desenvolver pessoas

Saiba como desenvolver pessoas e reter talentos em sua empresa

Já foi o tempo em que gestores tratavam os colaboradores como números, sendo uma das únicas responsabilidades deles atingir as metas. Com o passar do tempo percebeu-se que a principal força intelectual de uma empresa eram os colaboradores. Fazendo com que gestores e profissionais de RH voltassem os esforços em como desenvolver pessoas e transformar o ambiente de trabalho.

A partir do momento em que o colaborador tem suas habilidades desenvolvidas dentro da empresa, mais ele se sente motivado e engajado, transformando o ambiente corporativo e trazendo impacto positivo nos resultados e metas. Pensando em agregar informação e conhecimento, fizemos este post para que você saiba como desenvolver pessoas.

Leia também: entenda a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas.

 

desenvolver pessoas

 

Como desenvolver pessoas pode trazer benefícios para a empresa?

É de conhecimento do senso comum que o ambiente corporativo exige muito do colaborador, tornando o cotidiano das atividades cansativo e pouco motivador. Por muito tempo o colaborador era visto como apenas uma ferramenta para a empresa alcançar suas metas. Contudo, com a evolução da relação entre empresa e colaborador a troca de experiências se tornou mais presente.

Desenvolver pessoas é uma das estratégias da gestão de pessoas, visando capacitar o colaborador para suas atividades cotidianas. Além de treinar o comportamento do colaborador para que seja mais assertivo em suas relações profissionais e pessoais.

Para começar a colocar em prática em sua empresa, veja algumas dicas de como desenvolver pessoas:

1- Analise e trace o perfil de cada colaborador

Para começar a criar um projeto de desenvolvimento dos colaboradores é necessário conhecer individualmente cada um deles. Dessa forma, o profissional responsável deve analisar as competências e habilidades que cada um dos colaboradores tem. Assim, é possível traçar um perfil pessoal de cada colaborador e desenvolver uma estratégia de trabalho.

2- Faça um planejamento de suas ações

Depois que cada perfil de colaborador foi traçado e analisado, é necessário começar a planejar as ações que serão colocadas em prática. Para que essas ações tenham benefícios para os colaboradores e para a empresa como um todo é necessário que estejam atreladas às estratégias da empresa.

No planejamento é essencial que tenha quais são os comportamentos e habilidades almejadas. Bem como a melhor forma de atingí-las, como por exemplo, através de treinamentos e capacitações.

Leia também: manual de treinamento e desenvolvimento: como montar o seu.

3- Trabalhe a comunicação

A comunicação é de extrema importância para qualquer relação humana e, principalmente, dentro de um ambiente corporativo. Portanto, a comunicação precisa ser estimulada e reforçada dentro da organização.

Uma boa comunicação interpessoal faz com que o ambiente de trabalho torne-se mais motivador. Isso faz com que os colaboradores se sintam mais a vontade e engajados com suas atividades. Dessa maneira, é muito importante investir em uma comunicação horizontal, em que todos tem poder de fala e são escutados de maneira igual.

Talvez seja do seu interesse: conheça os tipos de comunicação interna nas organizações e aplique na sua.

Entender como desenvolver pessoas e colocá-lo em prática não é um tarefa extremamente fácil. Contudo, é através dela que sua empresa consegue criar um ambiente de trabalho favorável para os colaboradores.

Gostou do post? Deixe um comentário com sua opinião.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade

 


Categorias