pesquisa de engajamento

Pesquisa de engajamento: saiba qual é o nível de engajamento da sua equipe

Os níveis de engajamento e motivação dos colaboradores impactam diretamente na produtividade da equipe e, consequentemente, nos resultados obtidos pela empresa como um todo. Uma das maneiras de saber se seus funcionários estão motivados é fazer uma pesquisa de engajamento e analisar os resultados descobrir quais pontos precisam de mais atenção.

Quer entender como está a satisfação dos colaboradores da sua empresa? Veja como usar a pesquisa como uma ferramenta para isso.

 

Pesquisa de engajamento

 

Como o engajamento afeta a empresa?

A satisfação de um colaborador no dia a dia reflete diretamente na forma como ele trabalha. É claro que nem todos os colaboradores satisfeitos entregam o seu máximo, mas o contrário (a insatisfação) pode afetar a produtividade individual e de equipes inteiras.

Mas mais do que isso, o engajamento não significa apenas satisfação. Ele está relacionado ao vínculo de reciprocidade entre o funcionário e empresa, onde aquele atua de forma constante pensando não só no seu trabalho, mas no sucesso do negócio como um todo.

O crescimento da empresa depende muito desses fatores.

Veja também – Como aumentar a produtividade da sua empresa em 5 passos

Quais perguntas incluir na pesquisa de engajamento?

Colocar as perguntas certas em uma pesquisa de engajamento é parte fundamental para que ela seja realmente significativa. É importante também não tentar direcionar as respostas e criar um espaço aberto para o diálogo.

Além disso, os colaboradores precisam se sentir confortáveis para responder a essa pesquisa. Uma sugestão para que isso aconteça é fazer a pesquisa com respostas anônimas.

Alguns pontos importantes de serem abordados:

  • Quais os pontos que o colaborador aprecia na empresa;
  • Satisfação com as lideranças;
  • Ambiente de trabalho;
  • Relacionamento entre a equipe;
  • Quais são os pontos negativos em trabalhar na empresa;
  • Como o colaborador gostaria de crescer, que responsabilidades gostaria de absorver;
  • Que mudanças podem ser feitas nos processos internos;
  • Etc.

Não se esqueça de abrir espaço para sugestões de melhoria. O seu colaborador pode ter alguma ideia muito interessante de melhoria e que seja facilmente aplicável.

Faça algo com os resultados

De nada adianta aplicar uma pesquisa de engajamento e não escutar o que o colaborador tem a dizer. É preciso estar aberto para entender o outro lado e buscar as melhorias solicitadas.

Mesmo em caso de questões que não podem ser mudadas imediatamente, não deixe de dar um retorno. Dessa forma, os funcionários da empresa terão a certeza de que as lideranças estão prestando atenção ao que eles têm a dizer.

Leia mais – Treinamento motivacional: como montar um para sua equipe

Ignorar as questões levantadas pelos colaboradores pode gerar desmotivação e frustração, além de impactar a participação nas próximas pesquisas.

 

Faça desse tipo de prática algo periódico e acompanhe a evolução dos índices de satisfação e insatisfação para que a empresa possa crescer sempre de forma saudável.

 

CTA Ebook turnover

EBOOK-TURNOVER


Categorias