O papel da liderança nas organizações e sua influência

O papel da liderança sempre foi muito discutido no mundo corporativo, visto que existe a percepção da importância da figura do líder dentro da empresa. O líder é peça essencial dentro das equipes, pois ele é o responsável por fazer a mediação entre os liderados e os objetivos da organização. Dessa forma, o líder tem como principal atividade a gestão da execução do trabalho dos colaboradores. A fim de que sejam alcançadas as metas, além de otimizá-las e dinamizá-las.

Leia também: treinamento de líderes: um passo a passo para aplicar em sua empresa.

 

papel da liderança

 

Qual o papel da liderança no ambiente organizacional?

O papel da liderança dentro das empresas não está relacionado apenas ao profissional responsável pela mediação de performance de equipe. É, além de tudo, o profissional que estará presente no cotidiano dos colaboradores, bem como no acompanhamento de suas atividades. Portanto, seu principal papel é auxiliar os colaboradores através de exemplos, um profissional experiente e que deve ser levado como modelo.

Talvez seja do seu interesse: liderança: aprenda a praticar e inspirar sua equipe.

A liderança é o principal medidor de sucesso dentro de uma empresa. O papel do líder está diretamente ligado ao andamento dos processos internos. Assim como agente de estímulo dos colaboradores para realização de suas atividades. Portanto, se a empresa ficar sem uma liderança adequada à sua realidade, as consequências podem ser catastróficas. Os líderes são os protagonistas do sucesso, pois são eles quem têm o poder de motivar e auxiliar os colaboradores.

Portanto, o líder pode ser comparado com um maestro de um concerto. Isso devido ao papel que desempenha, harmonizando o cotidiano das organizações, colocando em equilíbrio as atividades dos colaboradores, suas necessidades, dúvidas e as metas da empresa. Todo esse malabarismo para que os processos internos de cada área funcione de forma assertiva a fim de atingir os melhores resultados.
Benefícios de um líder

Ter um líder dentro das equipes faz com que o cotidiano seja mais fluido e beneficie tanto os colaboradores quanto a empresa. Veja alguns benefícios e como um líder influencia nos resultados da empresa:

Aumento da produtividade individual e de equipe

Quando o papel da liderança é bem exercido, os colaboradores conseguem atingir um nível de produtividade. Isso faz com que a equipe como um todo consiga trabalhar por igual mantendo a qualidade da entrega.

Retenção de talentos

Manter os colaboradores dentro do quadro de funcionários é um desafio para qualquer empresa. Quanto mais o colaborador se sentir pertencente, engajado e motivado, menores as chances dele se desligar da organização.

É claro que a rotatividade de colaboradores depende de uma variedade de fatores. Contudo, a presença de um bom líder faz com que o cotidiano da equipe seja mais leve e harmoniosa, tornando assim o processo de motivação mais fácil.

Leia também: o que é turnover e como resolver.

Tomada de decisão mais assertiva

Um dos papéis cruciais de todo líder é a tomada de decisão. Quanto mais bem treinado ele estiver, melhores serão as decisões que ele tomará, pois um líder tem conhecimento sobre o planejamento organizacional, bem como das estratégias e cotidiano dos colaboradores.

Portanto, agora que você tem conhecimento sobre o papel da liderança dentro do ambiente organizacional, comece a pensar no planejamento de treinamento para líderes!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias