feedback

Feedback: saiba tudo sobre essa prática

O feedback é uma prática muito importante para os gestores e suas equipe, dentro das empresas. Muitas vezes esse retorno positivo ou negativo sobre algo acaba ficando diluído em situações do dia a dia. Então será que existe mesmo essa necessidade de formalização?

 

feedback

 

O que significa feedback

Quando falamos em feedback, estamos nos referindo ao retorno em relação ao trabalho realizado, principalmente aplicado ao ambiente corporativo. Ele nada mais é do que uma avaliação, que pode ser de um grupo ou individual sobre o desempenho de cada colaborador.

Essa é uma das ferramentas mais importantes quando falamos em gestão de equipes, de medição de resultados e que visa a busca de melhorias contínuas.

Qual a importância do feedback?

Ninguém gosta de trabalhar às escuras, certo? É importante estar ciente da visão dos superiores em relação aos pontos que podem ser melhorados e em relação ao que está funcionando muito bem.

O feedback é importante não somente para cada colaborador individualmente. Mas também para o gestor (por isso o feedback deve ser bidirecional) e para o funcionamento da estrutura organizacional como um todo.

Veja mais – Frases de incentivo: saiba porque aplicar no trabalho

Feedback positivo e negativo

O retorno deve ser composto por conselhos e críticas construtivas. Deve funcionar como um estímulo e motivação, abordando pontos positivos ou negativos. Normalmente, se os feedbacks são programados para acontecer dentro de um período específico, é provável que o retorno seja um mix desses dois tipos:

Positivo

Quando as metas e resultados são alcançados é fundamental reforçar no momento de feedback. Para que o funcionário se sinta reconhecido e motivado a continuar se esforçando para alcançar os resultados esperados.

O feedback positivo é essencial para projetos em grupo. Deve ser dado pelo líder sempre que a sua equipe conseguir atingir uma meta traçada, para manter o engajamento.

Negativo

Esse tipo de feedback pode ser para correção de postura ou cobrança de resultados. Quando uma equipe ou colaborador fica abaixo do esperado, não conseguindo alcançar os objetivos, mesmo tendo todas as ferramentas para isso.

O feedback negativo é muito importante, mas deve ser feito com sensibilidade e cuidado, para não gerar colaboradores frustrados e desmotivados.

Como fazer feedback com a equipe

O feedback deve ser realizado pelo superior direto, alguém que acompanha o dia a dia, posturas e entregas de quem será avaliado.

Para que a avaliação seja justa, o líder precisa manter um padrão do que é avaliado em cada colaborador. Devem ser abordados os pontos positivos e negativos, as conquistas conjuntas e individuais.

É importante que o feedback seja documentado. Hoje existem muitos sistemas de gestão que oferecem a possibilidade do registro de forma online. Mas você pode trabalhar com um modelo mais simples, um arquivo em word ou excel, com as metas traçadas no feedback anterior. As evoluções do funcionário e um resumo do que foi conversado e será revisto na próxima conversa.

Não se esqueça que estar na posição de líder significa estar pronto também para ouvir. O colaborador deve se sentir confortável para falar com o gestor sobre críticas e pontos que podem ser melhorados no relacionamento e processos internos. Os colaboradores são as pessoas que estão na linha de frente e que têm muito a agregar com ideias e apontamento de falhas.

 

Feedback significa retorno e não existe retorno sobre o que não foi alinhado anteriormente. Ou seja, o feedback deve estar atrelado a pontos pelos quais os colaboradores já esperam que sejam cobrados.

 

EADSummit

Eadsummit


Categorias