criar cursos in company

Saiba o que é e como criar cursos in company e capacite sua equipe

Cada vez mais as empresas investem em cursos e treinamentos para qualificar e melhorar o desempenho de suas equipe. Para manter-se atualizada no mercado, a empresa pode criar cursos in company, modalidade que conquista cada vez mais atenção e espaço no mundo corporativo.

Esse formato de curso é realizado após a empresa fazer um levantamento e perceber o que pode – e deve – ser otimizado em seus processos. Assim, os cursos in company são produzidos e conduzidos por um especialista (algum profissional da própria empresa ou um especialista terceirizado), de forma personalizada. O objetivo é suprir a demanda da corporação e obter melhores resultados de produção, efetividade e engajamento.  

Independentemente do tamanho e área de atuação, em toda empresa existe algo que pode ser melhorado. É assim que as corporações crescem: quando estão sempre se modernizando e investindo em seus funcionários. Assim sendo, criar cursos in company surge como uma ótima opção nesse sentido. E eles merecem uma atenção ainda mais especial por poderem ser aplicados por meio de plataformas EAD.

– Veja também: Qual o momento certo para investir em uma plataforma EAD?

criar cursos in company

Investindo em treinamento in company

Antes de tudo, é sempre importante ressaltar que os cursos e treinamentos in company são produzidos visando a capacitação e excelência dos colaboradores. Como consequência, a empresa passa a contar com profissionais mais engajados, eficazes e produtivos. São funcionários que possuem os seus objetivos pessoais alinhados às metas estratégicas da corporação. Tendo isso em mente, é hora da empresa decidir suas metas e objetivos com a realização do curso. O gestor deve pesquisar e saber responder às seguintes questões:

  • Quanto orçamento posso investir para criar cursos in company?
  • Como devo investir?
  • Para quem serão feitos os cursos?
  • Por quanto tempo ele será aplicado?
  • Qual o seu tempo de duração?
  • O que pretendo resolver com a implantação desse curso?
  • Por onde será realizado o curso? Por meio de plataformas online, em um espaço físico, ou utilizando um pouco de cada espaço, de maneira híbrida?
  • Como farei para avaliar o seu resultado final?
  • Qual o objetivo final deve ser observado com a realização do in company?

Essas são algumas das principais questões que uma empresa deve levantar ao criar cursos in company. Tendo essas respostas na ponta da língua, é hora de começar a pensar nas próximas etapas.

Como criar cursos in company?

Para colocar esse ensinamento em prática, a empresa deve seguir pelo menos duas grandes instruções necessárias. Assim, o conhecimento absorvido pelos colaboradores será melhor aproveitado.

1. Invista em conteúdo de qualidade

Os conteúdos do curso in company devem ser elaborados com o objetivo de enriquecer, aperfeiçoar e qualificar as atividades diárias dos colaboradores. Dessa maneira, poderão aplicar o conhecimento adquirido em suas funções rotineiras e elas levarão menos tempo para serem feitas – e serão produzidas com maior qualidade. Ou seja: maior produtividade.

Como dito anteriormente, esse conteúdo pode ser passado aos colaboradores de maneira virtual ou presencial. Cabe à empresa definir qual o melhor formato de ensino para tal informação. A nossa dica é: aproveite os dois espaços e explore o potencial positivo de cada deles. A parte presencial pode valorizar a interação entre as pessoas; a parte via online pode sugerir materiais extras de leituras, oferecer videoaulas e testes online, por exemplo.

2. Mensure os resultados

A empresa pode optar por como fará esse cálculo. Mas ele é essencial e precisa ser feito. Só assim será possível ter noção da efetividade do curso. Afinal, é possível perceber se o conteúdo foi bem aplicado e absorvido, o que foi aprendido, o que pode ser melhorado daqui para frente, etc. Como o conteúdo do curso in company é dedicado principalmente para as ações diárias dos colaboradores, medir a sua efetividade não deverá ser algo complicado.

– Complemente a leitura com: Acompanhe a eficiência através dos indicadores de treinamento e desenvolvimento

As principais vantagens em criar cursos in company

A empresa que conta com os cursos in company no seu dia a dia sai na frente da concorrência. Isso porque esse formato de ensino oferece inúmeras vantagens competitivas para a corporação. Algumas delas que merecem destaque são:

1. Personalização e customização

O curso é produzido especialmente para a empresa – e efetivamente para resolver questões que merecem atenção. Também pode ser aplicado para a corporação inteira ou apenas para setores específicos. Não existem regras que limitem o conteúdo aqui apresentado. Assim, os cursos in company são otimizados para atingir os resultados e objetivos da demanda de forma pontual.

Dica importante: se a empresa não tiver equipe própria para criar cursos in company de qualidade, ela pode terceirizar a produção desse conteúdo – pelo menos se for aplicar alguma parte via EAD. O que vale é ter um conteúdo de qualidade, personalizado e dedicado especificamente para atender a demanda da empresa.

2. Flexibilidade e capacidade de adaptação

É possível criar cursos in company para qualquer setor, a qualquer momento, com qualquer objetivo. Ele é flexível, permite a utilização de inúmeros formatos de conteúdo e materiais a serem utilizados. Quando bem feito, supre a necessidade de cada setor.

Para isso, a empresa deve definir de maneira exata quais os seus objetivos em investir nesse formato de qualificação. A partir de então, utilizar toda a flexibilidade proporcionada pelos cursos in company para criar o que mais se adapta à realidade da sua empresa.

3. Equipe mais fortalecida e unida

Independentemente da forma de aplicação dos cursos, eles permitem que os colaboradores possam compartilhar momentos importantes – mesmo que via online. Cria-se uma proximidade entre eles, fazendo com que desenvolvam laços e produzam de maneira mais coesa e harmônica. Esses resultados fazem bem tanto para a produção da empresa quanto para o lado das relações interpessoais, que são fortalecidas.

4. Valorização, atualização, capacitação e engajamento de cada colaborador

A corporação passa a contar com colaboradores melhores. Em todos os sentidos. São pessoas atualizadas com o que está acontecendo no mercado, engajadas com os objetivos da empresa, mais capacitadas com suas funções a serem desempenhadas. Investir em cursos também faz com que os funcionários sintam-se valorizados pela empresa que trabalham. Assim, entendem que fazem parte da empresa e sabem seu papel ali dentro.

– Você também pode se interessar por: Treinamentos corporativos nas empresas: conheça os benefícios

Sua empresa já investe nos cursos in company?

Existem inúmeros formatos e métodos para criar cursos in company. Qual é o melhor para qualificar a sua empresa e colaboradores?

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias