treinamento de liderança

Treinamento de líderes: um passo a passo para aplicar em sua empresa

Uma empresa depende da postura de seus líderes para engajar o restante dos colaboradores e atingir os objetivos traçados. E não é porque alguém chegou a um nível da carreira onde é gestor de uma equipe que os aprimoramentos de diversas aptidões devem parar, muito pelo contrário. Gestores são modelos para as equipes que coordenam e por isso o treinamento de líderes é tão importante no mundo empresarial.

Saiba qual é o passo a passo para conseguir aplicar esse tipo de ferramenta na sua empresa:

 

treinamento de líderes

 

Treinamento de líderes

O treinamento para líderes é uma ferramenta muito importante para a área de Recursos Humanos de qualquer empresa. Tanto para identificar colaboradores que têm esse tipo de perfil para promoções e nomeação de cargos de gestão, como para aqueles que já ocupam esses cargos.

Para adaptar o melhor treinamento para cada gestor, é importante entender qual é o perfil de liderança que essas pessoas têm. Existem vários estilos de liderança, para cada situação e projeto pode haver um tipo ideal. Conheça características e diferenças de cada um no nosso post completo sobre o tema.

Capacitar os líderes internamente significa uma melhora da comunicação entre os gestores e destes com as suas equipes, além de potencializar os resultados obtidos para a empresa.

Como treinar lideranças?

1 – Analise o que precisa ser melhorado

Um dos principais passos para um treinamento de líderes ser efetivo é entender quais são os pontos que necessitam de melhorias. Você pode perceber pontos que se destacam em todos os líderes para trabalhar com treinamentos em grupo. Mas se preocupe também com uma avaliação individual mais completa e direcionada para cada perfil.

2 – Dê feedbacks

A análise é extremamente importante para um melhor entendimento de cada contexto, de forma individual. Mas o próximo passo é tão fundamental quanto. Converse com o líder ou colaborador que está pleiteando o cargo, para que ele saiba em que pontos precisa melhorar.

Não se esqueça de dar também um feedback positivo, ressaltando os pontos que o colaborador desenvolve muito bem e que merecem destaque. Isso o manterá motivado a seguir em frente.

Veja também – Feedback: saiba tudo sobre essa prática

3 – Desenvolva um plano de carreira

Depois de analisar quais pontos precisam ser melhorados e de conversar com o líder ou com o líder em potencial. É importante definir metas de melhoria e também quais serão os meios e ferramentas fornecidas ao colaborador para alcançá-las.

Essa é uma forma de formalizar o que foi alinhado, manter o líder engajado e, sobretudo, ajuda a reter os talentos que já estão dentro da empresa.

 

Sempre auxilie os gestores de sua empresa a serem profissionais cada vez mais qualificados, através de programas de treinamento de líderes. Benefícios e reconhecimento também devem fazer parte do ambiente empresarial que o seu negócio proporciona.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias