Como aumentar a produtividade da sua empresa em 5 passos

Como aumentar a produtividade da sua empresa em 5 passos

Como aumentar a produtividade da empresa? Essa é a pergunta que todos os empresários, CEOs e diretores buscam responder. Maximizar lucros, elevar resultados e ainda contar com colaboradores engajados. Este é o sonho de toda empresa. A verdade é que a busca por produtividade é uma constante no universo corporativo. De forma um tanto simplificada, a produtividade está relacionada à satisfação e motivação de seus funcionários. Aqui é importante levantar o seguinte questionamento: o que a sua empresa tem feito para tornar o ambiente mais produtivo? Vale lembrar que o sucesso e o resultado do seu time de colaboradores também vai depender do que a sua organização está disposta a oferecer. Parece complicado? Nem tanto. O primeiro passo é identificar possíveis falhas e a partir daí, desenvolver um planejamento estratégico junto com seus funcionários.

Confira agora como aumentar a produtividade em 5 passos

1. Faça com que seus colaboradores entendam e participem das decisões da empresa

Pense no seguinte exemplo: uma empresa funciona como um quebra cabeça e cabe ao gestor entender o encaixe das peças e visualizar quando um dos elementos é colocado de maneira errada. Entretanto, o jogo não pode ser completado apenas pelo gestor. Ele precisa de outras mãos, outros olhares, outras pessoas que entendam da estrutura do quebra cabeça e, assim como ele, consigam enxergar se as peças estão nos lugares certos. É desta forma que deve funcionar o ambiente de trabalho. Este é um dos principais segredos de como aumentar a produtividade.

É fundamental que os colaboradores compreendam a visão estratégica por trás de cada projeto. Eles precisam ter o conhecimento de decisões tomadas pela organização. Os funcionários devem se sentir parte das decisões, desta maneira, eles estarão mais preocupados com os resultados.

Você está pensando em dar um novo passo na sua empresa? Investir em uma nova ferramenta? Adotar um novo plano de negócio? Comunique seu time de colaboradores. Crie um grupo de discussão entre os gestores, supervisores e funcionários; quanto mais pessoas compartilharem da responsabilidade por um determinado projeto mais comprometimento e senso de pertencimento sua equipe terá.

Veja também: comunicação 360: aprenda agora como se conectar com seu funcionário.

2. A importância do clima do organizacional e de colaboradores motivados

Grandes empresas como o Google entendem que o clima organizacional exerce impacto nos resultados, e por isso, investem em programas para motivar seus funcionários. Um exemplo é o Chief Happiness Officer, que significa, numa tradução livre, “diretor de felicidade na empresa”. Este profissional é responsável por monitorar e entender a relação de cada indivíduo com o ambiente de trabalho e assim, desenvolver várias atividades para estimular a felicidade. O Google entendeu que funcionários mais felizes são mais produtivos.

Mas como você pode fazer o mesmo na sua empresa? Você não precisa contratar um Chief Happiness Officer, mas é essencial que seus funcionários sejam motivados. A motivação é a peça chave; o que estamos falando aqui, é que a produtividade está relacionada ao clima organizacional e tudo pode influenciar. A forma como o gestor desempenha seu papel e conduz sua equipe; o relacionamento grupal e também o reconhecimento por meio de um bom plano de carreira, gratificações, feedbacks e treinamentos.

Que tal propor novos desafios para o desenvolvimento da equipe? Uma competição saudável, um reconhecimento pelo alcance de resultados, ou até um treinamento diferenciado com foco no perfil individual e potencial de seu colaborador? É importante destacar que a motivação pode ser usada como trampolim para trazer resultados e reconhecer novos talentos na empresa.

Veja também: como construir um clima organizacional estável e de sucesso.

3. Invista no crescimento profissional e em treinamentos adequados

O treinamento é uma forma de valorizar seus colaboradores e funciona como um motivacional. Uma vez que o funcionário sabe que a companhia acredita no seu potencial e está interessada em investir na sua carreira, seu comprometimento com o ambiente de trabalho será outro. Com toda certeza, ele irá desempenhar sua função muito mais motivado e consequentemente trará mais produtividade para o seu negócio. Esta é uma das maneiras de como aumentar a produtividade.

Não deixe seu funcionário estagnado, ofereça ferramentas e meios necessários para uma boa capacitação. Crie um modelo de gestão com foco na produtividade. Este é um dos segredos sobre como aumentar a produtividade.

Cada vez mais as empresas estão enxergando que investir em mão de obra qualificada é assegurar uma vantagem competitiva para alavancar o crescimento no mercado, além de melhorar a prestação de serviços. Mas como sua empresa pode disseminar conhecimento e treinamentos adequados sem ter gastos elevados?

Que tal investir numa ferramenta de ensino a distância? Além da padronização do conteúdo e da economia; uma plataforma ead pode ser útil para troca de informação e conhecimento. Outro ponto é que ela certamente ajudará para melhorar a comunicação e feedback entre gestores, supervisores e funcionários. Lembre-se: o principal segredo para o crescimento e sucesso do ambiente corporativo é o seu funcionário.

Veja também: aprenda hoje a criar treinamentos com pedagogia empresarial.

4. Priorize uma gestão humanizada

Um ambiente estressante, longas horas de trabalho, acúmulo de tarefas, cobranças exacerbadas e ausência de uma liderança eficiente; são alguns dos fatores que corroboram para uma cultura de trabalho improdutiva. Bons gestores observam todas estas questões e pensam em métodos para desenvolver as competências de seu pessoal.

O papel do gestor e dos supervisores dentro de uma organização não é apenas delegar tarefas e cobrar por resultados. Mas, sobretudo, compreender como aumentar a produtividade dos seus colaboradores. É a capacidade de desenvolver ações em prol do desempenho e de resultados mais efetivos. Quando mais a produtividade aumentar, melhor será o gestor.

Já passou o tempo da gestão “mão de ferro”. O que as empresas precisam são de lideranças que não estejam apenas focadas em exigir mão de obra e metas. Uma das funções é auxiliar como mediador entre empresa e funcionário, escutar novas ideias, opiniões e até críticas. Uma iniciativa interessante para compreender como os colaboradores enxergam a organização é realizar enquetes e pesquisas internas a fim de saber qual a percepção que eles têm sobre a gestão e o ambiente de trabalho.

Veja também: aumente a produtividade da sua empresa através do EAD.

5) Mantenha seus colaboradores informados e evite desvios de informações

Não confie apenas no boca a boca. É imprescindível que o funcionário saiba o que acontece na empresa por meios seguros, desta maneira, você evita desvios de informações. O boca a boca pode acabar transmitindo mensagens erradas ou incompletas. Toda empresa precisa que a comunicação corporativa seja eficiente para estabelecer um vínculo entre funcionário e gestor. Assim, é preciso definir uma forma viável; pode ser por meio de reuniões semanais ou mensais; boletins informativos ou até mesmo por um e-mail corporativo. O importante é garantir que o colaborador fique sabendo das decisões e andamento da companhia através de seus superiores e não por outros funcionários, pois assim, ele vai sentir clareza, confiança e objetividade no local de trabalho.

CTA Ebook produtividade

banner ebook produtividade


Categorias