consequências negativas que podem impactar a sua carreira ou seu trabalho caso o colaborador não participe do treinamento.

Caso as questões pontuadas acima não estejam expressas em toda a Comunicação Interna referente ao treinamento, o discurso divulgado pode parecer vazio ao colaborador. E um discurso vazio não engaja ninguém, pois não se estabelece clareza e credibilidade, principalmente na relação empresa-colaborador.

Ou seja, tenha em mente que, caso o colaborador receba a notícia do treinamento e a seguinte frase passe pela sua cabeça: “De novo vou ter de perder meu tempo com um treinamento” a sua Comunicação Interna – e a sua intenção com este treinamento – falharam.

Como montar um Plano de Comunicação para divulgar seu treinamento

Para que o treinamento seja efetivo e traga o retorno esperado à organização as informações precisam não só chegar, mas sim fazer sentido, aos colaboradores.

Por isso, pense que a linguagem durante a divulgação e o próprio treinamento devem ser coesas e trabalhe para conseguir alcance durante a divulgação do treinamento. (Para ler mais artigos sobre a importância do alcance na Comunicação Interna, recomendo a leitura da edição nº22 da Revista digital Cultura Colaborativa, disponível aqui).

Tenha cuidado também ao planejar a divulgação nos canais de comunicação oficiais da empresa, para que as informações do treinamento não concorram ou se confundam com demais informações divulgadas nesses canais.

Neste sentido, organize junto com a área ou pessoa responsável pela Comunicação Interna um calendário, mantendo o controle do que será divulgado e quando.

Além disso, acompanhe as métricas e indicadores dos canais de comunicação para saber se as mensagens estão chegando e sendo retidas pelos colaboradores.

Por fim (mas não menos importante) ao montar um Plano de Comunicação Interna para divulgar um treinamento corporativo na sua organização, é fundamental munir as lideranças de informações bem como sensibilizá-las para incentivar suas equipes a participarem do treinamento. Nesse momento pode ser interessante atrelar metas de capacitação do time para as lideranças.

Os líderes e a comunicação da própria liderança são peças chaves para vencer o desafio do engajamento pois, se eles não estiverem totalmente de acordo com qualquer ação e incentivarem a participação das equipes (especialmente um treinamento) ela não terá êxito.

Espero que estas dicas ajudem a aumentar o engajamento com os treinamentos na sua organização. Para informações sobre montar um planejamento ainda mais completo, recomendo o eBook gratuito “8 passos para montar um planejamento de Comunicação Interna Profissional” escrito em parceria com o especialista em CI Flávio Benetti. Baixe agora!

Cassiane Vilvert é Jornalista, editora do blog e da Revista Cultura Colaborativa e parte do time de Marketing e Comunicação da SocialBase. Texto publicado em parceria com a SocialBase.


Categorias