tipos-de-liderança

Estilos de liderança: entenda as diferenças

Liderança é um tema que sempre é muito relevante e discutido, mas nem todos sabem as diferenças entre os estilos de liderança. Líder não é aquela pessoa que exerce um cargo superior aos demais, mas sim um indivíduo responsável por um grupo de pessoas (mesmo que seja pequeno). Sim! Sob essa perspectiva, uma mãe pode ser a líder de uma família, assim como um Coronel é líder de um batalhão e, como no exemplo, são estilos de liderança diferentes.

 

Estilos de liderança

 

Os tipos de líder são diversos – com algumas habilidades parecidas e outras bastante discordantes. Mas, o que os bons líderes sabem fazer? Eles levam o grupo a trabalhar por um objetivo em comum.
Ainda que não exista uma regra (lembre-se: existem vários estilos de liderança), geralmente, um líder tem algumas características marcantes:

  • Saber ouvir atentamente, inteligência emocional, forte relacionamento interpessoal;
  • Esqueça a ideia antiquada do líder autoritário – você precisa conhecer a equipe, ela tem informações valiosas que são acessíveis somente se você souber ouvir;
  • Ter empatia;
  • Saber entender os pontos fortes e fracos (seus e da sua equipe);
  • Uma equipe é composta por pessoas, com qualidades e defeitos – não existem seres humanos perfeitos. O autoconhecimento é fundamental na organização de uma equipe;
  • Dar valor ao potencial dos outros;
  • Ter senso de urgência e senso crítico.

As últimas habilidades se confundem quando colocadas dessa maneira. A primeira delas (senso de urgência) é a que te diz quais são suas prioridades, o que é preciso resolver primeiro e qual a parte do projeto deve estar perfeita (e qual não precisa ser). A segunda delas, é a habilidade de resolver crises. Um bom líder mantém a calma durante a tempestade, indicando à equipe em quem se inspirar e quem procurar em momentos difíceis.

Os estilos de liderança que vemos nas empresas

Tendo essas características em mente, quais são os tipos de líderes, quais os estilos de liderança? Cada pessoa tem uma forma de lidar com as situações, então, podem existir quase infinitas possibilidades de liderança, todas com algum sucesso. Todavia, esse guia te ajudará a compreender melhor qual tipo de líder você pode ser.

Líder exigente

Este estilo de liderança pode tornar os momentos de tensão ainda mais críticos. Geralmente bastante experientes, os líderes exigentes são confiantes e seguros de si, um ponto forte para uma equipe que sabe em quem confiar.

O autocrático

Este líder é praticamente autosuficiente, sem consultar o resto da equipe, toma todas as decisões para si, distanciando-se da equipe. Este perfil possui uma grande eficiência na entrega de projetos, ainda que com alto teor de estresse. Este estilo de liderança tem foco em resultados.

O liberal

Deixa que a equipe decida por si. Cada um é responsável por suas atividades. Este líder inspira confiança e empurra a equipe para que resolvam seus próprios problemas, deixando uma organização mais orgânica.

O visionário

Estilo de liderança empreendedor, sempre um passo à frente do mercado. É responsável por encontrar e assegurar as boas oportunidades. Distribui as atividades de forma justa e eficiente. Este líder reconhece a importância de cada um na equipe.

O democrático

Sempre ouvindo e debatendo as ideias que surgem durante o projeto, este líder tem boa inteligência emocional. Motiva a equipe incentivando os feedbacks. Normalmente os projetos sob esse estilo de liderança não são tão estressantes.

O motivador

O estilo de liderança motivador é caracterizado pelo otimismo. Mantém o estresse geral baixo, sempre amenizando as dificuldades com bom-humor.

Conclusão

É importante dizer ainda mais uma vez: não existe certo ou errado dentro dos estilos de liderança. Na verdade, cada maneira de liderar é necessária para diferentes momentos e equipes dentro de uma empresa. Por vezes, um líder democrático é a solução, por outras − quando é necessário um autoritário, por exemplo – é um perfil que pode não funcionar.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias