como motivar funcionários

Como motivar funcionários: leia essas 5 dicas3 min read

A satisfação está diretamente relacionada com o nível de motivação dos colaboradores de qualquer empresa. Você já parou para pensar em como motivar funcionários e como isso pode impactar nos resultados e crescimento da empresa?

 

Como motivar funcionários

 

Dicas para motivar os colaboradores

Existem muitas ferramentas e recursos para motivar os funcionários de uma empresa. Para escolher qual é a melhor opção (ou opções) para a sua organização, é preciso primeiro identificar os pontos de melhoria.

Em empresas maiores, é fundamental contar com um gestor bem preparado e que conhece a própria equipe, para que ele seja o ponto focal deste trabalho motivacional.

Leia também – Treinamento de líderes: um passo a passo para aplicar em sua empresa

1. Trate cada colaborador de forma individual

Não se esqueça que estamos sempre lidando com pessoas. Cada funcionário é único e vai ter necessidades, expectativas e anseios também individuais. Por isso, faça uma análise de cada um deles para saber o que pode funcionar melhor e vá observando os resultados.

2. Dê feedback

Ninguém gosta de trabalhar no escuro e sem saber se o que está fazendo é satisfatório ou não. Feedbacks, positivos ou negativos, são uma das formas mais simples de manter alguém motivado. Mas, principalmente, nunca se esqueça de elogiar quando um colaborador faz um trabalho excepcional.

Determine uma frequência para sentar e conversar com cada colaborador e cumpra esse tempo. Pode ser uma vez por mês, uma vez a cada três meses… Sinta o que funciona para a sua equipe.

Separe um tempo dessa conversa também para escutar. Dessa forma, os colaboradores percebem que a empresa tem interesse no que eles têm a dizer. Nesse momento você também cria a possibilidade de entender o que deixaria esse funcionário mais motivado.

3. Estimule novas responsabilidades

Um dos motivos do desânimo de um colaborador pode ser a rotina de trabalho. Para mudar isso, sempre que sentir a abertura, delegue responsabilidades entre os membros da sua equipe e os envolva em projetos novos. Conheça cada membro da sua equipe para dividir essas responsabilidades de acordo com o perfil de cada um.

Só tome cuidado para não exagerar: delegue funções e tarefas que estejam dentro do nível desse colaborador, para que ele não sinta que está entregando muito trabalho para a empresa sem ter o retorno e reconhecimento que espera.

4. Saiba reconhecer

Complementando o ponto anterior, o reconhecimento é a moeda mais importante para a motivação. Como motivar funcionários sem isso? Não há como. Sempre que novas oportunidades e novas posições surgirem dentro da empresa, saiba reconhecer quem vem fazendo um ótimo trabalho.

Nem sempre é possível dar esse tipo de reconhecimento, mas a motivação também pode ser estimulada com detalhes. Elogie e celebre as conquistas e metas atingidas pela sua equipe.

Veja também – Treinamento motivacional: como montar um para sua equipe

5. Estimule um ambiente saudável

Nós passamos boa parte do nosso dia no trabalho. E não há como se sentir bem em um ambiente negativo. Por isso, aposte na boa relação entre os membros da sua equipe e em um ambiente físico preparado para fornecer tudo o que eles precisam para realizar o trabalho no dia a dia.

 

Um colaborador satisfeito e que sente prazer em realizar o próprio trabalho contagia a equipe. Por isso, não espere ter algum problema para pensar em como motivar funcionários e faça dessa uma ação constante em sua empresa.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias