líder de performance

Saiba como ser um líder de performance com nossas dicas!

Na área organizacional, a alta performance é quase que um pré requisito para assumir cargos de líder dentro de empresas.

Essa palavrinha que têm estado em alta nos últimos anos, pode dizer muito sobre o modo de atuação de uma empresa no mercado, uma vez que os esforços de profissionais em sua mais alta performance proporcionam resultados positivos para a empresa como um todo.

Mas, você se não entendeu onde queremos chegar, continue lendo o texto para compreender o que é uma liderança de alta performance!

Líder de alta performance

O líder de alta performance é aquele que, através da forma como executa suas atividades, tem o poder de cativar e incentivar sua equipe. Além disso, ele oferece espaço para que seus liderados tomem decisões importantes para seu desenvolvimento, tornando as metas possíveis de serem alcançadas.

Esse tipo de profissional marca a vida de qualquer colaborador. Pense um pouco na sua carreira. Provavelmente você já deve ter conhecido um líder de alta performance, alguém que faz do feedback uma ponte para o desenvolvimento profissional.

A partir dessa breve descrição, fica a pergunta: Você consegue se imaginar nessa posição?

Mas, antes da resposta é necessário ter em mente que uma liderança de alta performance exige muito mais do que perfil ou personalidade. É necessário prática e conhecimento, além de trabalho duro para exercer essa missão de alto potencial dentro das organizações.  

Entre as principais atividades do cargo podemos destacar:

  • Auxiliar no desenvolvimento de sua equipe;
  • Transmitir os valores da empresa à sua equipe;
  • Identificar e atuar na estratégia da organização;
  • Gestão de pessoas.

Embora a nomenclatura do cargo seja líder de performance, suas atividades vão muito além da liderança, se assemelhando e muito à função do coach.

  • Coach: profissional que faz uso de diversas ferramentas com objetivo de desenvolver a capacidade das pessoas. Dentre as suas principais atividades, apoiar o cliente para alcançar suas metas, pode ser considerado como uma de suas principais funções.

Você também pode gostar de: Saiba como desenvolver pessoas e reter talentos em sua empresa

Agora que você já conhece as principais características estratégicas do líder de performance para as organizações, confira algumas dicas para desenvolver essa habilidade em você:

Práticas para se tornar um líder de sucesso

  1. Estabeleça objetivos e metas

Independente do tamanho e seguimento da empresa, é importante definir as metas e objetivos que se deseja cumprir. Somente assim será possível identificar como anda a performance de sua equipe, assim como desenvolver estratégias mais adequadas a ela.

Dessa forma, é interessante um detalhamento das informações com indicadores, metas e prazos relacionados às atividades individuais e coletivas da equipe.

    2. Comunique-se

Após definir claramente os objetivos e metas da empresa, é necessário comunicar de forma clara essas informações à equipe. Essa é uma etapa importante para que não existam falhas na comunicação entre líder e colaborador, gerando um momento descontraído tirarem as dúvidas.

Uma parte importante da comunicação também é esclarecer o que espera de cada um dos integrantes da sua equipe, dessa forma, é possível evitar surpresas negativas relacionadas a produtividade e até mesmo frustração. Lembrando que essas são características que promovem a queda no desempenho da equipe.

   3. Defina prioridades

Para que sua equipe possa focar, de forma inteligente, nas atividades que são essenciais para o negócio, é importante definir prioridades. Ao passo que as atividades forem entregues, a equipe poderá assumir novas prioridades sem deixar nenhuma das partes sobrecarregada.

  4.Acompanhe a evolução da equipe

Claro que nem só de objetivo e metas vive o ser humano. Portanto, como parte essencial de ser um líder de performance é preciso desenvolver sua equipe através de trocas de informações, para ouvir as sugestões de melhorias. Além disso, treinamentos, capacitações e tudo que for preciso que sua equipe possa dar o melhor de si durante sua horas de trabalho, são muito bem vindos.

  5. Seja um líder de performance

Um cargo vai ser só mais um cargo se você não assumir as rédeas da situação. Dessa forma, muito mais do que sugerir ações para otimização de resultados é se envolver com essas ações. E assim engajar, gerenciar e desenvolver sua equipe de performance, além de guiá-los para os objetivos esperados.

Como ter equipes de alta performance?

Embora tudo que apresentamos em relação a características para se tornar um líder de sucesso auxiliam no desenvolvimento de equipes de alta performance, em relação a ela  existem perguntas que podem na gestão de pessoas para otimização de resultados.

  • Os resultados de sua equipe variam bastante entre um mês e outro?
  • Os atuais resultados da sua equipe são percebido pela empresa?
  • Você consegue se ver como um líder de performance para a organização?

Por meio dessa reflexão torna-se possível identificar o potencial ativo a ser trabalhado para aumentar a performance de seus liderados. Mas antes de sair em busca de treinamentos e capacitações.

Encontramos outro artigo que também pode ser do seu interesse: Conheça 5 exemplos de indicadores de desempenho para seu RH

Conclusão

Evidentemente, quando se propõe melhora no planejamento de atividades e valorização dos profissionais através de conversas, treinamentos e capacitações tudo isso converte também numa melhora no clima organizacional. Dessa forma, se tornar um líder de performance é ideal estar atento tanto na equipe quanto nas mudanças do mercado para proporcionar maior excelência na organização.

Após compreender um pouco melhor como se tornar um líder de performance, resta a pergunta: Como anda a performance e resultados da sua equipe? Conta para nós!

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade

 


Categorias