e-learning

E-learning: tudo o que você precisa saber

O e-learning nada mais é do que a modalidade da educação que é feita através de plataformas virtuais. Portanto, essa forma de ensino é categorizada pela quebra de barreiras físicas para que o aprendizado seja efetivo. Apesar de muitas pessoas ainda terem um pouco de desconfiança com o e-learning, esta modalidade vem trazendo benefícios tanto para o aluno quanto para a instituição. Atualmente, a modalidade de ensino a distância é a que mais vem crescendo.

A nova geração de alunos não está mais se adaptando com a educação tradicional, que da forma como é feita não condiz com a realidade atual. Desta forma, a nova modalidade vem agregando no aprendizado multidisciplinar e multifocal da geração Z.

 

e-learning

 

Evolução do e-learning

O e-learning em sua essência é a educação eletrônica, ou seja, a educação através de uma plataforma virtual de aprendizagem. Essa modalidade, no geral, é usada quando o ensino é totalmente a distância. Vemos alguns casos em universidades brasileiras, em que há uma mistura do ensino presencial e do ensino a distância. Nessas situações ele deixa de ser chamado de e-learning e passa a ser chamado de blended learning.

Com a evolução da tecnologia, a modalidade foi se adaptando aos novos meios de atuação. Antes, o que era apenas uma plataforma para acesso aos estudos e aos materiais, hoje ela possui muito mais recursos. Além do acesso remoto, é possível que o aluno e tutor tenham um acompanhamento completo do desenvolvimento do seu aprendizado, entendendo quais sãos os seus pontos fortes e pontos fracos, tudo isso sem sair da frente do computador. Se você quer saber mais de como a modalidade a distância funciona na educação veja nosso artigo completo sobre o assunto.

Se engana quem acha que o e-learning só funciona para a educação, a modalidade está presente em empresas também. Veja como funciona:

O e-learning dentro das corporações

É a modalidade de ensino aplicado a empresas. A educação corporativa sempre foi um assunto importante, mas ultimamente os empresários e gerentes de RH têm pensado em novas formas para treinar seus colaboradores.

A educação corporativa é mais complexa do que apenas um treinamento. É uma estratégia utilizada para alcançar uma maior competência e habilidades pessoais e profissionais dos indivíduos que compõem a empresa. Isso faz com que a médio e longo prazo a empresa consiga atingir metas e objetivos estipulados, com a organização se destacando diante dos concorrentes.

Veja também: a importância do e-learning corporativo.

Atente-se a plataforma

Seja voltada para educação ou empresas, a plataforma é o ponto principal para a qualidade de ensino.
Apesar do conteúdo ser uma das coisas mais importantes para o e-learning, é a plataforma que dará os moldes para ser uma modalidade bem sucedida. Não adianta nada você ter o melhor conteúdo disponível no mercado se a plataforma usada não atende suas expectativas.

Quanto mais funcionalidades ela tiver, melhor. Então, analise se a plataforma possibilita criação, gerenciamento e personalização.

Portanto, se sua intenção é começar a investir em e-learning faça uma lista das suas necessidades e busque a melhor plataforma que atenda suas demandas.

Veja também: dicas de Design Instrucional para um E-learning Efetivo.

 

CTA Demonstração 2

demonstração eadbox


Categorias