indicadores de avaliação de desempenho

Conheça indicadores de avaliação de desempenho e aplique com seus colaboradores

Toda empresa necessita de uma boa gestão de pessoas para que os processos funcionem de forma harmoniosa. Para que essa gestão funcione de fato, os indicadores de avaliação de desempenho precisam ser trabalhados. A avaliação é uma das ferramentas mais importantes para que a gestão de pessoas seja feita de forma eficiente.

É a partir da avaliação de desempenho que os gestores conseguem tomar decisões estratégicas com confiança, para que os próximos passos da empresa sejam planejados minuciosamente, sendo base para os treinamentos e capacitações.

Leia também: conheça a importância da gestão do conhecimento.

indicadores de avaliação de desempenho

 

Para que servem os indicadores de avaliação de desempenho?

Os indicadores de avaliação de desempenho são análises feitas a partir dos resultados da performance individual e coletiva. Esses indicativos servem para que os gestores ou líderes consigam entender se o comportamento dos colaboradores está condizente com a cultura organizacional. Dependendo do resultado – positivo ou negativo – é possível fazer um planejamento de treinamento comportamental para adequar a postura do restante da equipe.

Os indicadores servem, principalmente, para entender e quantificar o desempenho. Os indicadores podem ser classificados em quatro categorias, veja quais são:

Indicadores de produtividade

Esse indicador está diretamente ligado à entrega de cada colaborador. Pode, também, ser um indicativo coletivo. Portanto, são dados que correspondem à produtividade de cada colaborador, ou seja, suas horas trabalhadas e os resultados entregues.

Para fazer essa análise, é necessário conhecer como a equipe funciona, assim como cada atividade é otimizada e a forma como os processos internos se desenrolam. Dessa forma, é possível quantificar o que está sendo entregue e qual o nível de produtividade.

Indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade estão diretamente ligados aos indicadores de produtividade, visto que a qualidade de entrega depende da produtividade. Portanto, neste quesito é analisada a qualidade dos resultados entregues pelos colaboradores.

Uma boa maneira de entender os indicadores de qualidade é se, por exemplo, a entrega teve avaria ou problema. Pode-se, também, analisar a aceitação do que é entregue pelo público a que se destina.

Indicadores de capacidade

Esse indicador corresponde à capacidade e quantidade de produtos ou serviços entregues pelos colaboradores. Portanto, é mensuração do tempo levado para a entrega. Ou seja, em determinada quantidade de tempo é possível que o colaborador entregue uma quantidade x. Portanto, é a mensuração da capacidade de resposta do colaborador dentro dos processos internos.

Indicadores estratégicos

Esses indicadores mensuram a forma de funcionamento de uma empresa atualmente e como ela deveria funcionar. São resultados que auxiliam diretamente em como a empresa está se relacionando com os objetivos e metas, dando suporte para as mudanças estratégicas.

Cada um dos indicadores tem seus objetivos distintos. Para saber qual é o ideal a ser aplicado em sua empresa é necessário, antes de tudo, entender qual é o objetivo. Sabendo essa resposta é possível aplicar estratégias para entender como a equipe e cada colaborador funciona. Para então, criar um planejamento para mudanças comportamentais desejadas.

Agora que você sabe o que são os indicadores de avaliação de desempenho e para que servem, comece a aplicá-los em sua empresa.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias