importância da comunicação interna nas organizações

Entenda a importância da comunicação interna nas organizações

Comunicação interna, endocomunicação ou simplesmente CI. Trata-se do momento em que a empresa deixa de se comunicar apenas com o público externo e passa a comunicar-se também com seus colaboradores.

Mas afinal de contas, qual a importância da comunicação interna nas organizações? Por que implantar isso hoje mesmo no seu negócio? Continue conosco e saiba tudo isso e muito mais!

Veja também – Ferramentas de comunicação interna: uma lista com 5 opções para sua empresa

importância da comunicação interna nas organizações

Qual a importância da comunicação interna nas organizações?

A comunicação interna serve para melhorar o relacionamento da empresa com o seu capital mais importe, o humano. Os principais benefícios obtidos a partir de uma endocomunicação eficiente são:

Fácil integração de novos colaboradores

Poucas coisas podem dar tanta ansiedade quanto ser um novo membro de uma equipe. A CI ajuda a novos integrantes a se sentirem bem aceitos dentro do time, pois estimula o diálogo e boa convivência.

Mais produtividade

Não é segredo para ninguém que uma equipe mais motivada melhora o clima organizacional. E, por sua vez, um ambiente de trabalho mais leve melhora a produtividade, pois as relações interpessoais ganham mais vida.

Evita conflitos internos

Para um gestor não existe nada mais desafiador do que os conflitos internos. Muitos desses conflitos podem levar as pessoas ao extremo do desligamento da empresa.

Quando aplicamos a comunicação interna, a transparência é um ponto muito importante levado em consideração. E é ela que evita o aparecimento de conflitos internos gerados por boatos e falhas de comunicação.

Aumenta a competitividade

Quando o relacionamento entre colaboradores e empresa está alinhado, é comum que estes trabalhem ainda mais nos objetivos gerais. Assim, a organização acaba ganhando mais competitividade entre seus concorrentes.

Produz valor entre profissionais

Seus colaboradores passam pelo menos 8 horas na sua empresa. E são eles que sabem o que está ou não funcionando.

Isso significa que a opinião deles sobre seu negócio é muito importante, afinal eles são os principais multiplicadores e formadores de opinião que você pode ter, tanto para o público externo de forma geral quanto para outros profissionais do ramo, fazendo com que sua empresa se torne o lugar em que estes desejam trabalhar.

Em resumo, isso é importante para a sua organização sempre conseguir contratar os melhores perfis.

Quais práticas aplicar à comunicação interna?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da comunicação interna nas organizações, provavelmente está com dúvidas sobre como implantar isso na sua.

Confira duas dicas certeiras:

Fale de maneira simples

Para o sucesso da comunicação interna, é fundamental que sua mensagem tenha uma linguagem acessível para todos os colaboradores. Isso garante que todos interpretam da mesma forma o que você está transmitindo.

Use vários canais

Não adianta nada sua mensagem ser clara e objetiva, mas não ser vista. Lembre-se que quem não é visto não é lembrado. Para evitar a invisibilidade das suas mensagens aposte em diversos canais, como:

  • TV corporativa;
  • E-mail;
  • Mural de avisos;
  • Canal de vídeos interno;
  • Jornal interno.

Agora que você já sabe os pontos mais importantes sobre a importância da comunicação interna nas organizações, não espere mais nenhum minuto para investir nessa prática!

Complemente com – O papel da liderança nas organizações e sua influência

Ainda te restam dúvidas? Deixe todas elas abaixo e nós teremos o maior prazer em te responder!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias