ferramentas de comunicação interna

Ferramentas de comunicação interna: uma lista com 5 opções para sua empresa3 min read

A comunicação interna é fator principal para o sucesso da empresa. Pois é através disso que os colaboradores, gestores e diretores conseguem manter alinhado todo o trabalho. Além de manter a organização, mantém os profissionais motivados e satisfeitos. Para isso separamos algumas ferramentas de comunicação interna para você começar a colocar em prática.

Pode parecer simples e óbvio falar sobre a importância da comunicação interna, mas apesar disso muitas empresas não dão a atenção que esse assunto merece. Se colocado em uma discussão geral é possível observar que ainda há ruídos na comunicação, o que causa um desconforto generalizado. Além de ser um dos principais causadores do aumento do turnover.

Talvez você se interesse também por: comunicação interna: uma ferramenta para reduzir turnover.

 

ferramentas de comunicação interna

 

Importância das ferramentas de comunicação interna

Quando há uma comunicação entre membros de equipes e setores diferentes na empresa é possível ter uma proximidade maior ao trabalho de terceiros. Além do alinhamento que cada colaborador tem com suas funções. Quanto mais informado o colaborador estiver mais motivado e interessado ele ficará.

Confira as melhores ferramentas de comunicação interna:

Intranet

A intranet já não pode ser classificada como uma ferramenta mais avançada, mas apesar disso é ótima para passar informações. O sistema permite divulgar informações e comunicações internas que apenas colaboradores com acesso podem ver. Essas informações podem ser passadas por email, agenda ou comunicado.

Para empresas que já utilizam, o Intranet se usado de forma eficaz, é um ótimo centralizador de informações.

Jornal mural

O jornal mural é uma das ferramentas de comunicação interna mais antigas e que ainda são utilizadas. Essa ferramentas é impressa como um jornal com as principais notícias e informações internas da empresa. Normalmente é circulado em corredores e refeitórios para que todos os colaboradores possam ter contato com o que está acontecendo.

TV corporativa

Ao contrário do jornal mural, a TV corporativa é uma das ferramentas mais jovens e inovadoras. A idea é muito parecida: informações relevantes e notícias internas são passadas nas TVs. Geralmente é mais atrativo (visualmente) que os impressos.

Nessa ferramenta é possível colocar um grande número de informações sem sobrecarregar o espaço. Dando mais liberdade para os profissionais de comunicação selecionarem o que, de fato, é mais importante para os colaboradores.

Newsletter

A newsletter já é muito utilizada no mundo do marketing e é uma das ferramentas de comunicação interna que pode ser utilizada com eficácia. É possível escolher as datas em que serão mandadas e inovar no formato com as informações mais importantes.

Vídeo conferência

Dependendo da estrutura da empresa e disponibilidades de diretores, gerentes ou líderes, é possível fazer uma vídeo conferência. Assim, mesmo longe há a possibilidade de realizar uma reunião com todas as pessoas que precisam estar ali. Sem que nenhuma informação seja perdida no meio desse processo.

 

Agora você já sabe da importância da ferramentas de comunicação interna e quais são as mais indicadas para colocar em prática. Comece analisando quais são as necessidades da sua equipe e qual a ferramenta que mais se adequa.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias