gamificação para empresas

Gamificação para empresas: entenda essa estratégia3 min read

A tecnologia está presente no nosso dia a dia em todos os lugares e no ambiente de trabalho não poderia ser diferente. Esta nova realidade está literalmente ao alcance de nossas mãos e incorporá-la à rotina corporativa pode trazer muitas vantagens. A gamificação para empresas é uma dessas vertentes e pode ser usada em diversas situações.

Quer saber como aplicar essa estratégia com a sua equipe? Confira o artigo completo.

 

gamificação para empresas

 

O papel da gamificação nas empresas

A gamificação diz respeito à técnica de levar para outras contextos o que é aplicado em jogos de ambiente virtual. É usar os recursos como desafios, tomadas de decisão, competição, socialização e  premiações. Mas vai muito além de entretenimento, criando uma experiência de aprendizado completa e desenvolvimento de objetivos estratégicos.

A gamificação para empresas gera melhor interação entre os colaboradores, melhora no fluxo, desempenho, motivação e na produtividade no trabalho.

Você também pode gostar: Aprenda a engajar funcionários através do ensino a distância

Na prática, é usar a definição de regras, funções, tarefas, metas e recompensas através da lógica de jogos tecnológicos. Além disso, a gamificação vêm sendo usada nas empresas para melhora dos níveis de estresse e pressão e para o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades. Com esse tipo de técnica é possível estimular cooperação e competitividade de modo saudável.

Como usar gamificação para empresas na prática

A gamificação pode ser aplicada em empresas de qualquer setor ou porte.

A técnica pode ser usada para treinamentos internos, para desenvolvimento de habilidades técnicas e pessoais específicas, bem como para implementação de nova cultura e melhora dos índices de motivação e produtividade.

Utilizar recursos como esse significa aumentar os números de participação e engajamento nos treinamentos, se comparamos com os métodos teóricos usados hoje.

Veja também – Jogos corporativos: o que são e como utilizar com sua equipe

Da mesma forma, explorar a gamificação fora da empresa também é uma opção muito interessante. A seleção de novos candidatos pode incluir uma fase com gamificação, por exemplo. Nesse caso, a vantagem do feedback imediato pode ser muito bem aproveitada.

Além de pensar nos colaboradores, a gamificação pode ser usada para atrair novos consumidores, como forma de relacionamento ou de convencimento de marca.

Através dos jogos e de experiência em ambientes virtuais as empresas conseguem dados do usuário (que podem e devem ser explorados posteriormente em outras ações de marketing), interação com a marca e direcionamento para outros canais de comunicação.

 

Estimule a competição e a colaboração de forma saudável, consiga acompanhar de perto o desempenho de cada colaborador e desperte sentimento de conquista e participação.

Agora que você já sabe como funciona a gamificação para empresas, comece a trabalhar com essa ferramenta dentro do seu ambiente corporativo e a colher os benefícios que ela pode trazer para o negócio.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias