e-learning

E-learning: tudo o que você precisa saber

O e-learning nada mais é do que a modalidade da educação feita por meio de plataformas virtuais. Portanto, esta forma de ensino é categorizada pela quebra de barreiras físicas, para que o aprendizado seja efetivo, flexível e acessível.

Apesar de muitas pessoas ainda terem um pouco de desconfiança  e resistência a respeito do e-learning, esta modalidade vem trazendo benefícios tanto para o aluno quanto para a instituição. Atualmente, a modalidade de ensino a distância é a que mais vem crescendo.

A nova geração de alunos não está mais se adaptando com a educação tradicional, pois a forma como é feita não condiz com a realidade atual. Desta forma, a plataforma e-learning vem agregando valor no aprendizado multidisciplinar e multifocal da geração Z.

 

e-learning

Está por fora do assunto e deseja saber mais sobre este revolucionário e cada vez mais popular processo de aprendizagem? Confira nosso artigo e saiba quais são as vantagens da plataforma e-learning.

Confira também: A importância do e-learning corporativo

O que é e-learning?

O e-learning, em sua essência, é a educação eletrônica, ou seja, a educação por meio de uma plataforma virtual de aprendizagem. Esta modalidade, no geral, é usada quando o ensino é totalmente a distância. Vemos alguns casos em universidades brasileiras, onde há uma mistura do ensino presencial e do ensino a distância. Nessas situações, ela deixa de ser chamada de e-learning e passa a ser chamado de blended learning (ensino híbrido).

Com a evolução da tecnologia, a modalidade foi se adaptando aos novos meios de atuação. Antes, o que era apenas uma plataforma para acesso aos estudos e aos materiais, hoje ela possui muito mais recursos. Além do acesso remoto, é possível que o aluno e tutor tenham um acompanhamento completo do desenvolvimento do seu aprendizado, entendendo quais sãos os seus pontos fortes e pontos fracos, tudo isso sem sair da frente do computador. Se você quer saber mais de como a modalidade a distância funciona na educação, veja nosso artigo completo sobre o assunto.

A importância do e-learning para empresas

Engana-se quem acha que o e-learning só funciona para a educação: a modalidade também está presente em empresas de diversos portes e áreas de atuação. O e-learning corporativo é a modalidade de ensino aplicado a empresas. A educação corporativa sempre foi um assunto importante, mas ultimamente os empresários e gerentes de RH têm pensado em novas formas para treinar seus colaboradores.

A educação corporativa é mais complexa do que apenas um treinamento. É uma estratégia utilizada para alcançar uma maior competência e habilidades pessoais e profissionais dos indivíduos que compõem a empresa. Isso faz com que a médio e longo prazo a empresa consiga atingir metas e objetivos estipulados, com a organização se destacando diante dos concorrentes.

Confira: Dicas de Design Instrucional para um E-learning Efetivo

Atente-se à plataforma de e-learning

Seja voltada para educação ou empresas, a plataforma é o ponto principal para a qualidade de ensino. Apesar de o conteúdo ser uma das coisas mais importantes para o e-learning, é a plataforma que dará os moldes para ser uma modalidade bem sucedida. Não adianta nada você ter o melhor conteúdo disponível no mercado se a plataforma usada não atende suas expectativas.

Quanto mais funcionalidades ela tiver, melhor. Então, analise se a plataforma possibilita criação, gerenciamento e personalização. Portanto, se sua intenção é começar a investir em e-learning, faça uma lista das suas necessidades e busque a melhor plataforma que atenda às suas demandas.

Principais tendências do mercado EaD

A alta demanda, os avanços tecnológicos e a necessidade de qualificação de estudantes e profissionais levaram a um contínuo aperfeiçoamento do ensino a distância. Atualmente, algumas tendências fazem parte do universo e-learning. São elas:

  • Sala de aula invertida

A sala de aula invertida consiste em um método oposto às formas convencionais de aprendizagem, no qual o aluno acessa o material de aula antes da aula presencial. A partir de então, é possível que o aluno esteja previamente a par do assunto, algo que facilita muito a interação durante a aula.

  • Big Data

O Big Data é um conjunto de dados em massa, que têm como objetivo seguir sistemas que analisam e extraem inteligência a partir de um grande volume de dados. Basicamente, trata-se de uma forma automatizada de melhorar o relacionamento entre professor e aluno. Os dados fornecidos são armazenados e analisados, proporcionando informações precisas e relevantes do aluno, como desempenho, perfil, comportamentos e muitos outros.

  • Blended learning

Também conhecido como b-learning, o blended learning (em português, ensino híbrido) é um sistema que tem como finalidade oferecer conteúdos em sua grande parte transmitido via cursos online. Ao mesmo tempo, o blended learning conta com atividades presenciais, unificando duas metodologias de forma prática e acessível.

  • Mobile Learning

É impossível imaginar nosso dia a dia sem um smartphone. Nos últimos, houve um crescimento notável no uso de dispositivos móveis para acessar a Internet. Nesse cenário, o mobile learning ou mlearning é uma forte tendência no mercado de ensino a distância, reduzindo tempo, flexibilizando o aprendizado e oferecendo atualizações mais rápidas de conteúdo.

  • Aprendizagem adaptativa

Outra tendência do mercado EaD é a aprendizagem adaptativa, uma metodologia voltada para as necessidades particulares de cada aluno, personalizando conteúdo e proporcionando uma experiência de exclusividade. A intenção é moldar aulas de acordo com o perfil do aluno, levando em consideração suas habilidades, conhecimento, dúvidas etc.

  • Gamificação

A gamificação é uma das propostas mais interativas e produtivas para gerar engajamento entre professor e aluno. Esta ferramenta consiste na criação de conteúdos sob forma de games. Esta ferramenta é excelente para o despertar interesse dos alunos e tornar o processo de aprendizado ainda mais eficiente.

Dicas para otimizar vídeos de e-learning

  • Aposte em vídeos curtos e interativos (microlearning)
  • Defina um planejamento estratégico
  • Seja claro e objetivo
  • Utilize exemplos práticos para ilustrar situações, fornecendo fontes e dados
  • Disponibilize um breve resumo a respeito do seu conteúdo
  • Inclua transcrições nas suas videoaulas
  • Seja criativo e original

O  e-learning é um modelo de ensino cada vez mais utilizado por estudantes e empresas de todo o Brasil. Gostou do nosso post? Assine o blog da Eadbox e fique por dentro de todas as novidades do mercado EaD ou entre em contato conosco!

CTA Demonstração 2

demonstração eadbox


Categorias