tipos de comunicação interna

Conheça os tipos de comunicação interna nas organizações e aplique na sua

A comunicação interna sempre foi importante para as empresas, principalmente agora num momento de altas tecnologias e inúmeras ferramentas disponíveis. Para que uma empresa tenha sucesso é imprescindível que seja investido em comunicação interna. Dessa forma, os colaboradores conseguem ter uma visão completa da empresa como um todo. Com a tecnologia disponível atualmente, existem diversas maneiras de executar os tipos de comunicação interna.

Veja alguma delas em nosso post e saiba a importância da comunicação interna para as empresas.

 

tipos de comunicação interna

 

Quais são os tipos de comunicação interna?

Existem alguns tipos de comunicação interna que são utilizadas pelas organizações e trazem resultados positivos. Veja alguns deles:

  • Comunicação escrita;
  • Comunicação verbal;
  • Comunicação vertical;
  • Comunicação horizontal;
  • Comunicação diagonal.

Para saber qual é a mais indicada para ser colocada em prática dentro de sua empresa, é necessário lembrar que a comunicação se divide em três etapas:

  • A nível estratégico – que é responsável por toda a parte administrativa da empresa. Portanto, é o tipo de comunicação mais direta sobre os valores, missão e visão da empresa;
  • A nível tático – traduz toda a estratégia por detrás da missão visão e valores da empresa e a transforma em ações estratégicas para o alcance das metas;
  • A nível operacional – é o tipo de comunicação rotineira, em que as ações são traduzidas em micro ações diárias.

Leia também: Entenda para que serve a comunicação interna nas empresas

Agora que você sabe o nível hierárquico da comunicação dentro de uma empresa, conheça os tipos de comunicação interna.

1- Comunicação escrita

A comunicação escrita é uma das mais utilizadas dentro do ambiente corporativo e pode ser colocada em prática de diversas formas. A mais conhecida é através de um jornal mural em que os colaboradores são informados dos acontecimentos dentro da empresa, além de ficar ciente das novidades.

Com a tecnologia disponível no mercado atualmente, é possível ser utilizada também através de e-mails, quadros de avisos, blog corporativo, agenda compartilhada, placas de avisos, entre outros.

2- Comunicação verbal

A comunicação verbal é bastante utilizada no dia a dia das empresas. Ela pode ser colocada em prática através de palestras, reuniões e confraternizações, por exemplo.

Geralmente, esse tipo de comunicação é mais utilizada para a interação dos colaboradores, gestores e líderes.

3- Comunicação vertical

A comunicação vertical é utilizada para a comunicação para os colaboradores que estão em um nível hierárquico superior, como gestores e líderes, por exemplo. Esse tipo de comunicação, geralmente, é utilizada para o planejamento estratégico da empresa.

4- Comunicação horizontal

Diferente da comunicação vertical, a comunicação horizontal visa informar de forma direta todos os colaboradores, independente do nível hierárquico em que se encontra. Fazendo com que todos os colaboradores tenham um bom relacionamento interpessoal.

5- Comunicação diagonal

A comunicação diagonal visa uma comunicação inter hierárquica. Portanto, equipes diferentes, gestores e diretores recebem o mesmo tipo de informação. Esse tipo de comunicação interna é ideal para quem busca informar a empresa como um todo sobre novos projetos, contextualização ou mesmo transmitir mensagens motivacionais.

 

Portanto, agora que você já sabe os diferentes tipos de comunicação interna para as organizações, comece a estruturar a comunicação de sua empresa.

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias