liderança

Liderança: aprenda a praticar e inspirar sua equipe

Para que uma empresa seja bem sucedida ela precisa ter números significativos. Mas pensar somente por esse lado pode não ser saudável para a qualidade de vida dos funcionários. Quando falamos de uma equipe, estamos lidando com pessoas que têm suas características e individualidades próprias. Exatamente por isso, é tão importante falar sobre liderança, pois já foi o tempo em que as pessoas buscavam cargos somente pela remuneração.

Por mais que o salário seja muito importante, com o tempo a motivação pode diminuir por outros fatores e é necessário mais do que dinheiro no final do mês para manter um funcionário.

Veja também: como a motivação afeta a si e aos seus colaboradores.

 

liderança

 

A importância da liderança para guiar a equipe

O líder é aquela pessoa que influencia positivamente a equipe, além de inspirar e unir os integrantes de um time corporativo em prol dos objetivos em comum. Pessoas que exercem a liderança são vistos como pessoas que estão lá para agregar, ajudar e gerir uma equipe. Sendo assim, são eles os responsáveis pelo forte engajamento e vínculo criado. Não basta ter um cargo de chefia para ser identificado como um líder.

Dessa forma, o líder se faz necessário para acompanhar o desenvolvimento individual e da equipe como todo. Para colocar isso em prática é importante desempenhar cinco atitudes:

Autoconhecimento

Para um líder ser bom no que faz e assim ajudar os outros integrantes da equipe a alcançarem seus objetivos, é necessário ter autoconhecimento. Conhecer seus pontos fortes e pontos fracos faz com que seja mais fácil criar um planejamento a partir de ações conscientes e condizentes com o potencial do líder e de cada integrante da equipe.

Seja fiel ao seu discurso

Aquele velho ditado “faça o que digo, mas não faça o que faço” não funciona para ninguém, ainda mais para quem está em posição de liderança. Portanto, é necessário que apessoa que exerce a liderança seja transparente com seus atos e discursos. É ele quem estará à frente de uma equipe, além de ser quem a influencia. Ganhe a confiança da equipe com exemplo.

Valorize perfis diferentes

Uma equipe é composta por pessoas diferentes umas das outras. Portanto, é necessário que um líder saiba lidar com diferentes personalidades. Além de conhecer as particularidades de cada um, precisa saber como usá-las a favor dos objetivos a serem alcançados.
Vale lembrar que a empatia é essencial, então é preciso tratar os membros da equipe de forma individual.

Humildade sempre

Estar na posição de liderança não significa superioridade às outras pessoas. Cada um tem suas qualidades e defeitos, e expertises em determinados assuntos e atuações. Portanto, tratar os colaboradores com arrogância não te fará um líder mais respeitado e não deve ser uma atitude de um verdadeiro influenciador

Entenda que você não é insubstituível

Achar que, por estar em uma posição de liderança, ninguém pode tirá-lo de lá é uma ideia equivocada. Pensar no futuro – profissional e pessoal – faz parte da vida de qualquer ser humano e só traz benefícios. Então, treinar os integrantes da equipe para que sejam futuros líderes não só mostra o quanto você é capaz, como também o quanto está preocupado com o sucesso da equipe e da empresa.

É válido lembrar que ninguém, independente da posição, é insubstituível, portanto pensar além do hoje é essencial para exercer uma liderança saudável.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias